Autor Tópico: Comparação  (Lida 11175 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pedro99

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 63
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Comparação
« em: Junho 04, 2007, 03:51:00 am »
Olá a todos. Sou novo por aqui e aproveito para me apresentar.
Tenho um atx70 á cerca de 4 anos, e neste momento estou a pensar em mudar para algo maior e melhor.
Tenho lido os livros que tenho de astronomia,  e um novo que comprei recentemente - Telescópios -, tenho pesquisado na net, etc.. e uma coisa é certa; não fazia ideia que existissem tantos tipos de telescópios diferentes, tantas montagens diferentes, tantas formas diferentes de fabricar telescópios. Concluindo... neste momento estou confuso acerca da escolha, pois existem uns melhores para céu profundo, uns melhores para planetas, uns melhores para astrofotografia, enfim, um sem fim de caracteristicas diferentes, que num leigo com eu nestas matérias, causa "alguma" confusão. Gostaria de conseguir escolher um meio termo para todas estas caracteristicas, aliado obviamente a um preço "meio termo" :)
Estou indeciso em relação ao Meade LXD75AT SC 8" UHTC; Meade LXD75AT SN 10 e o Meade LX90LNT 10" UHTC GPS. Não sei explicar o porquê de só escolher a Meade; talvez por já ter um, estar familiarizado e satisteito com o funcionamento dele, e dai não escolher outra marca, mas penso que se deve ao facto de nunca ter exprimentado outra marca. Se tiver errado avisem-me :)
Se alguém me puder dar umas dicas, eu agradeço muito.

Pedro
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #1 em: Junho 04, 2007, 10:59:09 am »
Boas,

Entre a série LXD e a LX90 existe a diferença da montagem. A montagem em garfo é muito simples de usar embora não consigas separar o tubo da montagem, ou seja, tens de ver se tens corpo para levar tudo junto. Este novo LX90 é facílimo de utilizar, porque tem bússula digital e GPS, pelo que é só fazer um alinhamento simples e estás pronto a observar. Outra vantagem: não precisas de contrapesos no LX90.
A série LXD tem a vantagem de ter o tubo separado da montagem. Com isso é mais fácil carregar o tubo e podes usar a montagem com outros tubos. No LX90, para fazeres o mesmo tem de ser em piggyback. A LXD é equatorial, ou seja tem mais precisão para fotografias de céu profundo e não tem o problema de rotação de campo. também consegues pôr o LX90 e equatorial, comprando uma cunha.

Quanto aos tubos: esquece o SN10. É muito pesado e longo para a montagem. O SC 8 e o SC10 que mencionaste são mt bons. São catadióptricos, que normalmente são os telescópios mais versáteis. Ou seja, são os melhores para resolver o teu problema da especialização dos telescópios. São excelentes para planetas (principalmente para captura com webcam) e têm abertura suficiente para céu profundo, embora a grande distância focal reduza o campo real. Isso pode ser compensado por oculares de 2" acima dos 30mm e de grandes campos e com o redutor focal f/6.3. Outra vantagem dos catadióptricos é que não são esquisitos com as oculares. Ou seja, não precisas de oculares de 300€ para teres boa imagem em todo o campo visível.

Pessoalmente adoro SC por causa do peso e dimensão. Não tenho problemas com o vento e levam-se bem no carro.

Como acessórios recomendo:
- uma fita de aquecimento e controlador para evitar condensação
- lenspen e pêra para limpar as superfícies ópticas. Nada de líquidos!
- uma ocular de grande campo
- uma bateria de 12V EGS3600, embora o LXD dê para usar pilhas, não é recomendável
- uma diagonal de 2" quando comprares oculares de 2". Dielectrica e com correcção de 1/10 lambda
- uma webcam SP900 para fotografia planetária!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Comparação
« Responder #1 em: Junho 04, 2007, 10:59:09 am »

Offline Pedro99

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 63
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #2 em: Junho 04, 2007, 11:55:11 am »
Obrigado Miguel, pela tua resposta tão completa e elucidativa.
Assim sendo, então é recomendável o SC8, correcto?
A diferença para o meu atx70 é abismal, não é? :)

Pedro
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #3 em: Junho 04, 2007, 12:53:29 pm »
Eu tenho um SC de 6" e vou fazer um upgrade até ao fim do ano.

