Autor Tópico: Misteriosas ondas rádio em Titan  (Lida 2582 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline NMS

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Misteriosas ondas rádio em Titan
« em: Junho 05, 2007, 11:55:08 am »

Crédito da imagem: ESA

A sonda Huygens mediu a condutividade eléctrica da atmosfera de Titan. Os resultados ajudaram a estabelecer um novo método de investigação das camadas da superfície de Titan. Este método pode levar á confirmação ou não da existência de um oceano á superfície.

O sensor PWA (Permittivity, Waves and Altimetry ) da Huygens detectou uma uma onda rádio de frequência baixa (ELF) durante a descida até á superfície. A oscilação desta onda é muito lenta para uma onda rádio, apenas 36 vezes por segundo. E aumentou ligeiramente na frequência enquanto a sonda alcançou alturas mais baixas.

Se a equipa de investigadores do PWA provar que este facto se deve a fenómenos naturais e não á forma como o instrumento funciona, então terão descoberto uma nova forma de analisar não só a atmosfera de Titan mas também a sua superfície.

As únicas ondas do tipo ELF até agora detectadas provêm da Terra. Estas ondas são reflectidas pela superfície terrestre e pela ionosfera (camada da atmosfera com rarefeito, onde maior parte das partículas estão carregadas electricamente). Isto faz com que a atmosfera terrestre funcione como uma "caixa de sons" onde algumas ondas são amplificadas e outras desaparecem.

No entanto, em Titan, a superfície é pouco reflectora devido á baixa conductividade e por isso as ondas penetram no seu interior.

"The wave could have been reflected by the liquid-ice boundary of a subsurface ocean of water and ammonia predicted by theoretical models," diz Fernando Simões, CETP/IPSL-CNRS, França, e membro da equipa PWA.


Se Simões estiver correcto, a correcta modulação de como ocorre a ressonância das ondas ELF na superfície de Titan, pode confirmar a existência de um oceano na superfície e a que profundidade se encontra.

Uma coisa é certa, ainda há muito que investigar!

Para ler o restante artigo pode consultar a página
http://www.esa.int/SPECIALS/Cassini-Huy ... R1F_0.html

Fonte: http://eumesmo.nireblog.com/

Saudações
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Misteriosas ondas rádio em Titan
« em: Junho 05, 2007, 11:55:08 am »