Autor Tópico: Placa para a montagem  (Lida 6990 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Placa para a montagem
« em: Abril 22, 2007, 05:43:32 pm »
Estive a fazer um molde em madeira para a placa que vai suportar a montagem. A ideia é depois mandar para um serralheiro fazer em metal.

Vai assentar nos quatro parafusos do pilar. Podem ver imagem do pilar aqui:
http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=1014

Ia começar a fazer o buraco do meio para a montagem quando olhei para aquilo e pensei: será que isto daria em madeira? Escolhi um tipo de contraplacado extremamente denso e resistente. Parece-me que até podia resistir ao peso. Vejam o perfil. Parece denso...


Parece-vos que isto aguentaria bem? De qualquer modo mesmo que faça o de metal este não é desaproveitado, fica para a base dos parafusos, para não ter contacto com o betão e ter um local liso para pousar, por exemplo, oculares.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 22, 2007, 06:32:10 pm »
Qual é a espessura disso?
Há uns tempos fiz umas experiências do género, mas fui comprar um prateleira em madeira maciça para armário e cortei-a eu à medida. A placa de madeira tinha 28mm de espessura, salvo erro, mas era madeira sólida..

Pensa na Humidade a que vai estar sujeita.. e que com o tempo isso é capaz de ir cedendo a torções com o peso da montagem...
Já se falou mais ou menos nisso (http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=972).
Mas se for coisa temporária e se tiveres mais madeira, podes meter duas dessas uma em cima da outra..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 22, 2007, 06:32:10 pm »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 22, 2007, 06:43:45 pm »
Olá,

eu até acredito que aguenta mas como o Fil disse a húmidade e o tempo poderão obrigar a umas obritas mais tarde... Nada como uma placa em metal... :)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 22, 2007, 07:04:38 pm »
Pois, já desisti da ideia, esta placa vai para a base dos parafusos.
Entretanto já fiz um primeiro esboço da placa a ser feita pelo serralheiro.
Acho é que vai ficar caro se:
1) for circular
2) tiver 28mm de espessura.

Em alternativa pode ser uma placa quadrada com os cantos cortados.
Esboço inicial


Aqueles 4 furinhos ficam feitos e depois atarracho o adaptador para ajuste azimutal no que me parecer apontar mais para norte. Desse modo não preciso de me preocupar em acertar em cheio com o norte.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 22, 2007, 09:44:56 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Acho é que vai ficar caro se:
1) for circular
Não vejo porquê... :? Ok, é trabalho manual estar ali a cortar e tal, mas pode ficar a olho a apara-se no fim.
Citação de: "Miguel Lopes"
2) tiver 28mm de espessura.
28mm ?!? É preciso tanto? Depende do material..
Se a espessura é para teres altura para prender a base da montagem à placa, podes ter uma placa mais fina, e depois arranjas um complemento em "U" que prende a montagem por baixo à placa, por exemplo..

Nessas coisas da espessura/preço o que conta mais é o encontrar a matéria prima no tamanho certo. Se tiveres dificuldade nisso, podes considerar fazer uma "bolacha" de folhas mais finas! Nada como uma bela sandes de folhas grossas de alface - perdão - alumínio, besuntadas com Cola de Araldite, que nem manteiga.. :P hmm nham nham.. Ferro ou Aço se calhar vai melhor..

Ou então, que tal um disco de travão? Nos anos 70~80 ainda havia uns carros com discos de travão sólidos, sem ventilação interna ;).. Com jeito um ferro-velho arranja disso! 8)
Estou a pensar usar um disco de travão para fazer a cabeça de um tripé, mais para o Verão..

Mas em relação àquela cova, o mais certo é o serralheiro sugerir fazer duas placas uma com buraco e a outra sem.. não exige maquinaria muito especial para cavar "até meio"..

Citação de: "Miguel Lopes"
Aqueles 4 furinhos (...)
Bem pensado! 8) Se a tua montagem permitir ajuste de +/-10 graus, esses furos têm que ficar a menos de 20 graus de distância.. Portanto se os tiveres a 10º, melhor ainda!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 22, 2007, 10:20:10 pm »
Já fiz um esquema alternativo com mais de uma placa. Vou falar com o serralheiro e ver o que ele diz. Além disso fiz com uma placa quadrada com os cantos arredondados.

Sinceramente não tenho paxorra para andar em ferro velho  :?

Tinha a estado a ver centenas de sites com imagens de construção de observatórios e todos tinham um cuidado extremo em alinhar o pier com o norte. Tudo bem que muitos deles compraram a placa adaptadora pré feita.
Mas tive esta ideia bem mais simples. Que se lixe o alinhamento. Faço vários furinhos. Num deles coloco um parafuso com uma cabeça quadrada grande. Ando agora a pensar num sistema porreiro para as vezes em que tiro a montagem para levar para o campo e depois ao voltar poder colocar já quase 100% alinhada...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 22, 2007, 10:49:52 pm »
o mais prático parece-me ser decorar em que posição e nº de voltas é que fica o parafuso de ajuste :) ou isso ou então alguma medida que sirva de bitola para saber o curso do parafuso de ajuste.