O que o pessoal diz é que as 8" é o limiar a partir do qual os objectos do céu profundo começam a ser muito mais interessantes. Mas repara que com o de 10" (LX90) ganhas mais 50% de captação de luz. E é mais fácil de operar.
Não digo que o SC 8 é o melhor. Tens de ponderar as questões de preço, portabilidade, objectivos, etc. Só descartei o SN 10".

Podias dizer que tipo de objectos queres ver, que locais vais usar para observar, se vais levar o equipamento para fora muitas vezes, se tens um valor máximo para gastar e quanto é, se queres entrar na astrofotografia...

Se tens dúvidas quanto à melhoria que vais ter em relação ao ETX 70, podias juntar-te a algum pessoal da tua zona e ir para o campo um dia destes. Aqui na zona do porto eu, o rogercrespo e o paulo santos estamos a começar um pequeno grupo. Na zona de Leiria fala com o JaClerigo. Na zona de Lisboa com o grupo da Atalaia. E no algarve com o pessoal do Grupo de Observação dos Astrónomos Amadores do Algarve.

Eu tenho um de 6", o PauloSantos de 10" e o rogercrespo de 12".
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #4 em: Junho 04, 2007, 01:08:17 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Eu tenho um de 6", o PauloSantos de 10" e o rogercrespo de 12".
Confirmo :-D
De facto, nada melhor do q experimentar antes de fazer qq investimento. É nesse sentido q os grupos de observação são mt importantes e úteis e é p isso mm q estamos a trabalhar, p criar um grupo aqui na zona do grande Porto.
O melhor telescópio é o q é mais usado, por isso convinha teres em conta os aspectos q o Miguel referiu e bem. Os equipamentos em foto são uma coisa mas ao vivo o impacto é mt grande. Mts são verdadeiros canhões e precisam de mt esforço fisico e disponibilidade em termos de espaço p os transportar. De qq forma, um 10" está no limiar dessas exigências e a sua prestação em termos globais é mt enriquecedora. Se moras cá no norte, estás convidado a participar no nosso encontro q ocorrerá mt provavelmente ainda este mês ;-)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #5 em: Junho 04, 2007, 05:46:04 pm »
Citação de: "froid99"
Olá a todos. Sou novo por aqui e aproveito para me apresentar.
Tenho um atx70 á cerca de 4 anos, e neste momento estou a pensar em mudar para algo maior e melhor.
 (...)  neste momento estou confuso acerca da escolha, pois existem uns melhores para céu profundo, uns melhores para planetas, uns melhores para astrofotografia, enfim, um sem fim de caracteristicas diferentes, que num leigo com eu nestas matérias, causa "alguma" confusão. Gostaria de conseguir escolher um meio termo para todas estas caracteristicas, aliado obviamente a um preço "meio termo" :)
Estou indeciso em relação ao Meade LXD75AT SC 8" UHTC; Meade LXD75AT SN 10 e o Meade LX90LNT 10" UHTC GPS. (...)
Se alguém me puder dar umas dicas, eu agradeço muito.

Pedro


Olá Pedro,

é claro que passar do simples etx70 para um 203mm é um salto qualitativo muito grande. As opções que indicas são todas boas, a MEADE é uma marca mundial de referência, havendo obviamente outras, mas se já estás familiarizado e satisfeito com ela, continua porque os produtos são bons.

Se como referes já leste o livro do GA, já sabes que não há telescópios perfeitos. Como também já deves saber, há preços para todos os gostos e carteiras... e é aqui que tudo se complica.
Se queres realmente um telescópio para astrofotografia, tens que ter em conta que a montagem é tão ou mais importante que o tubo que utilizas, pois tem que suportar  o peso não só do OTA, mas também de todos os acessórios necessários à aquisição e guiagem do sistema. Assim, se realmente pensas em enveredar pela astrofotografia, começa a pensar primeiro na montagem, na sua estabilidade, possibilidade de autoguiding (via PC) - muito mais fácil que a manual e nestes tempos que correm, a simplicidade vale muito - o peso que suporta, etc. Aqui, como para a abertura, quanto mais estável e mais peso suportar, melhor.
Quanto ao OTA, depende dos alvos que pretendes fotografar. Logicamente que com mais abertura consegues mais detalhes nas imagens, devido ao maior poder de resolução de aberturas maiores. Ficas com imagens planetárias melhores e maiores (consulta vários sites de astrofotografia e verás que as excelentes fotos planetárias são feitas com grandes aberturas); no entanto, se pretendes ao invés, fotografar objectos do céu profundo, já consegues boas fotos com um simples ED80mm (verás nesses mesmos sites que esse é um dos telescópio de eleição).
Agora, para astrofoto já estamos a falar de 2 OTA, se em autoguiding... ou então 1, se fizeres guiagem manual ou adquirires uma montagem de muitos €€€€  :s

Como vês, tudo depende primeiro da carteira e depois dos gostos/objectivos.
Os 8" já dão um gozo bestial de observação e permitem fotografar com grande qualidade. :)
Os 10" são ainda melhores  :D , mas a diferença de preço pode permitir-te comprar outro material/acessórios, que de outra forma poderão demorar bastante tempo a conseguir (mais uma vez o €€ é que manda, e cada caso é um caso).


