Autor Tópico: SpaceProbe 130ST EQ  (Lida 3460 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline sssilva

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
SpaceProbe 130ST EQ
« em: Agosto 08, 2007, 10:43:01 am »
Olá a todos!

O meu nome é Samuel Silva e o meu interesse pela astronomia começou há talvez uns 5 anos. Desde então tenho feito alguma observação a olho nu ou em saídas de grupo usando o newtoniano de 114mm de um amigo (e eventualmente algo maior em saídas com outros grupos / astrofestas).

Cheguei àquela altura em que quero comprar um equipamento para mim para não estar dependente de terceiros e poder evoluir no seu manuseamento explorando as sua capacidades. Poder estar em casa e de repente: "Deixa cá ir ver como anda aquilo lá em cima!". Assim sendo estabeleci algumas linhas orientadoras  :D :

- Razoável Portabilidade
- Preço máximo próximo de 300€
- Abertura maior que 114mm para trazer algum valor acrescentado ao que eu estou mais habituado
- Possibilidade de ir adicionando equipamento ao longo do tempo: motorização, etc.
- Possibilidade de observar de tudo um pouco: lua, planetas, deep sky

Assim sendo, tenho lido algumas coisas, procurado algumas revisões e cheguei a um modelo: o Orion SpaceProbe 130ST EQ.

Se tivessem algum tempo para me responder neste mês de férias  :) gostava de saber a vossa opinião sobre este equipamento. O único "problema" que vejo neste momento é ultrapassar ligeiramente o meu orçamento inicial...
A razão que me leva a optar pelo "short tube"  (em relação ao modelo normal) é a portabilidade, embora me pareça que sendo um telescópio mais rápido pode também trazer-me algumas vantagens na observação devido ao maior campo. Estarei correcto? Ou o modelo normal é preferível por alguma razão? (A diferença de preço já dava para um motor ou uma barlow e ainda sobravam uns trocos :) ).

Acham que é um opção acertada ou conhecem algum modelo que possa ser uma alternativa? (de preferência menos onerosa em termos monetários :))

Desculpem o longo post e obrigado pela atenção que me possam dispensar.

Samuel
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SpaceProbe 130ST EQ
« Responder #1 em: Agosto 08, 2007, 11:55:42 am »
Olá,

antes de mais bem vindo ao fórum!

vou directo ao assunto! Aconselho-te a passares os olhos por este telescópio http://www.gem51.com/verproduto.php?id=41&fam1=1 É muito fácil de usar e tem uma abertura que te permite explorar mais o céu... Deduzo(pelo orçamento) que não tencionas fazer astrofotografia pelo que deves apostar o mais possível na abertura do telescópio. Nestas situações o nosso pior inimigo é a falta de dinheiro!  :-D Se já tens algum conhecimento na área da astronomia deves então escolher o melhor/maior equipamento possível para o orçamento, caso contrário deves também investir alguns €€ em livros.

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: SpaceProbe 130ST EQ
« Responder #1 em: Agosto 08, 2007, 11:55:42 am »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SpaceProbe 130ST EQ
« Responder #2 em: Agosto 08, 2007, 12:20:38 pm »
Olá Samuel. Antes de mais, benvindo ao forum.
Quando puderes, faz a tua apresentação aqui: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?f=2&t=10&start=450

Olha. Eu nunca vi nenhum desses telescópios ao vivo, mas a orion é uma marca bastante conceituada, por isso, acho que qualquer um será uma boa escolha.
Agora, não esperes é uma grande melhoria nas imagens em relação a um 114mm. O 130mm capta mais luz, claro. Mas visualmente, a diferença não será muita. Penso que para veres uma melhoria clara nas imagens, terias de ir  para algo como 150mm de abertura pelo menos.
Para melhoria clara na qualidade de imagem, não encontrarias melhor relação qualidade/ preço do que o dob que o amigo Roger Crespo indicou. Se não vais investir em astrofografia nos próximos tempos, penso que seria o telescópio que te daria maior satisfação de uso e melhores imagens. Mas se estás mais inclinado para a montagem equatorial e para um desses telescópios que indicaste, penso que o modelo normal seria melhor que o short tube. Em primeiro lugar, o modelo normal tem relação focal f6.9, o que não é demasiado longo. Para observação de planetas, será mais melhor para ti, pois o short tube, por ser f5, necessita de uma colimação mais precisa para dar as melhores imagens.
Quanto ao brilho das imagens, a publicidade do telescópio engana um bocado. As imagens serão tão brilhantes num telescópio como no outro.
A diferença é que o short tube, por ser f5, com a mesma ocular usada no f6.9, dará menor amplificação. Mas isto não quer dizer que a imagem seja necessáriamente mais brilhante. De qualquer modo, com o modelo de tubo longo, podes compensar isto ao usar oculares de distância focal mais longa, como uma ocular de 30mm por exemplo.
Além disso, a versão short tube, por ser f5, apresentará uma aberração chamada coma, que todos os telescopios de newton apresentam, embora, quanto maior seja a relação focal (F/), menor será a dita coma.
Além disso, devido ao cone de luz que vem do primário e chega à ocular, ser mais inclinado quanto menor fôr o F/, no telescópio "rápido" como o f5, vais precisar de melhores oculares do que num f6.9, especialmente se mais tarde quizeres investir em oculares de grande campo.

