Autor Tópico: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)  (Lida 191306 vezes)

0 Membros e 6 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline mmontes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 52
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://mmontes.dyndns.org
(sem assunto)
« Responder #30 em: Junho 03, 2006, 11:07:10 am »
Nome verdadeiro: Miguel Montes
Curso: Gestão (ramo Nocturno), na Universidade do Algarve
Idade: 24
Residência: Faro, sempre.


Gosto de Astronomia desde que me lembro. Talvez a mais antiga lembrança que tenho que me levou a gostar de Astronomia tenha sido um mapa galáctico que se encontrava num Atlas (tinha eu talvez 7 ou 8 anos).

No meu 11.º ano de escolaridade, entrei para o Clube de Astronomia da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (a que ainda pertenço). Foi aí que comecei a aprender muito mais sobre a Astronomia, quer seja a mexer nos telescópios, a saber facilmente identificar constelações, planetas, a fazer observações e até astrofotografia.
Iniciativas em que participei como membro do Clube de Astronomia da Escola Secundária Pinheiro e Rosa:
- Desde 1998 que participo na iniciativa "Astronomia no Verão", que decorre na escola primária da Ilha de Faro, incluíndo observações em Tavira, Ilha do Farol, Olhão, Querença e Chosendo.
- Participação na observação do último eclipse solar do milénio passado (1999).
- Infelizmente só fui ainda a uma Astrofesta (Alcácer-do-Sal).
- Participei em algumas "Semana da Astronomia" que tiveram lugar na Escola Secundária Pinheiro e Rosa.
- O clube organizou duas exposições de astrofografia no Arquivo distrital de Faro em 1999 e 2000.
- Também participei em várias palestras e encontros de Astronomia amadora.
- O clube veio ver o meteorito à UAlg (UCTRA) que caiu na aldeia de Palheiros em Ourique há alguns anos atrás.
- Desde 1999 que sou webmaster do site do Clube de Astronomia da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (agora descontinuado por falta de tempo).

Há 5 ou 6 anos atrás fui convidado a entrar para o Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve, ao qual continuo a pertencer e a trabalhar.
Foi aqui que tomei pela primeira vez contacto com um telescópio automático (Meade LX-200 de 10").
Iniciativas em que participei como membro do Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve:
- Imensa astrofotografia;
- Palestras e encontros de Astronomia, nomeadamente a 1.ª Astrofesta realizada pelo Núcleo de Astronomia do Centro de Ciência Viva do Algarve (28/29 de Julho de 2001 no Parque Natural da Ria Formosa).
- Participação na 2ª edição do curso de Astronomia realizado por Alexandre Costa, do Centro Ciência Viva do Algarve.
- Inúmeras observações astronómicas, quer no âmbito da "Astronomia no Verão", quer a pedido de várias entidades. Realizei várias observações astronómicas em outros locais, tais como Loulé, Portimão, Lagos, Silves, Albufeira, etc., bem como no Parque Natural de Matalascañas, Espanha.
- Participação na observação astronómica do Trânsito de Vénus de 2004, em que foi calculada a distância da Terra ao Sol (a unidade astronómica), e onde obtivémos um resultado com um erro de apenas 0.011%.
- Participação (com a colaboração do Clube de Astronomia da Escola Secundária Pinheiro e Rosa) no projecto "PARTNeR: Proyecto Académico con el Radio Telescopio de NASA en Robledo", o primeiro a nível nacional, que consistia em controlar remotamente um radiotelescópio em Madrid (que foi utilizado, por exemplo, no programa Voyager) para registar dados de vários objectos celestes (três binários de raios-X e um blazar, mais informações em: http://www.ualg.pt/ccviva/astronomia/ne ... N%BA22.htm . Posteriormente estes dados seriam utilizados por radioastrónomos profissionais.
- Participação na iniciativa "Espaço Aberto" do Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve (a versão deste ano ainda decorrerá até Junho).
- Webmaster do site do Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve.
- Participação na edição de uma e-newsletter bissemanal de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve.