O peso do conjunto (seja possível montar/desmontar por secções, ou não) é um grande factor a ter em conta, pois se de cada vez que queres fazer uma sessão de observação, tens que carregar e descarregar 40Kgs de material, vais pensar um pouco antes de o fazeres e o mais provável é que isso fique tudo a apanhar pó sem ser utilizado... :(  ah! não te esqueças que se estiveres fora de casa, instalado num local afastado, às 5h da manhã torna-se muito difícil desmontar tudo e colocar no carro... e claro, tens que desmontar em casa e arrumar no carro, tirar do carro e montar no local de observação e depois repetir tudo ao contrário... (Também aqui cada caso é um caso e se fores tipo Arnaldo, não tens problema...)

Tudo o que foi dito antes é bastante válido e não te esqueças que o que vez nas revistas e cinema nunca irás ver nem com um 8" nem com um 10", agora que a melhoria é substancial, não tenhas a mínima dúvida.

Ah! Eu tenho um 6" e um 8". Claro que se pudesse, teria 10 ou mais. Mas como a carteira tem muitas divisões e a da astronomia não nem de longe a maior delas, é mais do que suficiente.
Posso dizer-te que em céus poluídos o 6" não é grande coisa, mas em céus realmente bons....  :sunny:  brilha.
O 8" torna os objectos muito mais brilhantes e contrastados...
Se vais utilizar em céus poluídos, se calhar é melhor mesmo o 8" porque não vais retirar grande partido das 10"; se vais usar em céus bons, então já o 10" dá cartas...
Ajudei ou... confundi?  :-D  :geek:  ;-)

A melhor solução é esta: JACKPOT no Euromilhões. Tens o problema do €€ resolvido e podes sempre ajudar os teus "pobres" amigos aqui do Fórum  :-D  :-D  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #6 em: Junho 04, 2007, 07:02:21 pm »
Desculpa lá mas pelo que estas a pensar comprar (preço), devias também pensar na Orion, eu próprio ando de olho em um, podes ponderar sobre os:

Orion Sirius 8 EQ-G Reflector with GoTo Controller
Orion SkyView Pro 8 with GoTo Controller
Orion Atlas 8 EQ-G Reflector with GoTo Controller

O unico elemento que muda ($$) é a montagem (Sirius, SkyView e Atlas). Para mim a Atlas e um assombro, já com o Polar Alignment Scope incorporado na montagem.  :-D

Ou então se realmente quiseres uma grande captação de luz com sistema computorizado para astrofotografia e tiveres 2000€ tens o grande Atlas 10 EQ-G with GoTo Controller, pelo preço para mim o melhor, o problema mesmo e o peso do conjunto  :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline Pedro99

