Autor Tópico: Obesrvação no dia 12 de Maio  (Lida 1446 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Obesrvação no dia 12 de Maio
« em: Maio 14, 2007, 08:14:58 pm »
No passado dia 12 fui até ao local de observação aqui na Marinha Grande para uma pequena sessão de astronomia.
Levei o meu C6-SGT e acessórios apenas para observação.

Aproveitei a oportunidade para testar o meu conversor 12V-220V, que funcionou na perfeição. Permite ter o Goto a funcionar, um portátil e mais alguns acessórios, desde que não exceda os 400W do aparelho.
Não há grandes problemas com descarga de bateria do carro, pois apenas é necessário ligar o motor de 2 em 2 horas, por alguns minutos, para que não se corra o risco de voltar para casa a empurrar o veículo  :D  8)

Levei comigo o NexStar Observer List (software para Celestron) com alguns objectos para observar:

- M51
Digo-vos que me detive na primeira observação "a olho" da M51. Nunca tinha conseguido ver (sem ser com grande imaginação) o fumo que constitui os braços da galáxia. Pois desta vez consegui ver realmente a união dos dois centros luminosos. Simplesmente maravilhoso. :wink:

-M97
Após alguns minutos de extase, resolvi direccionar a ocular para a M97.
Também este objecto era alvo de busca incessante desde há 2 anos, sem resultados práticos. Pois bem, nesta noite consegui realmente caçar a coruja, apesar de não ter conseguido fitá-la nos olhos. Penso que os vi, pois acho que os imaginei numa determinada posição, que confirmei no software, quando cheguei a casa.
Prefiro ter as minhas impressões na memória e só mais tarde confirmar o que vi, para não ter ideias preconcebidas do que vou ver e não ser sugestionado com "imaginações" do momento.
Até fiz um pequeno esboço (dadas as minhas qualidades de Picasso  :lol: ) que vos apresento nesta imagem que fiz no local. Como podem verificar, o papel veio amachucado no bolso do blusão...

Afinal sempre existe  :roll:

- NGC 6341 (aka M92)
Simplesmente maravilhoso! 8)
Um brilho incrível - não, não era esverdeado, cinzento nem esbranquiçado, era mesmo azulado, se é que isto interessa realmente).
Se até agora a M13 era o meu enxame preferido, não consigo encontrar palavras para descrever a emoção de olhar pela primeira vez para esta M92. FANTÁSTICO!

Depois, resolvi virar o OTA para algumas galáxias, mas o céu começou a ficar tapado com uma ligeira neblina, que deixou pouca margem para deleites ópticos em objectos desta natureza.
Ainda espreitei a NGC 5907 (uma edge on fácil de perceber e confirmada no starrynight); a NGC 6543 (apenas consegui perceber uma neblusidade central elevada, junto a uma estrela perto) e a NGC 6229, esta bastante pequena. Passei depois para a área da Virgem (essa que todos nós queremos :D ) mas não foi muito gratificante.

Enfim, uma saída que valeu pelo céu bastante bom que consegui quando lá cheguei, pelas 23h30, até à 1h00 da manhã.

Tentei o Cometa Lovejoy, mas também não foi fácil.

Por fim, como estava sozinho e com receio do isolamento do local, resolvi desmontar tudo e regressar a casa, bastante satisfeito por lá ter ido.
Uma experiência a repetir num futuro próximo.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 14, 2007, 08:50:16 pm »
Excelente relato! fiquei com água na boca (ou melhor, nos olhos).  :lol:

Aproveito para deixar uma dica: se retirares a bateria do portátil este consome metade.

Ui q vontade de levar o irmão gémeo do teu para o campo!  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 14, 2007, 08:50:16 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 14, 2007, 09:57:57 pm »
Aproxima-se o Verão e o tempo livre, e estes relatos começam a abrir o apetite.. Belas palavras!..

Essa imagem, não tens o link para ela em tamanho maior?

Em relação ao LoveJoy, esse está difícil agora... o tipo está muito fraquinho já.. lá para magnitude 10..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 14, 2007, 10:38:17 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Excelente relato! fiquei com água na boca (ou melhor, nos olhos).  :lol:

Aproveito para deixar uma dica: se retirares a bateria do portátil este consome metade.

Ui q vontade de levar o irmão gémeo do teu para o campo!  :D

Foi realmente muito proveitoso! Essa dica da bateria é fixe, pois assim poupa recursos. Sem bateria lá, ela não carrega  :D
Só não vou este fim de semana porque vou até a Alemanha...
Temos mesmo que combinar uma sessão de observação conjunta para troca de experiências.


Citação de: "Fil"
Aproxima-se o Verão e o tempo livre, e estes relatos começam a abrir o apetite.. Belas palavras!..

Essa imagem, não tens o link para ela em tamanho maior?

Em relação ao LoveJoy, esse está difícil agora... o tipo está muito fraquinho já.. lá para magnitude 10..


Bem, não pensei que a minha obra de arte fosse tão cobiçada :shock:  :oops:  Não pensem em fazer render esta obra-prima, pois tem direitos de autor hehehehehehehehehehehehehe!
Não se esqueçam que foi um desenho feito apenas para me lembrar como era e conferir no starrynight!
Muito provavelmente as proporções e distâncias não estão correctamente desenhadas, mas o que me interessava era mesmo ter uma panorâmica.

Fica aqui o link do desenho em tamanho maior, embora como saibas, com ampliações maiores, perde-se em qualidade óptica, o QUE É O CASO! :lol:
http://img233.imageshack.us/img233/4185/image4kr4.jpg

O Lovejoy surgiu no FOV, mas pode ter sido imaginação minha, pois era mesmo muito ténue... malditas nuvens que nos deram durante tanto tempo  :twisted:  :twisted:

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 14, 2007, 10:38:17 pm »