UFA! Basicamente deve ser tudo.
O evento astronómico que me ficou gravado na memória foi uma chuva de meteoros Leónidas que houve há alguns anos atrás, que contou com a presença de milhares por hora.
Não tenho telescópio, embora se comprasse um tinha que ser qualquer coisa superior ou igual a 8".
Estou a par de praticamente todas as notícias de Astronomia, e tento manter-me constantemente actualizado.
« Última modificação: Junho 03, 2006, 05:14:56 pm por mmontes »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #31 em: Junho 03, 2006, 01:24:57 pm »
Citação de: "malibu"
é como um mestre para mim..pois desde o inicio esclareceu me mesmo sobre tudo o que lhe perguntava
Mestre eu? naaaa... sou quase tão leigo como tu... Apenas estou uns passos à frente. Há mt ainda por saber e a caminhada é dura.
De qq forma obrigado pelas simpáticas palavras :wink:

Citação de: "malibu"
p.s:desculpem os erros ;)

É do pda de certeza :P
Estás perdoado :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #31 em: Junho 03, 2006, 01:24:57 pm »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #32 em: Junho 03, 2006, 01:33:32 pm »
mmontes, tb tens um excelente "curriculum" (grande testamento :o )...
Invejo as actividades onde já participaste. Infelizmente eu ainda não participei em nenhuma actividade astronómica :cry:
Espero daqui p a frente construir tb um excelente "curriculum" :wink:

Citação de: "mmontes"
Situação presente (em Dezembro 2004): solteiro

Não percebi... estás solteiro desde Dezembro de 2004? :)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline mmontes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 52
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://mmontes.dyndns.org
(sem assunto)
« Responder #33 em: Junho 03, 2006, 05:14:36 pm »
Citação de: "PauloSantos"
Citação de: "mmontes"
Situação presente (em Dezembro 2004): solteiro

Não percebi... estás solteiro desde Dezembro de 2004? :)
Cumps


OOooppss... erro de ortografia... corrigido.  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por mmontes »

Anonymous

  • Visitante
Cá estou!
« Responder #34 em: Junho 04, 2006, 07:18:18 pm »
Amigos, comparado com vocês não percebo nada disto!
Sempre gostei de Astronomia, só que a única coisa que fazia era observar o céu a olho nu, e mais tarde com uns binoculos (nada mau se não tremer muito!) agora ofereceram-me uma coisa muito simples mas que já dá para ver qualquer coisa (aqui há dias acho que vi Saturno!), ofereceram-me um Sky Watcher de 60mm / 700mm com duas lentes uma de 20mm e uma de 10mm e é com isto que me tenho de safar!
Espero poder aprender bastante com vocês!
Cumprimentos
North
 :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #35 em: Junho 04, 2006, 08:11:32 pm »
Boas north!! Tas como eu!! A maior parte do tempo fazia observaçoes com binoculos e a olho nu até me terem comprado este telescópio razoável, mas ainda assim de novato :D...
Temos muito que aprender com este pessoal fixe da Galáctica :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #36 em: Junho 04, 2006, 08:43:11 pm »
Sê bem vindo north :wink:
Com esse equipamento q tens já podes ver objectos imperceptíveis a olho nu e mt dificeis com binos pelo facto de teres uma maior amplitude e, mais importante, um tripé q permitem imagens fixas.
Aconselhava-te a comprares uma simples barlow 2x. Com a ocular de 10mm terás um aumento de 140x, no limiar da capacidade do teu equipamento e q te permitem uma excelente visualização de Saturno, de Júpiter e 4 das suas luas, Vénus e a nossa Lua claro.
Com a ocular de 20mm (sem barlow) tens uma magnitude de 35x p poderes explorar alguns objectos mais difusos como nebulosas e enxames de maior magnitude aparente tal como a nebulosa de Orion, apesar de estes objectos precisarem de aberturas maiores q 60mm   :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #37 em: Junho 05, 2006, 09:47:34 am »
Bemvindo North  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #38 em: Junho 16, 2006, 10:16:20 am »
Olá a todos.
O meu nome é Tiago Dias. Tenho 23 anos e moro no Porto.
Comecei a interessar-me pela astronomia à pouco tempo, +/- à um ano, mas já diz o ditado, mais vale tarde do que nunca.
Mas na realidade a minha paixão pelos céus já vem de há muito tempo. Sempre adorei os céus, tanto que faço paraquedismo e sou federado.
Sempre gostei de sentir o sabor do céus e até posso dizer que agora o sinto. Mas a vontade de querer ir mais longe e de querer descobrir o que tem no espaço, abriu-me a paixão pela astronomia. Que ate hoje não a larguei. Dentro de em brve irei comprar o meu telescópio e algum equipamento extra para o mesmo. E aí sim, vou poder ver o que eu sempre quis. E quem sabe tentar descobrir vida no espaço. Pois sempre me intrigou isso. Pois quando via filmes do espaço, dizia para mim mesmo. Será que existe aliens aqui no espaço...