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 63
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #7 em: Junho 05, 2007, 12:57:49 am »
Primeiro que tudo, quero agradeçer a todos os que me estão a ajudar, e elogiar a vossa boa vontade. Agradeço também o vosso convite para participar no grupo de obeservação. Só tem que me dizer quando e onde é. O que se faz normalmente neste tipo de encontros? Pergunto isto, pois os meus  conhecimentos em astronomia são minimos, e não quero ser um "fardo" para o  grupo  :?  
Depois de ter lido todas as vossas respostas, fiquei um pouco mais elucidado, e resolvi determinar um plafon 2000€, pois assim ainda consigo ficar com mais algum para acessórios que possa vir a precisar.
A seguir, vou tentar descrever o tipo de astrónomo amador que sou  :) e as condições em que utilizo o telescópio, para que se puderem, me deem a vossa opinião em relação ao telescópio que neste momento penso ser o ideal para mim.
O local onde moro é no Porto, juntinho ao estádio do Dragão, ou seja é um local com bastante poluição luminosa, e poluição atmosférica  :(  O sitio onde monto o telescópio, é no meu jardim, e que pelo que disse atrás, não se pode considerar um sitio muito escuro. O céu nunca é muito preto, é sempre meio acizentado... O meu nivel de reconheçimento de estrelas é praticamente nulo; sempre utilizei o starry night para me ajudar  :oops: , e só há uns tempos é que ganhei coragem para começar a estudar os mapas, que para minha supresa não são tão dificeis de entender como eu pensava que fossem.
Já fiz algumas tentativas de astrofotografia com uma sony dsc-f828, e não posso dizer que tenham corrido muito mal, mas também não as posso classificar com satisfatórias.
Ultimamente tenho exprimentado com uma webcam antiga que tinha por aqui, mas desisti porque a webcam é muito fraquinha, e quando fazia a focagem por exemplo de Jupiter, aparcia-me uma bola "quadrada" cheia de pixeis. A focagem, fose do que fosse, era impossivél. Já madei vir a nova philiphs que recomendam aqui no site com o adaptador 1.25" e o filtro de infra-vermelhos. Espero que dê resultados bastante melhores... :?
No primeiro ano que comprei o atx 70, utilizei-o em bastantes noites, fossem elas noites frias ou quentes, e o meu entusiasmo foi sempre crescendo. Certo dia de inverno tive lá fora ao frio até ás  três ou quatro da manhã e apanhei uma valente constipação que me mandou para a cama durante uns quatro ou cinco dias :-D  A partir dai, contive um pouco o meu entusiasmo,  e as minhas noites lá fora foram sendo cada vez menos.
Foram cada vez menos também, devido á empresa de publicidade que montei entretanto, que me "rouba" bastantes noites ( esta por exemplo...), e ao facto de me ter casado. Ela não acha muita piada eu ficar no jardim a noite toda e ela ficar sozinha dentro de casa ver Tv  :-D
Espero com isto, ter conseguido explicar "por alto" o tipo de observador que sou, e darem-me assim a vossa ajuda e opinião. Esqueçi-me de dizer que nas férias de Verão, gosto, e tenho levado o telescópio comigo.
O telescópio que penso ser o ideal é o Meade LXD75AT SC 8" UHTC. O que acham??

Abraços a todos e obrigado mais uma vez.

Pedro
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #8 em: Junho 05, 2007, 01:19:06 am »
Bem, para começar não tenhas complexos nenhuns, no nosso grupinho não há prepotência nenhuma e eu também só comecei em outubro, portanto também estou muito verde.

Também me casei à poucos meses mas felizmente foi com uma astrónoma amadora  :D

Estamos a pesquisar uns sítios para observação o mais próximos possíveis do grande porto. Encontramos um a cerca de 30-40 minutos de tua casa. Vamos lá algures este mês. É um miradouro a 500 metros de altura.

Em relação ao LXD75, é uma excelente escolha. É versátil. Se um dia te cansares da montagem, trocas. Se te cansares do tubo, trocas o tubo. Se quiseres um segundo telescópio, por exemplo um refractor apocromático, podes usá-lo nessa mesma montagem. Se tiveres uma garagem ou um abrigo de jardim onde o possas pôr é o ideal. Principalmente se o conseguires colocar sobre uma plataforma com rodas, para poupar no tempo de montagem. Eu demorava cerca de 20-30 minutos a montar tudo pq nao tinha essa hipótese. Agora com o meu quase-completo-observatório não vou demorar tempo nenhum! MWHUHHAHHAHAAHA!   :sunny:  (JaClerigo, é preciso um smile maquiavélico no fórum!)

Aproveito para recomendar mais um acessório:
- buscador led http://www.gem51.com/verproduto.php?id=408&fam1=1
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Pedro99

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 63
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #9 em: Junho 05, 2007, 01:24:06 am »
Não tens fotos desse teu quase-completo-observatório?? :-D
Depois diz então o dia e o local. ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #10 em: Junho 05, 2007, 10:17:46 am »
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Pedro99

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 63
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #11 em: Junho 05, 2007, 10:56:00 pm »
Só mais uma pergunta  :-D
O alinhamento do LXD75 é tão fácil como a do meu atx 70?
É  que nunca exprimentei uma montgem destas...

Obrigado
Pedro
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Comparação
« Responder #12 em: Junho 06, 2007, 12:01:50 am »
Olá Pedro.

Eu tive um percurso semelhante e apesar de não ser nada complicado colocar uma montagem equatorial em estação, as primeiras vezes serão complicadas. Contudo, há que verificar sempre se a data, hora, coordenadas do local e se o modo de hora de Verão estão correctamente configuradas no Autostar.

