Autor Tópico: [ASTROFESTA] XIII Astrofesta {4, 5 e 6/08/2006}  (Lida 13277 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
[ASTROFESTA] XIII Astrofesta {4, 5 e 6/08/2006}
« em: Junho 01, 2006, 06:26:42 pm »
Olá a todos,

próxima Astrofesta, edição de 2006, será realizada em Proença-a-Nova, nos dias 4, 5 e 6 de Agosto de 2006.

Todos os detalhes que venham a ter deste encontro nacional, coloquem aqui neste tópico.

Citar
XII Astrofesta

Proença-a-Nova (Aeródromo/Centro Ciência Viva)

4, 5 e 6 de Agosto de 2006

A Astrofesta vai já na sua 13º Edição. Foram 12 anos consecutivos marcados pela partilha de conhecimentos e pelo espírito da Astronomia.
Foram muitos os que, ao longo dos anos, puderam desfrutar deste encontro nacional de Astrónomos Amadores. Foram também muitos aqueles que, à custa do evento, puderam iniciar-se como observadores do céu. No fundo o que se espera é poder continuar a realizar nos próximos anos este evento que tem por objectivo chegar o mais possível a todas as regiões (com céus escuros e transparentes) de Portugal.
A edição deste ano vai realizar-se nos dias 4, 5 e 6 de Agosto (observações nas noites de Sexta-feira e Sábado) em Proença-a-Nova. No local há condições para pernoitar em acampamento e nas várias unidades hoteleiras.


Programa: (em actualização)

4/8/06 (Sexta-feira)
21.30 - "Letras, Números e Símbolos em Astronomia" (Máximo Ferreira – MCUL/CCVCONSTÂNCIA)
22.00 – "Um Passeio pelo Céu Real - Formas e Histórias das Constelações" (Máximo Ferreira – MCUL/CCVCONSTÂNCIA)
- Observações de objectos celestes (pela noite fora).

5/8/06 (Sábado)
15.00 – Abertura Oficial
15.30 – História das Astrofestas (Máximo Ferreira – MCUL/CCVCONSTÂNCIA)
16.00 – Observações do Sol
16.00 – "Vida no Universo" (Carlos Oliveira - UNIVERSIDADE DO TEXAS)
16.45 – Título a designar (Jorge Fonte – Astrotaipas)
17.30 – “Os pioneiros do Espaço” (José Matos – FISUA)
18.15 – “O Espaço Interestelar – Desde fontes galácticas até à formação estelar” (Miguel Avillez - Univ.Évora/Univ. Viena)
19.00 - "Registo fotográfico de superfícies planetárias" (Paulo Casquinha)
19.45 – “Telescópios” (Pedro Ré – APAA)
20.30 – “Alguns resultados de Astronomia de Quintal” (Rui Gonçalves – 938 Linhaceira, Tomar)
21.15 – Profundidade de crateras e alturas de Montanhas Lunares (António Cidadão - APAA)
21.15 – Início das observações de objectos celestes
22.00 – "O Observatório Astronómico de Lisboa na História da Astronomia Portuguesa" (Pedro Raposo - OAL/Centro de História das Ciências da UL)
23.00 - "Coordenadas Celestes" (João Paulo Vieira – ORION)
24.00 – Mistérios do Universo (José Matos – FISUA e Carlos Oliveira – Univ Texas)

6/8/06 (Domingo)
00:00 às 07:00 Observações de objectos celestes

Inscrições e/ou informações:
Email: mailto:info@constancia.cienciaviva.pt
Telef: 249739066
Fax: 249739084


* Participação gratuita
* Organização: Centro Ciência Viva de Constância, Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
« Última modificação: Agosto 07, 2006, 11:26:52 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 01, 2006, 10:21:22 pm »
Excelente informação jclerigo.
Gostei do pormenor da sinalização do local no GeoRef :D
Quem quiser saber precisamente onde fica esta terra já sabe onde pesquisar com facilidade :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 01, 2006, 10:21:22 pm »

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 02, 2006, 09:37:50 am »
De facto a Georeferência é mesmo uma excelente ideia  :)

Permite-nos saber onde estão as coisas e com bastante promenor  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 02, 2006, 03:04:18 pm »
Olá no ano passado fui à minha 1ª Astrofesta em Melgaço e gostei muito. O local era muito bonito e a noite(sexta para sabado) foi muito bem passada.

O que eu queria saber é onde podemos passar a noite(ou o dia :) ) em Proença-a-Nova. No site da astrofesta em 2005 podiamos consultar a secção de alojamento. Este ano vai haver informação nesse sentido?

abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 03, 2006, 11:04:47 am »
Nunca participei neste evento mas lá estarei em Proença-a-nova para me estrear nessas andanças :D . Gostava de saber mais pormenores sobre a festa...Ha algum site em que nos forneçam o programa de actividades e outros pormenores mais específicos? Obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 03, 2006, 02:21:52 pm »
Boas!!!
As tantas inda lá irei à astrofesta  :D... também será a 1ª vez q participarei numa evento desses...
Podiam dizer como e q é o programa das "festas"....

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Astrofesta 2006
« Responder #6 em: Junho 04, 2006, 10:10:00 am »
Ola a todos!
Para os interessados e eventualmente estreantes nestas andanças, a Astrofesta este ano vai ser como sabem em Proença-a-Nova (+/- centro do Pais finalmente!!! ) nos dias 4, 5 , e 6 de Agosto.

