Autor Tópico: Sistema de colimação CATSEYE  (Lida 3211 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Sistema de colimação CATSEYE
« em: Abril 22, 2007, 02:34:23 am »
Boas.

Gostaria de partilhar convosco um projecto recentemente criado por um norte americano (Jim Fly) q consiste num sistema de colimação denominado Catseye.



Este sistema é composto por uma colecção de ferramentas de fácil manuseamento para conseguir uma colimação perfeitíssima, traduzindo na máxima definição possivel q se pode obter num telescópio reflector. Tenho seguido atentamente o seu desenvolvimento e neste momento encontra-se à venda apenas nos Estados Unidos.

Ora, todos sabemos q a colimação torna-se mais exigente qt mais rápida for a razão focal, principalmente p observação planetária. Estou a aguardar por um novo equipamento q tem um f/4,7 e gostava de tirar o máximo partido das suas ópticas na observação planetária. Nesse sentido não sei até q ponto uma colimação razoável com uma cheshire será o suficiente. Na verdade, este sistema é mt promissor e poderá ser um investimento no futuro.

Podem encontrar mais informações aqui: http://www.catseyecollimation.com

Já tinham conhecimento disto?
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 22, 2007, 12:01:21 pm »
O amigo e observador João Marum aqui do GOAAA já o usa à muito tempo e com resultados excelentes, IMHO... Mas penso que ninguem melhor que quem usa para atestar isto...

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 22, 2007, 12:01:21 pm »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 22, 2007, 12:10:30 pm »
Olá Paulo. Não só tenho conhecimeto disso como tenho o sistema há ano e meio. Vende-se nos EUA mas eles enviam pra cá.
Tenho o pack composto por teletube ( sightutbe), black cat ( cheshire) e infinity II ( autocolimador).
Em relação à cheshire/sightube da Orion que eu tinha, o catseye é mais preciso e mais facil de usar. O que torna este sistema bastante fácil de usar é o facto de vir incluido um triangulo reflector para marcar o centro do primário, que brilha ao apontar uma luz. Isto torna bastante facil a colimação nocturna. Ao usar a chehsire para colimar o primário, é bastante facil de centrar os vértices do triangulo no anel da cheshire, sendo estes de grandes dimensões. O sistema está feito de modo a quando o triangulo está perfeitamente centrado no circulo, as pontas do triangulo tocam na borda interior do anel.
A colimação envolve os seguintes passos:
Centragem do secundario debaixo do focador com o sighttube. O facto do teletube ser um tubo telescopico, permite ajustar o seu comprimento de modo à sua ponta ficar coincidindo com o rebordo do secundário. Isto torna a centragem mais precisa.
Estando isto feito, usa-se o retículo incluido no sightbe para fazer a colimação do secundário actuando nos seus parafusos. Após isso insere-se o blackcat ( cheshire) e centra-se o triangulo no anel para efectuar a colimação do primário. Após isto feito, o telescopio está quase colimado. Se for superior a F6 eu diria que o proximo passo não vai fazer diferença na qualidade das imagens. Em seguida insere-se o autocolimador. Este é um dispositivo com uma superficie espelhada no interior e um buraco central por onde se espreita. Ao fazermos a luz incidir na marca do primário, esta vai reflectir para o autocolimador, de volta ao primario, de volta ao autocolimador, etc, num total de 4 vezes. Isto faz com que fiquemos a ver , alem da marca do primário, 2 ou 3 reflexoes desta. Duas das reflexões são triangulos invertidos. É como se tivessemos um tubo muito mais longo, o que faz com que pequenos desvios se tornem evidentes pela não sobreposição dos vários triangulos.
Em seguida actua-se muito ligeiramente nos parafusos do secundário, sobrepondo os triangulos. Em seguida volta-se a colocar o blackcat e verifica-se que o triangulo já nao está bem centrado no anel. Centra-se de novo actuando nos parafusos do primario. Volta-se a colocar o autocolimador e dá-se o toque final. Fica perfeito.
O autocolimador é tão sensivel ao ponto de detectar pequeníssimos desvios devido à mudança de posição do tubo do telescopio, conforme apontamos a diferentes direcções ou à contração térmica provocada pelo arrefecimento dos parafusos do secundário. O que faço é colimar com o tubo apontado a 45 graus.

Penso que é um sistema bastante util em telescopios inferior a F5. Segundo o que os defensores do sistema dizem no cloudynights, é tão sensivel como o metodo barlowed laser.

Se vale  ou não a pena o investimento, é uma questão de cada um ponderar. Eu por mim, estou bastante satisfeito e não voltava atrás.
Penso que seria um sistema bastante útil para ser vendido na Galactica.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 22, 2007, 12:20:16 pm »
Obrigado João. Um testemunho mt util :wink:
Então no caso em q se tem uma ocular cheshire de colimação, é necessário na mm o blackat?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 22, 2007, 12:20:16 pm »