Autor Tópico: equipamento ideal  (Lida 1686 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Anonymous

  • Visitante
equipamento ideal
« em: Abril 30, 2007, 02:36:19 pm »
Pretendo a curto prazo explorar o meu fascinio pela astronomia e queria saber qual o equipamento que aconselham para principiante! Sou um "amador avançado" em fotografia e por isso queria muito experimentar a astrofotografia....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 15, 2007, 04:05:36 pm »
Então pessoal, ninguém ajuda?
Vou ajudar no que posso...

Tem experiência em astronomia? Tem equipamento? O salto de 100% iniciante para astrofotografia não é imediato.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 15, 2007, 04:05:36 pm »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 15, 2007, 08:03:03 pm »
Bom, eu devo dizer que não sou a pessoa mais indicada para dar conselhos sobre escolhas de equipamento a quem se quer iniciar em astronomia e ir directamente para astrofotografia! Mesmo sendo um bom fotógrafo ou excelente , em foto terrestre, na astronomia sempre ouvi dizer que a melhor maneira de começar é através da observação visual para se ambientar com o céu nocturno até que se chegue àquele ponto em que só de olhar para cima se reconhece de uma forma natural o que se está a ver, sejam constelações, planetas ou outro tipo de objectos; posteriormente aconselha-se a compra de um telescópio com qualidade razoável ou mesmo uns bons binóculos, de forma a que se por acaso o iniciado ficar desiludido, ao menos não investiu muito dinheiro; se o interesse se mantiver ou aumentar, então aconselha-se a passar para um equipamento com qualidade e talvez já a pensar na astrofotografia, porque aqui o investimento já é de outro nível! No entanto, não é imprescendível que para se tirar boas ou excelentes fotos astronómicas se tenha que possuir um telescópio de uma qualidade e preço enorme! Não é! Todos, ou quase todos já viram ou tiraram grandes fotos com telescópios bastante acessíveis, não já? Então, nesse caso, porque não comprar um telescópio de preço acessível que inclua algumas das características que são fundamentais , mas não imprescendíveis, tal como uma montagem equatorial? Quero também dizer que eu não sou astrofotógrafo, se tudo correr bem, quem sabe um dia destes! Talvez os verdadeiros astrofotógrafos deste fórum possam ajudar!!! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 15, 2007, 08:58:36 pm »
Eu sugeria começar por aprender o céu a olho nu e comprar também uns binóculos. Se quizer começar na astrofotografia, visto já dispôr equipamento fotográfico, que tal começar por tirar fotos às constelações apenas com a maquina fotográfica usando a objectiva de menor distancia focal disponível? Consegue-se resultados bastante interessantes e é uma boa maneira para se começar a "molhar o dedo".
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 15, 2007, 10:24:39 pm »
Pois, eu concordo com o que foi dito acima. Mas vou chegar lá por outro caminho.
Astrofoto significa: manter a câmara e lente/telescópio parada em relação ao que se está a fotografar (céu).
Ora à noite, a exposição é muito maior, e como à mão não dá, é preciso comprar o "tripé motorizado", ou seja a montagem equatorial que siga o céu à velocidade dele. Portanto é preciso aprender a mexer com a montagem equatorial ("confusão" de balançar as coisas, compreender que roda para um dado lado e tem que estar alinhada com o pólo, e mais umas coisas do género que a experiência ensina..)
Isto é caro.. Portanto o telescópio tinha que ser mais barato! Ora para reaproveitar a máquina fotográfica, mesmo que uma digital com um sensor tipo APS, o que está mesmo a pedir é um refractor APO, que também é caro, e bem vistas as coisas, pelo preço equivalente ao que se teria de comprar por já ter gasto dinheiro na montagem, é quase a mesma coisa que uma tele-objectiva de 300 mm...
Se se optar por um DOB, tem-se a maior abertura (~resolução) por euro gasto possível. A montagem pode vir depois, a adapta-se a coisa.
Uma montagem sem telescópio não serve de nada, a menos que seja para usar objectivas que já se tenha! e ter muitas objectivas proporciona uma grande variedade de campos!
Só que a desvantagem é que fica-se só com resultados fotográficos que é uma forma menos convencional de estudar/aprender o céu.. Mas que se acompanhada de uns binóculos já é capaz de ser uma coisa bem boa! A chatice é que se depois se vai comprar um telescópio maior, pode vir a ser grande demais para a montagem que já se tem, Pelo que é difícil conseguir gerir isto por esta ordem.

O melhor mesmo é começar pelo instrumento, ver o que se vê através dele, ficar a conhecer o alvo antes de o fotografar, e assim ir melhorando o equipamento até se conseguir fotografar.

Eu enveredei a discussão por aqui, porque acho mais natural para alguém que já percebe de fotografia diurna querer ir para astrofotografia de longa exposição usando a máquina que já tem...   Fotografia a planetas requer outras abordagens que podem ser mais simples e bem mais baratas.

Portanto, o "para que vai servir" o telescópio também é importante saber para sugerir um equipamento. E muitas vezes só se sabe isso depois de experimentar.. Daí que seja bom começar com algo não comprometedor e de "propósito genérico" que permita estudar o adversário antes de ir para a batalha ;)

De qualquer maneira eu aconselho ainda uma escavação por entre estes tópicos do forum.. alguns não ajudam muito, outros estão muito bem escritos e explicativos.. Começa por aqueles onde gente bem experiente como o Guilherme de Almeida fala sobre o assunto!
Um tópico onde eu participei e fiz sugestões parecidas foi este.

De qualquer maneira, mais perguntas ou informações é só colocar!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 15, 2007, 10:24:39 pm »