Autor Tópico: Que Equipamentos Tens? (AQUI)  (Lida 39035 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #105 em: Agosto 29, 2009, 04:14:05 pm »
Bem! Aproveitei para fazer uma actualização a verde da minha lista de equipamentos. pág. 3  ;-)

Cumprimentos
« Última modificação: Agosto 30, 2009, 02:03:58 pm por dUbeni »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline bruno_belchior07

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #106 em: Agosto 29, 2009, 04:53:34 pm »
Ola dubeni obrigado. Eu esto a pensar em comprar os seguintes equipamentos nao para ja mas sao estes: http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... 1&fam2=12- uma lente barlow; http://www.gem51.com/verproduto.php?id=1739&fam1=1. esta ocular pa ver o campo profundo; e esta ocular pa ver melhor os planetas-http://www.gem51.com/verproduto.php?id=128&fam1=1.
Gostava de saber a tua opnião. O que achas?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #106 em: Agosto 29, 2009, 04:53:34 pm »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #107 em: Agosto 29, 2009, 06:19:17 pm »
Citação de: "bruno_belchior07"
Ola dubeni obrigado. Eu esto a pensar em comprar os seguintes equipamentos nao para ja mas sao estes: http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... 1&fam2=12- uma lente barlow; http://www.gem51.com/verproduto.php?id=1739&fam1=1. esta ocular pa ver o campo profundo; e esta ocular pa ver melhor os planetas-http://www.gem51.com/verproduto.php?id=128&fam1=1.
Gostava de saber a tua opnião. O que achas?
Olá bruno_belchior07,
Primeiro, acho que não sou a pessoa melhor para te responder às tuas dúvidas, e tens temas apropriados aqui no forum, tipo Dúvidas na compra em equipamentos.
Segundo, não vejo motivo para que tenhas escolhido 2 oculares tão parecidas, 42mm e 40mm, acho que basta uma de baixa ampliação, estas oculares apesar de não serem grandes angulares permitem observar um campo mais alargado do céu, o que é bom quando os objectos são extensos.
Se o teu Celestron 114 é o modelo que eu penso tem 1000mm de distância focal, f8.77, o que implica que terás uma ampliação de 23,8x para a de 42mm e 25x para a de 40mm, dir-se-ía que a diferença é redundante, e neste caso escolheria a primeira 42mm, por ter uma qualidade superior, mas atenção para isso é necessário que tenhas um focador que aceite oculares de 2".
Para veres os planetas tens por exemplo as Ortoscópicas e outras oculares planetárias mais adequadas e com menor distância focal. ;-)

Céus limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #108 em: Agosto 29, 2009, 11:49:50 pm »
Actualizado.O meu C8 com uma denkmeier powerswitch S2
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #109 em: Setembro 04, 2009, 01:23:51 pm »


O meu é este.. Isto é alguma coisa de jeito? :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #110 em: Setembro 04, 2009, 03:34:43 pm »
Melhor que nada. Esses KONUS, se o utilizador não for um "zero à esquerda", ainda permitem ver algumas coisas interessantes. A correcta montagem da montagem equatorial é essencial. Conhecimento do funcionamento da esfera celeste e seu sistema de coordenadas também, e por fim, saber usar os circulos graduados para permitir encontrarmos objectos de ceu profundo.
Pouca coisa...  ;-)

P.S.: Em telescópios de pequena abertura eu tomo sempre como referência o meu primeiro telescópio, um ETX-70. Ele permitiu-me ver muita coisa mesmo apesar dos seus "diminutos" 70mm. Galáxias do tipo M81 / M82 são alvos fáceis, e algumas como a M31 são um espanto. Grandes nebulosas também se conseguem facilmente, e, utilizando um filtro OIII, até algumas mais "complicadas", são possíveis.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #111 em: Janeiro 28, 2010, 02:24:07 pm »
O meu equipamento foi-me oferecido há alguns anos, mas só agora tou a utilizar...
Segundo o que li na net, não é grande coisa, mas espero poder utilizá-lo o melhor possivel... :)
Pelo menos até poder comprar algo um pouco melhor...

Bluesky BT600
Abertura: 60mm
Distância Focal: 700mm
Lentes: 20mm, 12,5mm e 4mm
1 barlow 3x
prisma azimutal
erect eyepiece 1,5x
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline andre saldanha

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #112 em: Maio 17, 2010, 10:52:43 pm »
Boas , comprei este equipamento ha pouco tempo

TravelMax 90 Tubo Óptico da Skywatcher ( Maksutov )

-diametro : 90 mm (3.5")
-focal : 1250 mmF/13.9
-Diagonal 90º
-buscador : Starpointer
-Montagem Equatorial
-Tripé : Pentaflex
- 2 Oculares : Super 20 Long Eye Relief e Super Plossl 10 MM Multi Coated 52º

e Binóculos que tb dão muito jeito ;