Não existe ainda um programa detalhado, pelo menos que saiba, o que tb é natural pois só mais perto do evento é que se costuma ter a certeza de quem vai participar nas palestras.

No entanto para quem nunca foi  o "ritmo" de um evento destes é +/- o seguinte:

1º dia (sexta feira) chegada dos participantes mais para o fim do dia, pois a actividade principal sera mesmo só a observação, que normalmente vai até altas horas da madrugada dependendo, das condicoes atmosfericas e do nº de observadores obviamente.

2º dia (Sábado) é o mais forte em termos de participação.
Durante o dia há lugar á palestras muito interessantes, worshops, observação ao Sol, mostra de equipamentos, barraquinha de comes e bebes, lojas de venda de artigos de astronomia etc.
á noite observação até romper o dia para os mais resistentes.

3º dia  (domingo) so actividades da parte da manha, com encerramento da astrofesta, por vezes passeio pela zona turistica do local normalmente organizados pelas camaras municipais almoço e regresso a casa.

Penso que ja ficaram com uma perpectiva +/- do evento

Cumprimentos
« Última modificação: Junho 04, 2006, 02:32:32 pm por Carlos Reis »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Junho 04, 2006, 10:33:11 am »
Obrigado pelas informações, Carlos  :D. Pois é. vou ponderar aparecer lá em Agosto. O programa parece-me interessante, porque proporciona não só as observações como o convívio e a aprendizagem...Só uma questão: É necessário cada um levar o seu equipamento? Ou há equipamento disponível para utilizar? Obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Junho 04, 2006, 02:09:19 pm »
Citação de: "Miguel G"
Obrigado pelas informações, Carlos  :D. Pois é. vou ponderar aparecer lá em Agosto. O programa parece-me interessante, porque proporciona não só as observações como o convívio e a aprendizagem...Só uma questão: É necessário cada um levar o seu equipamento? Ou há equipamento disponível para utilizar? Obrigado

Não tenho a certeza pq tb nunca fui a nenhuma festa deste género mas acho q não é estritamente necessário levares equipamento. Há sempre mts e bons telescópios onde poderás experimentar. No entanto, a vantagem de levares o teu próprio equipamento é o facto de poderes observar sempre q quiseres sem estar dependente da disponibilidade dos outros teles.
Cumps :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Junho 04, 2006, 02:31:52 pm »
Boas! Sim, tens razão! So tava a perguntar pq acho que nao é necessário nem vale a pena levar o meu pequeno newtoniano que irá destoar com os vossos canhoes!!Embora tenha a vantagem de o poder utilizar permanentemente  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Astrofesta 2006
« Responder #10 em: Junho 04, 2006, 02:41:30 pm »
ola outra vez !

podes e deves levar o teu equipamento, mesmo que seja pequeno. o que conta é a participaçao.

São raros os grandes "Canhoes" que la´aparecem,  a maior parte do pessoal leva pequenos telescopios, faceis de transportar e arrumar.

As grandes "maquinas" normalmente ficam em casa por ou serem de dificil  transporte ou por estarem em sistemas fixos.

Contudo de em vez em quando lá aparece um "monstro" entre 16" e 20" o que normalmente faz a delicia dos presentes, confirmando-se pelas longas filas de pessoal á espera da sua vez para observar :-)

cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Carlos Reis »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Julho 03, 2006, 02:44:54 am »
Boas, gostaria de saber se já existe uma página web específica sobre este evento...obrigado :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Julho 03, 2006, 08:55:36 am »
A que conheço é esta, do Acácio Lobo: http://alobo.astrosite.net/encontro2006.htm
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 03, 2006, 01:23:39 pm »
Sim, ja conhecia este site mas esse é o da festa "Astrovide" e eu estou-me a referir à "Astrofesta 2006", a realizar nos dias 4, 5 e 6 de Agosto :) .
Obrigado na mma! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #14 em: Julho 10, 2006, 04:14:22 pm »
Citação de: "rapidix"
Boas!!!
As tantas inda lá irei à astrofesta  :D... também será a 1ª vez q participarei numa evento desses...
Podiam dizer como e q é o programa das "festas"....

Cumps.


Aqui vai o link para o Centro de Ciência Viva de Constância. Está lá tudinho. Também espero ir. tenho um carinho especial por esta idea de Proença-a-Nova receber a Astrofesta 2006.

http://constancia.cienciaviva.pt/home/g ... noticia=30

Em relação a uns posts acima, onde raio é que voces veêm georeferenciação ??? estou farto de dar voltas ao tópico e não encontro.

De qualquer forma aqui fica mais uma info ( espero não estar a dizer nenhum asneira ) As observações centrar-se-ão no Pista ( aerodromo )das Moitas, talvez uns 5 kms da vila de Proença-a-Nova, pelo IC8

Alojamento têm a estalagem das Amoras que recentemente integrou as rede das Pousadas de Portugal ( http://www.estalagemdasamoras.com/ ), sendo esta a escolha mais "luxuosa" ( = + cara )  e de resto têm por exemplo a residencial "O Francês" entre outros que não me lembro agora.

O site da CMPN está em  http://www.cm-proencanova.pt
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

(sem assunto)
« Responder #14 em: Julho 10, 2006, 04:14:22 pm »