De qualquer modo, não quer dizer que o short tube, por ser f5, será uma má escolha. O meu telescópio também é f5 por acaso. Tenho-o é bastante afinadinho :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SpaceProbe 130ST EQ
« Responder #3 em: Agosto 08, 2007, 02:40:54 pm »
Em relação a astrofotografia, também é possível em dobsons, pelo menos a de planetas. Basta uma mão segura, um banco de apoio e uma mesa ao lado com o portátil.
Concordo inteiramente com o João Marum. De 114 para 130 não há grande diferença. Eu tenho um de 150mm e mesmo para 200mm não vejo GRANDE diferença, embora digam que a partir dos 200mm é que o deep sky se torna acessível.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SpaceProbe 130ST EQ
« Responder #4 em: Agosto 08, 2007, 03:22:28 pm »
Epá, mais uma potencial candidato a possuir um tele :D
Isto está a crescer. Eles andem:lol:
Olá Samuel. Mt bem vindo ao forum.
Como vês, em pouco tempo já tiveste uma preciosa ajuda. De facto o q te aconselharam é, na minha opinião, o mais sensato.
Eu não hesitaria. Apostava numa maior abertura em deterimento da montagem. Se estás a começar no campo do observacional, nada melhor q um equipamento simples, prático e eficiente. Um dobson enquadra-se nestes parâmetros na perfeição. Um 6" é mt fácil de transportar e a sua abertura já te permite explorar o céu profundo melhor q num 114mm. Se puderes esperar e subir um pouco mais o orçamento, então um de 8" seria o ideal. E podes sempre brincar um pouco à astrofotografia planetária e lunar. Ou pelo método afocal com uma digital compacta ou com a ajuda de uma webcam e um portátil.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline sssilva

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SpaceProbe 130ST EQ
« Responder #5 em: Agosto 08, 2007, 10:23:58 pm »
Olá de novo!

Muito obrigado pelo caloroso acolhimento e pelas vossas respostas.

Realmente, confesso que não tinha colocado a hipótese de comprar um Dob, mas os vossos argumentos têm toda a lógica. O que me afastou de considerar a hipotese de um Dob foram algumas dúvidas:

Primeiro, eu nunca tive um Dob "nas mãos". Já vi alguns em encontros mas nunca me aproximei muito deles (se calhar é algum medo recalcado  :D ). O telescópio que mais usualmente utilizo tem uma montagem equatorial. Depois, será que o Dob não se torna um pouco desconfortável para estar a observar, especialmente se a altura do astro não for muito elevada? E finalmente, até que ponto se consegue ter precisão/fineza de movimentos (como a que é dada por uma montagem equatorial) no Dob? É fácil seguir um astro?

No caso da astrofotografia, não está nos meus horizontes mais próximos pelo que não é um factor determinante. Essa informação de que não se ganha muito com um salto de 114mm para 130mm é interessante. Realmente os meus "saltos" sempre foram 114mm -> 200mm!

Enfim, fiquei realmente com o espírito desperto para a realidade Dobsoniana :)...

Abraço,

Samuel
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SpaceProbe 130ST EQ
« Responder #6 em: Agosto 08, 2007, 11:33:28 pm »
Olá,

é sempre bom considerar outras hipóteses! Pelo menos ganha-se conhecimento! O Dob é mais fácil apontar e olhar! Eu diria mesmo que não há mais fácil, mas tudo é relativo...  :-D  

Se estás muito habituado às "rodinhas" da montagem equatorial, então vão te fazer falta no dob... Pois vais querer fazer o seguimento e não tens onde agarrar...  :-D  No dob "arrasta-se" o tubo com as mãos, é igualmente fácil e prático... Nada melhor do que experimentar!

Se tiveres a oportunidade dá um salto até Constância no fim de semana 17, 18 e 19 e lá poderás experimentar!  

Tens outra hipótese! Compras um de cada!  :-D

Venham daí essas dúvidas!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline sssilva

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SpaceProbe 130ST EQ
« Responder #7 em: Agosto 11, 2007, 03:55:29 pm »
Olá de novo!

Bem, tenho andado a ler e a comparar e estou cada vez mais convencido em comprar um Dob. O problema nestas coisas é mesmo a febre da abertura :). Eu que estava todo feliz de ir comprar um 130, agora olhando para os Dob XT luzem-me os olhos quando vejo passar o XT8 :D. Já ando a tomar os comprimidos para não subir daí :)... E não vou subir de certeza absoluta. Não quero ter de fazer musculação para fazer observação.

Bem, já há aqui alguma derrapagem orçamental! Mas em Portugal, os grandes projectos são mesmo assim, certo? :D Mas acho que, como diz o PauloSantos, vale a pena a diferença!

rogercrespo: Eu já estava a fazer conta de passar por Constância no dia 18 e assim aproveito para procurar uns XTs em acção.
Estou a olhar seriamente para os modelos intelliscope, ainda que não faça qualquer intenção de comprar o controlador já. Sempre fico com essa opção em aberto!

Mais uma vez obrigado a todos pela vossa atenção.

Abraço e até Constância!

Samuel
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SpaceProbe 130ST EQ
« Responder #8 em: Agosto 11, 2007, 07:04:00 pm »
Caro amigo,

cada vez melhor! Se realmente tens interesse pela astronomia e pretendes ir observando pela vida fora, nada melhor que comprar um equipamento que nos permita grandes observações! Desta forma se comprar um Dob de 8" ficarás muito bem servido! De certeza que na astrofesta haverá Dob's eu não levarei o meu pois no carro em que vou não tenho hipóteses de o levar(Dob 12"). Depois existem as questões logísticas como, onde o guardar de um dia para o outro? coisas assim...

Mas aconselho vivamente a esperar pela Astrofesta para tomar uma decisão final!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: SpaceProbe 130ST EQ
« Responder #8 em: Agosto 11, 2007, 07:04:00 pm »