Abraço amigo, Tiago Dias. :wink:

P.S: Este forum é muito bom.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Tiago Dias »

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #39 em: Junho 16, 2006, 10:49:09 am »
Bemvindo Tiago Dias  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Anonymous

  • Visitante
Apresentações
« Responder #40 em: Junho 16, 2006, 04:52:09 pm »
Saudações, o meu nome é João Serafim. Tenho 25 anos, sou estudante de Arquitectura na Universidade de Évora e faço parte do Exército Português.
Interesso-me principalmente por ciência em geral mas os meus maiores interesses são pela Matemática, Física, Quimica e Astronomia.
O meu gosto pela Astronomia é comparável ao meu gosto pelos telescópios e instrumentos ópticos em si, fascina-me a mecânica e a elegância dos elementos que os compõem.
Encanta-me também o que se pode observar através deles, a ideia inconcebível de se estar a observar objectos a distâncias à escala dos deuses e o facto de se poder estar a observar uma imagem de algo no passado... bem, penso que este bichinho já nasceu comigo pois já o meu pai tinha esta 'pancada' e durante toda a minha infância tive o sonho de ir ao espaço e me senti atraído por ele. Mas, inevitavelmente veio a adolscência e com ela os característicos problemas que me fizeram esquecer esta minha paixão, desde à cerca de 1 ano para cá que tenho vindo então a redescobrir esta minha paixão.
Nunca tive um telescópio nem nunca usei um (apesar de agora já andar a ressacar ter um...), possuo uns binos 7x50, uns 10x50 e outros 9x62 que estão desalinhados e com este equipamento já me agrafei completamente ao céu. "-Todas as noites lá anda o João no quintal a olhar pró ar...", diz a minha mãe.
Interesso-me por practicamente todos os objectos em geral mas tenho preferência pelos aglomerados de estrelas, galáxias, os planetas também mas já fartam porque são os mesmos de sempre, nebulosas e os objectos mais estranhos do universo: quasars e buracos negros.
Também sou fã do ATM (Amateur Telescope Making), não há nada como fazer o nosso próprio equipamento para o conhecer, de momento estou a trabalhar num espelho primário de 4" como primeira experiência na construção de telescópios.
A Astrofotografia é outra das àreas que me fascinam pois já fazia fotografia à algum tempo mas infelizmente é uma actividade muito dispendiosa em termos de equipamentos. De momento ando a tentar criar uma câmera "pin-hole" que seja viàvel para Astrofotografia...
E pronto, nunca fica tudo dito mas também se quiserem saber mais é só perguntar!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #41 em: Junho 16, 2006, 05:00:43 pm »
Bem vindo happygrindcore!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #42 em: Junho 19, 2006, 03:03:54 am »
Olá pessoal,
Peço desculpas pelas delongas em me apresentar, mas é que o meu computador estava na assistência técnica.

Meu nome verdadeiro é Renato e sou brasileiro. Tenho 36 anos, e comecei a mexer com Astronomia Amadora com 31 anos. Explico-me: o céu sempre me fascinou desde a mais tenra infância, mas é que eu sempre me achei absolutamente incapaz de algum dia vir a reconhecer alguma estrela no céu.

Numa noite de céu estrelado, em Julho de 2001, em q eu abandonava o Mestrado em Sociologia, parei o carro na estrada e observei o céu estrelado, que estava branco de tanta estrela na faixa leitosa da Via-láctea... a partir daí comprei um caderno de mapas do Ronaldo Rogério Mourão de Freitas e passei a caçar constelações no céu. Depois de algum tempo adquiri um binóculo Zenit 10x50. Não tenho telescópio até hoje, pois além de não ter dinheiro para comprar um, gosto de olhar o céu com binóculo devido à abertura focal do mesmo.

