Autor Tópico: Construção do observatório! Arrancou!!  (Lida 33804 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 01, 2007, 05:46:11 pm »
Olá Miguel, a obra está a andar. Pena este tempo.
Pelo menos devia ficar pronta antes do inicio da recuperação pós-operatória. Ajudava a aproveitar o tempo enquanto recuperavas. Pode ser que a procura dos técnicos das outras especialidades se resolva depressa. Também não tenhas pressa, pois por vezes as coisas saem trocadas quando são feitas a correr.

Um abraço e que tudo corra bem.

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 17, 2007, 05:57:50 pm »
Tenho uma questão:
O lado virado a sul tem alguma obstrução causada pela própria parede do observatório. Isso é propositado pois tenho um foco de iluminação a 50 metros. Também tenho o halo de luz citadino virado a sul. Estive a fazer uns cálculos em grosso modo e do lado sudeste só tenho visibilidade a partir dos 20º e vai descendo para sudoeste até aos 10º.

Do lado sudeste nem adianta baixar isso porque, como podem ver nas fotos, tenho lá casas a tapar.

Por outro lado posso fazer a última tábua com dobradiças para, caso haja necessidada, para baixar.

Pergunta: para ambiente citadino, que declinação mínima acham razoável?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 17, 2007, 05:57:50 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Maio 18, 2007, 11:34:38 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Pergunta: para ambiente citadino, que declinação mínima acham razoável?

Declinação não.. o que interessa saber é a altitude.. Eu diria 89º acima do horizonte! :D
Ok, pronto, agora a sério.. Eu já saturei rolos de fotografia em 5 minutos (F/6 @ 200 ASA) (e em 15~20 minutos com filtro de poluição luminosa) abaixo dos 40º, num céu que me parecia "muito transparente".. Portanto, para fotografia eu diria que abaixo de 60º acima do horizonte é para esquecer..
Em termos de observaáção visual, eu diria que não vale a pena limitares o campo de visão dado pelo observatório. Pode ser bom ver mais estrelas com o olho por uma questão de orientação no céu, e então com poucas estrelas visíveis isto é mais importante.

Assim como assim, eu usaria a constelação de Orionte como bitola. Um sítio que consiga ver para Norte de Rigel (DEC -10º) parece-me que um bom sítio..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #18 em: Maio 24, 2007, 09:56:59 pm »
Amanhã vêm montar o telhado e um dos pisos, mas apenas a parte em metal. Infelizmente ainda estou a recuperar de uma operação pelo que vou ver tudo pela janela. Depois coloco umas fotos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #19 em: Maio 24, 2007, 10:06:00 pm »
Bom, parece-me que ainda estás inteiro ;) As melhoras, E que esse "buraco" escavado no hospital fique bom rapidamente!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #20 em: Maio 26, 2007, 01:31:22 am »
Ok, hoje registo avanços importantes. Praticamente toda a parte metálica ficou pronta. Agora só falta o carpinteiro...


Reparem que a metade direita do telhado desliza por cima da metade esquerda.


Aqui dá para ver o apoio para o soalho elevado. Já começa a parecer alguma coisa de jeito! Falta só que o carpinteiro se digne a aparecer...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #21 em: Maio 26, 2007, 08:34:04 am »
Pergunto eu...

A parte esquerda vai ter soalho elevado ?
Quer tenha ou não, não fica um espaço muito pequeno para passar de um lado para o outro ? não fica muito baixo ?