Mas a ideia mais maluca que me veio à cabeça é prender um laser ao corpo da montagem, e fazer um risco na parede no sítio em que o laser tem que ficar :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 22, 2007, 11:18:27 pm »
Citação de: "Fil"
Mas a ideia mais maluca que me veio à cabeça é prender um laser ao corpo da montagem, e fazer um risco na parede no sítio em que o laser tem que ficar :D


Estava inicialmente a pensar em qualquer calço colado ao prato. Mas essa do laser é excelente, o erro deveria ser pequeno porque a distância é grande, mas não quero andar com mais coisas na montagem, a indicação terá de ficar no prato. Ou então o laser só se coloca quando se vai afinar o alinhamento...
Estou a pensar num sistema que também dê para memorizar a declinação...

Talvez faça um objecto em madeira que tenha apoios no acerto de lat e long, mas sendo amovível. Coloco a montagem no prato, coloco o objecto também preso a algo fixo no prato e tento afinar tudo...

Já agora, fiquei na dúvida sobre quantos graus de ajustamento é que a CG5 permite... ando a ver na net e não encontro, alguém sabe?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 23, 2007, 09:34:35 am »
questão dos furos:
Podes medir ou estimar.. Se tiveres uma a jeito, olha por baixo e mede quanto o curso do parafuso.. Já sabes que está 38 mm do centro, se o parafuso andar 10 mm para cada lado, isso corresponde a 15 graus para cada lado. Salvo erro, é o que tenho na minha EQ-5, que me parece muito idêntica em aspecto à CG-5 (por alguma razão acaba em 5 também :))

questão do alinhamento:
Quem diz o lazer diz uma mira qualquer que podes espreitar..
Onde a tua montagem vai ficar consegues ver a Estrela Polar? Se ao espreitares pelo buscador vires a parede do teu observatório, podes arranjar uma marca na parede! Possivelmente vais vê-la ligeiramente desfocada, mas pode ser que dê.. Se não der, com uma lente convergente com uns 2 metros de focal (ou seja 1/2 = 0,5 dioptrias) colocada à frente do buscador polar já deve dar para focar :D
(pensei em 2 metros que deve ser mais ou menos a distância da montagem até ao sítio na parede para onde ela aponta, se for mais, o valor em dioptrias é 1 sobre esse valor)
Vais à farmácia e pedes meio-óculo de 0,5 dioptrias, sem armação! :)
Ou então manda-se vir uma lente plano-convexa de 20mm de diâmetro da EdmundOptics por perto de 25 euros, se for preciso (talvez haja mais barato noutras categorias, eu não procurei muito).
Ou então, como não interessa muito a qualidade óptica, pode-se fabricar uma em acrílico :P (lá estou eu a puxar brasa às lentes rascas) É preciso é ter-se sempre a certeza que a lente fica na mesma posição e orientação no buscador polar! Desde que não apareçam mais que duas imagens do mesmo ponto, a lente é perfeita para o que se quer :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 23, 2007, 09:50:32 am »
furos: deixei-os a 8º uns dos outros. Acho que cobre tudo.

alinhamento: felizmente vejo a estrela polar, entre uma árvore e uma parabólica  :D

Estou a pensar em fazer 2 furos extra para passar cabos, para não andarem soltos, que acham?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 23, 2007, 11:41:08 am »
Boas,

a solução que usamos no observatório APR foi o uso de uma jante de camião. Podem ver aqui:




A jante depois foi embutida no pilar durante a construção:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Abril 23, 2007, 12:30:06 pm »
Elá! excelente solução! Mas depois tiveram de fazer uma placa em própria em cima, certo? Foi uma cunha equatorial?
Optei pelos parafusos porque cada um custava apenas 2€. E deixei-os com 30cm de altura para poder ajustar a altura final do telescópio.

E depois a ideia é ter o prato de cima para a CG5 mas futuramente ser facil substituir o prato por um feito para uma montagem melhor...

Aproveito para dizer que ontem à noite subi ao nível final do telescópio e vi que valeu a pena ter o observatório tão alto, pois ganhei cerca de 15 graus de céu em RA.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline dario.rostirolla

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 53
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Abril 23, 2007, 03:52:05 pm »
Como eu resolveria...

Certas ferragens que trabalham com oxicorte sempre têm placas de metal redondas estocadas - geralmente vendem por quilo - que podem ser furadas em qualquer oficina mecânica.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dario.rostirolla »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Abril 23, 2007, 05:47:32 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Elá! excelente solução! Mas depois tiveram de fazer uma placa em própria em cima, certo? Foi uma cunha equatorial?


Sim, em cima foi ainda colocado um pilar adicional e uma cunha home-made.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline dario.rostirolla

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 53
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #14 em: Abril 25, 2007, 05:18:26 pm »
Existe também a possibilidade de produzir estas placas em massa plástica automotiva, ou epoxi, e outros materiais - por que não?

Essas placas são resistentes - já utilizei até como máscara de polimento para um espelho de 30cm, e o material não degrada.

Inclusive, antes de trabalhar com metal, construí um porta-primário com este material e ficou ótimo... parecia torneado (usei tubos de PVC como molde).

Esteticamente o resultado é o mesmo, talvez melhor - para que gastar mais ou terceirizar uma tarefa quando você mesmo poderia construir?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dario.rostirolla »

(sem assunto)
« Responder #14 em: Abril 25, 2007, 05:18:26 pm »