Sou formado em Ciências Sociais e fiz mestrado em Educação para a Ciência, e na minha dissertação pesquisei um pouco sobre História da Ciência, ramo que aprecio muito. Publiquei alguns artigos científicos sobre História da Astronomia e da Cosmologia, abordando a questão histórica da Infinitude/finitude do universo entre outras.

Gosto muito de Astronomia e Cosmologia. Acredito que o Universo é todo povoado desde seres unicelulares até civilizações muito mais avançadas que a nossa.

Os dois hobbies que tenho são esses: tocar guitarra e olhar o céu.
Ultimamente ando observando menos, mas em 2003 e 2004 eu passava noites em claro caçando objetos deep-sky. Acho o céu fascinante, e assustador também.

Acho que é isso,

Aproveito o ensejo para parabenizar o pessoal idealizador desse novo fórum. A Astronomia é uma ciência pouco divulgada em âmbito popular e fóruns como esse traduzem-se em espaços para a divulgação dessa ciência maravilhosa que é a Astronomia.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #43 em: Junho 19, 2006, 09:40:30 am »
Bemvindo Arqueiro do Ocidente  :)  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #44 em: Junho 27, 2006, 02:41:10 pm »
Bem, chegou a altura de me apresentar:

Chamo-me Rui Padrão, tenho 30 anos e sou Engenheiro Electrotécnico. Vivo em Arcozelo, V.N. de Gaia e estou casado há 7 meses. Refiro este facto porque conduziu indirectamente ao aumento do meu interesse na astronomia...
Sempre tive um fraquinho pela astronomia e pela astrofísica, e fascina-me que leis tão simples como as leis de Newton consigam descrevê-lo razoavelmente bem, mas que seja necessário recorrer à física quântica e à relatividade de Einstein para abranger os fenómenos mais poderosos como os buracos negros!
Há dois anos comprei um apartamento com 2 grandes terraços, para onde fui habitar depois de casar, há 7 meses. Nesses terraços à noite é impossível resistir ao chamamento das estrelas numa noite límpida! Além disso a minha mulher é natural de uma vila nos arredores de Pombal, onde o céu sempre me parecera muito mais espectacular (depois viria a apreciar a ausência de "poluição luminosa"... :wink: )! Foram estes factos que me levaram a procurar um telescópio. Rapidamente descobri que tinha um longo caminho a percorrer até poder usufruir dele. Onde quer que procurasse informações estava escarrapachado: 1º conheça o céu a olho nú, 2º conheça o céu com binóculos!
Em vez de me sentir desmotivado atirei-me de cabeça para este novo desafio. Afinal sempre quisera olhar para o céu e conhecer as estrelas e constelações, como se estivesse sempre em casa (começo a sentir-me assim mesmo!)
Na internet descobri a GEM51 e ficou óbvio para mim que a dedicação das pessoas nesta casa era diferente daquilo que tinha visto noutros sites. O facto de não estarem baseados em Lisboa ou Porto levou-me a pensar que estas pessoas eram mesmo casmurras! Não passa pela cabeça de ninguém abrir um negócio para vender instrumentos que custam milhares de euros numa cidade relativamente pequena (15000 hab.?) como a Marinha Grande!
Hoje tenho alguns mapas celestes, atlas, uns binóculos (adquiridos na GEM 51, óptimos!) e um telescópio que encontrei à venda na secção de usados da loja. Este tele (um Newton de 130/900 mm) era de um certo senhor chamado Paulo Santos, que até morava perto de minha casa, já ali em Paços de Brandão. Não sei se já ouviram falar dele...  :wink:

Neste momento encontro-me numa fase de descoberta de possibilidades: as minhas e as do telescópio. Agora com a vossa ajuda estou certo que vou avançar mais rapidamente, pelo menos no que diz respeito às minhas possibilidades!  :lol:

Vê-mo-nos por aqui!
« Última modificação: Junho 27, 2006, 04:42:08 pm por Rui Padrão »

(sem assunto)
« Responder #44 em: Junho 27, 2006, 02:41:10 pm »