O LXD75 não tem nada a ver com o ETX70, já que o primeiro usa uma montagem equatorial e o ETX70 é de garfo alt-azimutal, no entanto, partindo da "home position" (telescópio alinhado com o pólo celeste e montagem bem equilibrada) os métodos de alinhamento são muito semelhantes. O LXD75 ainda tem a possibilidade de alinhar a 3 estrelas, mas normalmente duas é mais que suficiente.
Se ao fim de várias tentativas em que tudo parece ter sido feito conforme mandam as regras e mesmo assim os erros de apontamento persistem, há que considerar outras possibilidades, tais como desalinhamento do buscador polar ou falta de paralelismo entre o tubo e o eixo de A.R. . Esta última é um pouco mais incomum que a primeira.
Mas para já, é tentar alinhar e esperar que tudo corra bem.  :geek:

...e como bem disse o amigo Miguel Lopes, quando vier cá abaixo ao Algarve, provavelmente de férias  ;-) , não se esqueça de visitar cá o pessoal do GOAAA.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #13 em: Junho 06, 2007, 09:15:55 am »
Citação de: "froid99"
O que se faz normalmente neste tipo de encontros? Pergunto isto, pois os meus  conhecimentos em astronomia são minimos, e não quero ser um "fardo" para o  grupo  :?
Bom, em geral, começa-se por fazer uma apresentação do pessoal.. A partir daí tudo pode acontecer, desde convites ou perguntas a espreitar pelos vários telescópios, até alguém mostrar a outras pessoas variados objectos. Isto por acaso é importante, porque é aqui que o pessoal começa a aprender uns truques para ver os objectos.. "Ver" não é tão simples como só "olhar" ;)

Volta-e-meia pode haver assim um ou outro gajo mais sisudo como eu, que se isola por uns valentes quartos-de-hora atrás de um retículo iluminado, convencido que tem mais jeito para aquilo que o hubble.. Mas no geral, o que o pessoal mais gosta é de partilhar as migalhas de conhecimento, na esperança que um dia todos tenham algo parecido com um bocado da bolacha original :)
Claro que o mais divertido de tudo para mim ainda é aproveitar quando o alguém vai conversar com outro e abandona o seu Dob indefeso ao relento, para eu sorrateiramente e sem autorização ir espreitar pela Nagler que lá ficou.. Depois é só fugir antes que o dono volte, ameaçador, de cadeira desdobrável na mão! :D É uma dose de adrenalina extra para ajudar a combater o sono no intervalo entre cafés..  Mas em geral até corre bem, porque nós temos sempre a desculpa que estávamos a fazer o seguimento do céu, e ele não vai ter que voltar a procurar o objecto que estava a ver :-) Já vi muito Júpiter e muita galáxias assim e tenho escapado ileso, hehe! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação
« Responder #14 em: Junho 06, 2007, 01:11:59 pm »
Olá "Freud"

presumo que o 99 é uma homenagem ao grande Vitor Baía. ;-)
Bem se moras perto do Dragão, esqueces as observações em noites de jogos... 8)
Em noites normais do Porto, não se vêem estrelas no céu, como nos conta o nosso Rui Veloso  :(|  pelo que provavelmente o teu jardim não se vai assemelhar de certeza à ponte da Enterprise... o que pode ser decepcionante; coisa que uns bons filtros OIII ou UHC poderão minimizar, mas mesmo assim...

Estando situado tão perto da luminosa toca do dragão, ficas limitado em termos de céu, consoante a tua casa esteja a N, S, E ou O da cidade, o que pode também limitar as observações...
O LXD75 8" parece ser uma excelente opção, porque permite-te montar/desmontar e arrumar/desarrumar no carro facilmente para te pores ao caminho e juntares-te a essa malta porreira aí de cima, para umas sessões de observação.

Entretanto, parece que alguns de nós passamos férias na colónia inglesa ALLGARVE (God damn, what the hack does garve mean???  :-D  This darn tugas always adding up foreign words to our beloved english mother "tongue", and especially in our country) pelo que temos que combinar um encontro de AA's, quanto mais não seja para bebermos uns canecos!

Citação de: "Fil"
Já vi muito Júpiter e muita galáxias assim e tenho escapado ileso, hehe! :)
Hum!!!!!!
Essa não é para divulgar, pois assim começa a haver fila junto desses OTA's o que alerta o dono :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Comparação
« Responder #14 em: Junho 06, 2007, 01:11:59 pm »