Autor Tópico: [OBSERVACAO] À Noite com as Estrelas { 14/07/2007 }  (Lida 1696 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
[OBSERVACAO] À Noite com as Estrelas { 14/07/2007 }
« em: Julho 10, 2007, 07:09:28 pm »
À Noite com as Estrelas - Observação Astronómica
Observação astronómica para identificar as constelações de Verão.
Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, Castro Verde

O universo ou mundo é tudo o que existe e que, de uma forma ou de outra, directa ou indirectamente, se pode observar. O homem é apenas uma pequena parte do universo. Mas é a única parte (pelo menos tanto quanto sabemos) que coloca perguntas sobre o universo e que encontra respostas a algumas delas. Outras questões continuam por responder . . .

Com esta observação astronómica é dada a hipótese aos participantes de aprenderem a identificar as constelações do Zodíaco do céu nocturno e, também, estrelas isoladas, como a Estrela Polar, planetas do Sistema Solar e alguns fenómenos espaciais que ocorrem com alguma frequência no universo. Esta sessão será acompanhada de uma perspectiva histórica que nos revela os motivos por trás da actual denominação de certas constelações e estrelas, o que facilita a memorização e compreensão. Para além disto, ainda serão distribuídos mapas celestes de leitura facilitada para complementar as sessões e servir como recordação numa próxima oportunidade que os participantes voltem a olhar o céu.

* Máximo Ferreira, é actualmente responsável pelo Sector de Astronomia do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (MCUL). Para além de sessões públicas de observação do céu real, programa e conduz as sessões de planetário dedicadas a estudantes, elabora e lecciona cursos de Introdução à Astronomia ministrados no Museu. Executa projectos integrados no Programa Ciência Viva e desenvolve - em parte do país - o Programa Astronomia no Verão.


Programa:

22:00 - Sessão de Astronomia com o Professor Máximo ferreira (a confirmar)*
24:00 - Tertúlia das Estrelas : Histórias vindas dos cometas (histórias contadas com a colaboração dos participantes) acompanhadas de chá e de bolinhos vindos da galáxia.

Organização: LPN - Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho
Colaboração: CMCV e Centro Ciência Viva do Algarve

Contactos para inscrições e informações:
Telefone/Telemóvel: 286328309
Fax: 286328309
E-mail: lpn.cea-castroverde@lpn.pt

[attachment=0:a4b9f]cartaz_observacaoastronomica2007.JPG[/attachment:a4b9f]
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: [OBSERVACAO] À Noite com as Estrelas { 14/07/2007 }
« Responder #1 em: Julho 20, 2007, 11:02:22 am »
...E que bela noite foi, apesar da humidade que se fez sentir a partir do meio da sessão. Eu e os restante monitores fomos muito bem recebidos pelo pessoal ligado à LPN. Obrigado a elas.  :D
Sem dúvida que o Alentejo tem excelentes ceús, mas mesmo este no meio de uma grande herdade já está a começar a ficar ameaçado pelas luzes tanto de Castro Verde, mas mais supreendentemente de uma outra pequena localidade situada a Nordeste desta. Concerteza que a forte humidade e uma fina camada de nuvens altas contribuiram para a luminosidade que se via perto do horizonte.

P.S.: Apesar do programa (não sei se oficial ou não) mencionar a colaboração do Prof. Máximo Ferreira, de facto assim não o foi, ficando exclusivamente a iniciativa a cargo da LPN/Câmara Municipal de Castro Verde/Centro Ambiental e do CCVA.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: [OBSERVACAO] À Noite com as Estrelas { 14/07/2007 }
« Responder #1 em: Julho 20, 2007, 11:02:22 am »