Autor Tópico: Seis novas missões Earth Explorer  (Lida 1144 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Seis novas missões Earth Explorer
« em: Maio 27, 2006, 04:20:01 pm »






A ESA anunciou a lista das novas propostas para missões Earth Explorer, parte do programa Living Planet da ESA. Este é mais um passo do processo de selecção que irá eventualmente culminar no lançamento da quarta missão CORE, da série de missões Earth Explorer, durante a primeira metade da próxima década.
 
As seis missões cobrem diversas questões ambientais com o objectivo de aumentar o nosso conhecimento acerca do Sistema Terra e das mudanças climáticas:

BIOMASS – para obter medições globais da biomassa das florestas.

TRAQ (TRopospheric composition and Air Quality) - para monitorar a qualidade do ar e o transporte de longo alcance de poluentes do ar.

PREMIER (PRocess Exploration through Measurements of Infrared and millimetre-wave Emitted Radiation) – para compreender os processos que ligam gases residuais, radiação, química, e o clima na atmosfera.

FLEX (FLuorescence EXplorer) – para observar a fotossíntese a nível global através da medição da fluorescência.

A-SCOPE (Advanced Space Carbon and Climate Observation of Planet Earth) – para melhorar a nossa compreensão do ciclo global do carbono e dos fluxos regionais de dióxido de carbono.

CoReH2O (Cold Regions Hydrology High-resolution Observatory – para fazer observações detalhadas de características dos ciclos de neve, gelo e água.
 

A selecção destas seis propostas de missões segue-se à publicação de uma “Chamada para Ideias” para missões CORE Earth Explorer em Março de 2005. A ESA recebeu 24 respostas à Chamada, que cobriam um largo espectro de disciplinas relacionadas com as Ciências da Terra, e que em particular responderam bem às prioridades estabelecidas pelo Earth Science Advisory Commitee (ESAC) da Agência. Estas prioridades centram-se nos ciclos globais de carbono e de água, na química atmosférica e no clima, assim como no elemento humano como um elemento transversal.
As propostas foram revistas por equipas científicas das respectivas áreas, e também sobre o ponto de vista técnico e programático. Com base nestas revisões, o ESAC avaliou as propostas e recomendou uma lista de seis ideias para missões por ordem de prioridade. Seguindo estas recomendações, o Programme Board de Observação da Terra da ESA aprovou nos dias 18-19 de Maio a proposta do Director dos Programas de Observação da Terra para iniciar estudos de avaliação para estas seis missões candidatas.

As missões CORE Earth Explorer são missões científicas da ESA, cujo orçamento limite é de 300 M€. As primeiras missões CORE Earth Explorer foram seleccionadas em 1999: a missão GOCE (Earth Gravity field and Ocean Circulation) e a missão ADM-Aeolus (Atmospheric Dynamics Mission) que deverão ser lançadas em 2007 e 2008 respectivamente. Uma terceira missão Core, EarthCARE (Earth Clouds Aerosols and Radiation Explorer), foi seleccionada em 2004 e será lançada em 2012.
 
Para além das missões CORE Earth Explorer, três missões Opportunity da série Earth Explorer estão actualmente em fase de implementação: SMOS para o estudo da humidade do solo e da salinidade dos oceanos, CryoSat-2 para o estudo das camadas de gelo nos pólos e do gelo flutuante, e Swarm, que é uma constelação de pequenos satélites para estudar a dinâmica do campo magnético da Terra e da sua interacção com o sistema Terra, que deverão ser lançadas em 2007, 2009 e 2010, respectivamente.
 
As seis missões que foram recentemente seleccionadas irão estender significativamente as disciplinas científicas cobertas pelo programa Living Planet da ESA. Quando os estudos de avaliação estiverem concluídos, um subconjunto entre as seis candidatas será seleccionado para o estudo de exequibilidade, e a missão que será finalmente seleccionada para implementação será lançada durante a primeira metade da próxima década.



Fonte : ESA - Portugal
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Seis novas missões Earth Explorer
« em: Maio 27, 2006, 04:20:01 pm »