Autor Tópico: Nasa afirma ter encontrado prova da matéria escura  (Lida 1325 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Nasa afirma ter encontrado prova da matéria escura
« em: Maio 15, 2007, 11:21:27 pm »
Astrónomos americanos apresentaram nesta terça-feira a prova mais palpável até agora da existência da matéria escura, uma substância misteriosa que comporia um quarto do universo, segundo cientistas.

O anel de matéria escura, com 2,6 milhões de anos-luz de diâmetro, foi observado pelos astrónomos através do telescópio Hubble em torno de um enxame de galáxias (ZwCl0024+1652), situado a 5 mil milhões de anos-luz da Terra.

"Esta é a primeira vez que detectamos matéria escura com uma estrutura única, diferente do gás e das galáxias no enxame", disse James Lee, membro da equipa de astrónomos da agência espacial americana (Nasa). Em agosto de 2006, astrónomos americanos tinham indicado a presença de matéria escura ao observar a colisão de dois enxames galácticos.


A imagem do Hubble mostra um anel matéria escura, que, segundo a Nasa, tem 2,6 milhões de anos-luz de diâmetro e está a 5 mil milhões de anos-luz da Terra

Mas "sermos capazes de ver uma estrutura de matéria escura tão distintamente nos permite (a partir de agora) estudar como ela se distingue da matéria normal (visível)", disse James Lee.

"Embora a matéria invisível tenha sido encontrada antes em outros grupos de galáxias, não tinha sido detectada antes tão separada do gás quente e das galáxias que formam os enxames de galáxias", disse Jee.

Ao constatar que as galáxias têm uma força gravitacional muito maior que a possível de resultar da sua própria massa, os astrofísicos deduziram a existência da matéria escura.

Eles também puderam observar a sua existência num enxame de galáxias ao constatar como a sua gravidade deforma os raios luminosos provenientes de galáxias muito longínquas.

Fonte: Terra Noticias
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Nasa afirma ter encontrado prova da matéria escura
« em: Maio 15, 2007, 11:21:27 pm »