Autor Tópico: Descoberto exoplaneta 70 por cento maior do que Júpiter  (Lida 3338 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SECO

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Descoberto exoplaneta 70 por cento maior do que Júpiter
« em: Agosto 07, 2007, 04:26:07 pm »
Uma equipa de astrónomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) acabou de identificar um novo exoplaneta, ou seja, um planeta que está para lá do nosso sistema solar. A descoberta só por si já seria um feito, mas a notícia não é bem essa: a novidade é que o TrEs-4 é o maior planeta alguma vez identificado para lá do Sol, 70 por cento maior do que o gigante do nosso sistema solar, Júpiter.

Segundo a equipa, que divulgou a sua descoberta na última edição da revista "Astrophysical Journal", o novo gigante situa-se na constelação de Hércules e foi descoberto no âmbito do projecto Transatlantic Exoplanet Survey (TrEs), que acabou por lhe dar o nome. Este projecto é formado por uma rede de telescópios localizados nos estados norte-americanos da Califórnia e do Arizona e nas ilhas Canárias, em Espanha.

O planeta orbita a estrela GSC02620-00648, a 1435 anos-luz da Terra. Está a sete milhões de quilómetros da sua estrela, o que, parecendo muito, é ainda assim suficiente para que o planeta atinja temperaturas na casa dos 1300 graus celsius.

"É o maior explaneta conhecido até hoje", disse Georgi Mandushev, do Observatório Lowell, ao site da BBC News, resumindo o grande interesse desta descoberta. É tão grande que os cientistas têm dificuldade em estudá-lo recorrendo aos actuais modelos científicos para a análise de planetas. "Continuamos a ser surpreendidos com o tamanho que os planetas podem atingir", disse por sua vez Francis O'Donovan, do Caltech.

Para a equipa, o estudo destes exoplanetas e das suas proporções serve também o estudo dos planetas do nosso sistema solar: "Se conseguirmos explicar as dimensões destes gigantes no seu ambiente, vamos também compreender melhor o nosso próprio sistema solar", disseram.

Fonte: PUBLICO.PT
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Diogo Lucas

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Descoberto exoplaneta 70 por cento maior do que Júpiter
« Responder #1 em: Agosto 09, 2007, 09:32:37 am »
Já repararam que normalmente os planetas gasosos estão todos pertos da estrela do seu sistema? Será que na maioria dos casos é assim? ou estaremos nós num sitema "especial"?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Descoberto exoplaneta 70 por cento maior do que Júpiter
« Responder #1 em: Agosto 09, 2007, 09:32:37 am »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Descoberto exoplaneta 70 por cento maior do que Júpiter
« Responder #2 em: Agosto 09, 2007, 04:39:08 pm »
Eu acho que ainda é cedo para tirarmos conclusões a esse nível.. em especial porque os planetas gasosos são também maiores, e por serem maiores são mais facilmente detectados (ou por outras palavras, até há um ou dois meses atrás eram os únicos detectáveis).. O estarem lá perto, também está relacionado com a forma de detecção dos exo-planetas usada, por observação do trânsito, para confirmação da descoberta do dito..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Descoberto exoplaneta 70 por cento maior do que Júpiter
« Responder #3 em: Agosto 09, 2007, 07:08:12 pm »
Citação de: "Fil"
Eu acho que ainda é cedo para tirarmos conclusões a esse nível.. em especial porque os planetas gasosos são também maiores, e por serem maiores são mais facilmente detectados (ou por outras palavras, até há um ou dois meses atrás eram os únicos detectáveis).. O estarem lá perto, também está relacionado com a forma de detecção dos exo-planetas usada, por observação do trânsito, para confirmação da descoberta do dito..
Acho que por trânsito apenas um foi descoberto. O resto tem sido por flutuações da órbita da estrela
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Descoberto exoplaneta 70 por cento maior do que Júpiter
« Responder #4 em: Agosto 09, 2007, 10:54:46 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Citação de: "Fil"
Eu acho que ainda é cedo para tirarmos conclusões a esse nível.. em especial porque os planetas gasosos são também maiores, e por serem maiores são mais facilmente detectados (ou por outras palavras, até há um ou dois meses atrás eram os únicos detectáveis).. O estarem lá perto, também está relacionado com a forma de detecção dos exo-planetas usada, por observação do trânsito, para confirmação da descoberta do dito..
Acho que por trânsito apenas um foi descoberto. O resto tem sido por flutuações da órbita da estrela

Por acaso não sei quantos foram ao certo por trânsito mas tenho a certeza que um foi... e julgo que houve um (até talvez mais não sei ao certo) que foi por diferença de magnitude de uma estrela...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Descoberto exoplaneta 70 por cento maior do que Júpiter
« Responder #5 em: Agosto 10, 2007, 03:21:35 pm »
Citação de: "TiG"
e julgo que houve um (até talvez mais não sei ao certo) que foi por diferença de magnitude de uma estrela...
Pois, isso é o "trânsito", em princípio.. É dar-se o trânsito e reparar-se na diferença de brilho da estrela mãe..

Mas segundo o "The Extrasolar Planets Encyclopaedia", até à data há confirmados 249 planetas extra solares, dos quais:
- 4 foram descobertos por fotografia directa (imaging)
- 4 foram descobertos pelo efeito de lente gravitacional ("microlensing")
- 24 por trânsito
- 213 pelo método da velocidade radial.

Os 4 planetas que faltam para os 249, são "planetas pulsars".. Esta não sabia eu que podia haver :P

Estes são os planetas que se conhecem, i.e. publicados, até à data...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Descoberto exoplaneta 70 por cento maior do que Júpiter
« Responder #6 em: Agosto 10, 2007, 04:37:34 pm »
Citação de: "Fil"
Citação de: "TiG"
e julgo que houve um (até talvez mais não sei ao certo) que foi por diferença de magnitude de uma estrela...
Pois, isso é o "trânsito", em princípio.. É dar-se o trânsito e reparar-se na diferença de brilho da estrela mãe..

Ya pois é... Tive mesmo mal.. :P LOL

O método da velocidade radial é o do comprimento de onda de luz  ou o desvio para o azul certo?
E o do efeito da lente gravitacional é devido a distorção que o corpo provoca no espaço-tempo correcto?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Descoberto exoplaneta 70 por cento maior do que Júpiter
« Responder #7 em: Agosto 10, 2007, 04:42:08 pm »
Citação de: "TiG"
O método da velocidade radial é o do comprimento de onda de luz  ou o desvio para o azul certo?
E o do efeito da lente gravitacional é devido a distorção que o corpo provoca no espaço-tempo correcto?
Rapidamente explicando, é isso sim :)
Um tem a ver com a variação da velocidade a que algo se aproxima ou afasta de nós; o outro tem a ver com estrelas mais longínquas parecerem mudar de posição porque uma massa pesada passou à nossa frente.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Descoberto exoplaneta 70 por cento maior do que Júpiter
« Responder #7 em: Agosto 10, 2007, 04:42:08 pm »