Uploaded with ImageShack.us

Cumps .
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #113 em: Junho 10, 2010, 12:20:20 am »
Bem,vou fazer aqui um update aos equipamentos que tenho actualmente.Continuo com o C8 mas com ourta montagem,-a nexstar e um dobson feito por mim com um 8" da skywatcher
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #114 em: Junho 13, 2012, 09:46:11 pm »
Bem, acho que já é altura de fazer uma actualização do meu equipamento!
Aqui vai:
Williams Optics FLT 132 mm
Montagem Celestron Cgem  Go-To
Ocular Tele Vue Panoptic 35mm
Ocular Celestron Axiom 31 mm
Ocular Tele Vue Nagler 20 mm
Ocular Tele Vue Nagler 12 mm
Ocular Tele Vue Nagler 7 mm
Barlow Tele Vue 5 X
Barlow Klee 2,8 X
Filtro 2" CLS Astronomik
Filtro 1,25" IR & UV
Redutor Focal 0,5 X
Phillips webcam SPC 900 NC
Red Dot Finder
Bateria portátil

Acho que é tudo......por agora ;D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joaquim candeias

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #115 em: Fevereiro 24, 2013, 10:15:55 am »
Olá a todos,
Julguei que haveria mais pessoas por estes fóruns (com mais razão neste que será talvez um dos, senão o maior aqui em Portugal).
Parece que há poucos entusiastas de astronomia/telescópios por cá.
Gostaria de dizer que o meu material de astronomia nem sei bem qual é: passei a vida toda (tenho 58a) a juntar material óptico. Gosto mais de óptica que de astronomia (sou literalmente fanático), sendo a astronomia apenas um complemento da óptica. Tenho dezenas de objectivas (incl. russas, inglesas, de refracção e reflexão), muitos telescópios  (o maior um dobson de 400mm orion optics 1/8lamb. mas a maioria chineses, que importei, em que com cada três se faz um razoável, eliminando ora um primário, ora um secundário), 4 ou 5 binóculos e sacos com dezenas (mesmo) de oculares (maioritariamente ploss). Numa visita a Moscovo comprei material que foi um problema para deixarem sair, mas uma notita resolveu a questão. Tenho consciência de que algum do material é lixo, mas tenho pena de deitar fora.
 Cheguei a fazer alguns, ensinado por um senhor que orientava as sessões no planetário (chamava-se Joaquim Garcia- os da minha idade certamente conheceram).
Passei anos a correr ferros-velhos a comprar material militar com elementos ópticos que depois desmontava (só telémetros com 4m desmontei uns três ou quatro) para retirar vidros (muitos planos a 1/10lamb) e lentes/objectivas, prismas etc. Não falhava uma feira da ladra onde aparecia muito material óptico... enfim, uma vida de coleccionador maluquinho das ópticas.
Cheguei a ensinar um grupo de miúdos da minha rua a fazer telescópios mas, na hora de aluminizar, foi sempre um problema.
Ainda não perdi a esperança de ter uma máquina de vácuo para juntar ás máquinas de fazer óptica que tenho (feitas por mim), embora algumas eternamente à espera de ser acabadas.
 Muitos vidros altamente planos têm o problema de ser em vidro óptico que é mais macio, por isso comprei um padrão plano («1/10 lambda) em zerodur com 150mm.
Estive alguns anos arredado, mas parece que o "bichinho" que atrai para as estrelas está de novo a despertar.
Desculpem a longa explanação. É pena não haver mais entusiastas de óptica. Se, por exemplo, na Marinha Grande houvesse alguns, (com os artistas vidreiros) talvez tivéssemos vidros com estrutura leve para fazermos telescópios com dimensões mais a sério (1m?) ;)
Boa saúde  para todos.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #116 em: Fevereiro 24, 2013, 04:40:59 pm »
Olá Joaquim, seja bem vindo ao fórum!
Concerteza este é um dos fóruns Portugueses de astronomia mais conhecidos, mas infelizmente, e eu acho que por culpa o Facebook, não tem a participação de outrora!
Naquilo que menciona, tem toda a razão, não existem muitos entusiastas de òtica em Portugal, penso eu que se deverá à invasão de produtos "Chineses", baratos, e que retiram muita da vontade e do entusiasmo em construir um instrumento de observação.
Os primeiros telescópios que tive, fui eu que os construí, com a excepção da óptica, simplesmente porque na altura ( + de 25 anos ) , nem sabia o método, nem sequer sabia aonde poderia comprar os materiais para o fazer, hoje em dia tudo é mais fácil, principalmente com o advento da internet, onde é fácil de encontrar tudo o que necessitemos, mas enfim...
No entanto, tenta-se pelo menos manter vivo o interesse pela astronomia, que já é bastante importante.
Um abraço  :D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« Responder #116 em: Fevereiro 24, 2013, 04:40:59 pm »