Imagina-te a fazer obs,o telhado aberto, tu de pé e a quereres passar para a parte coberta para uma eventual consulta ao computador ao algo parecido. tens obrigatoriamente que te baixar ou estou enganado ?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Que falte a luz logo à noite.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #22 em: Maio 26, 2007, 12:10:31 pm »
A parte esquerda vai fica rente ao chão. Sim, o espaço de passagem é pequeno, cerca de 1,45m, quando tiver madeira. Foi um ponto mau do desenho mas ainda dá para corrigir futuramente, se se revelar imprático. Como vai ter logo um degrau abaixo, talvez não seja tão mau.
Em relação a viagens constantes entre o telescópio e o computador, isso não vai acontecer. Vou colocar um segundo monitor, teclado e rato ao lado do telescópio, ambos ligados ao mesmo pc. Ou seja, a preparação da sessão pode ser feita junto ao telescópio e depois salto para dentro. E mesmo para observação visual pretendo ter um monitor ao lado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #23 em: Maio 27, 2007, 03:23:58 pm »
Hoje já me sentia melhor da operação que fiz e aventurei-me lá fora. Está muito melhor do que se vê nas fotos. Subi à estrutura metálica e não me pareceu um buraco muito baixo para passar. De qualquer modo, vou falar esta semana com o empreiteiro e ver se aquela bigota transversal pode sair dali, nem que faça um reforço em madeira na zona da porta.

Em relação ao espaço útil está espetacular:
- consigo andar com a cabeça levantada em toda a àrea
- não corta NADA do céu
- tapa algumas zonas de iluminação directa e indirecta.

Se calhar ainda hoje publico algumas fotos da visão interna da àrea de observação.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #24 em: Junho 04, 2007, 09:42:47 pm »
Actualização: carpinteiro e trolha



Já tenho telhado, embora a tela ainda não esteja soldada. Pintei as partes metálicas de azul escuro a ver se aquilo não reflecte muito.
Deste ângulo não se vê mas a bigota do meio foi retirada, como sugeriu o rpdelgado.
Infelizmente agora vai ficar 2 semanas parado porque o carpinteiro não pode antes disso. Entretanto vou começar a passar a fialhada toda. Tanto a parte eléctrica como cabos USB, etc.

Quando se diz "à carpinteiro" é mesmo "à carpinteiro"! Tive de ajudar os 2 carpinteiros pq eram mesmo carpinteiros! Depois tive de os ajudar a pôr o telhado no topo e quase que tivemos uns poucos de acidentes de trabalho com isso! Primeiro um deles deixou cair o lado dele, o telhado caíu e ficou por um fio num beiral, o que o impediu de partir-nos as pernas. Depois um dos carpinteiros subiu para o muro do vizinho e ficou com arame farpado nas virilhas e largou a parte dele e o telhado voltou a cair, dessa vez com mais segurança. Depois o outro carpinteiro teve fraqueza e tive de segurar o telhado por uns minutos enquanto ele recuperava!

Neste momento a conclusão das obras está previsto para o fim do mês, ou seja, 3 semanas de atraso, por causa da falta de tempo do carpinteiro.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #25 em: Junho 04, 2007, 11:00:11 pm »
Mas vai andando ....  :lol:  

Haja  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #26 em: Junho 05, 2007, 09:00:53 pm »
Por este andar ainda vais ter que converter o teu observatório num memorial aos carpinteiros de Portugal, e seus filhos.... :shock:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Que falte a luz logo à noite.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #27 em: Junho 06, 2007, 12:04:09 am »
Amigo Miguel, esse observatório promete ser a maior atracção aí da zona e arredores!  :D

Lá pro Verão deve estar prontinho a receber o pessoal para a inauguração (com sardinha à descrição!), não?  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #28 em: Junho 06, 2007, 12:45:06 am »
Daqui a 3-4 semanas deve ver a primeira luz. Mas depois disso ainda faltam muitas pequenas obras. Tenho de colocar lá um pc, melhorar a parte eléctrica, fazer a parede entre a warm room e o resto, etc...
Infelizmente, como já referi, é bom demais para o céu medíocre e para o telescópio.

Mas fica combinada uma patuscada para a inauguração!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #29 em: Junho 06, 2007, 12:49:59 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Mas fica combinada uma patuscada para a inauguração!!
Não te esqueças é da picanha :twisted:
Se não for assim faço greve e deixo de comer laranjas 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Re: Construção do observatório! Arrancou!!
« Responder #29 em: Junho 06, 2007, 12:49:59 am »