Autor Tópico: Imagens do Spirit reforçam crença na existência de água em M  (Lida 1250 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
O rôbo explorador Spirit, da agência espacial norte-americana (NASA), mostrou vestígios de silício em Marte, o que sustenta a forte evidência da existência de água em abundância neste planeta num passado remoto.

A descoberta dá provas convincentes de que, em algum momento da sua evolução, Marte teve condições para o desenvolvimento de vida.

Os vestígios de silício foram descobertos nas proximidades da cratera Gusev, onde o Spirit faz explorações há mais de três anos.

A equipa da NASA, liderada por Steve Squyres, da Universidade de Cornell (Estados Unidos), refere que foi encontrado 90 por cento de silício puro nesta região de Marte.

Os especialistas acreditam que os vestígios de silício podem ter sido originados pela interacção do solo com os vapores ácidos, produzidos por uma actividade vulcânica na presença de água. A outra hipótese sugere que o material tenha sido criado devido à existência de águas termais.

De acordo com o investigador da NASA, David Des Marais, "o mais interessante é o que esta descoberta conta acerca da existência de ambientes parecidos com alguns lugares da Terra onde se desenvolveram alguns organismos".

Segundo Doug McCuistion, director do Programa de Exploração de Marte da NASA, "esta descoberta reforça a ideia da existência de grandes quantidades de água em Marte e impulsiona a esperança de demonstrarmos que o planeta foi habitável e possibilitou a existência de vida".

O Spirit e o Opportunity, enviados em Abril de 2004, deslocam-se agora em direcção a uma região chamada Duck Bay.

In Publico
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo