Autor Tópico: Mala de transporte  (Lida 2118 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaofaria

  • Mensagens: 14
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://aleidasestrelas.blogspot.com/
Mala de transporte
« em: Agosto 14, 2007, 04:50:40 pm »
Olá a todos. Antes de mais peço desculpa se estiver a postar isto no sitio errado.

A minha questão é a seguinte: gostaria de ideias e dicas sobre como "construir" uma mala de transporte para o meu newtoniano.
O telescópio é pequenino, tem apenas 76mm de diâmetro e como todos os newtonianos é um tubo comprido (e fino neste caso) e que não dá jeito nenhum para transportar, em parte por causa do focador... Tinha pensado comprar uma simples mala de viagem do tamanho certo e fazer uns "encaixes" de esferovite para o telescópio e todas as partes, mas para além de não conseguir encontrar a mala como o tamanho ideal, descobri que o esferovite é dificil de cortar com uma forma direita...  :(|
O que tinha pensado era exactamente o que vêm nesta imagem:



O telescópio é o mesmo, só que a loja onde vi essa mala (penso que tenha sido numa loja portuguesa) vendia a mala com o telescopio...  :(
Alguém sabe onde posso arranjar um mala deste tipo, bem como algum tipo de "espuma" que possa usar para proteger os equipamentos e que seja maleável e possa ser colada à mala?

Desde já agradeço a atenção.
Abraço a todos, João Faria
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Mala de transporte
« Responder #1 em: Agosto 14, 2007, 06:10:04 pm »
Viva,

O post está no sítio certo! :P
Tens várias hipóteses:
- Esferovite, corta-se que nem manteiga com arame quente! Há ferramentas para isso, mas o mais simples é adaptar uma máquina de soldar com um arame fininho, na conta para a corrente que passa pelo arame ser o suficiente para aquecê-lo sem o fundir. A meu ver o inconveniente maior é o facto de se desfazer ou partir facilmente. É fazer uma coisa destas em ponto pequeno
- Quando se compram portáteis, ou coisas grandes, às vezes vem dentro da caixa um outro substituto do esferovite, que é mais parecido com polietileno, acho.. Isso também se corta com um arame quente, mas ao contrário do esferovite, não se desfaz quando se corta com uma faca afiada.
- Há à venda espuma de poliuretano em lata nalgumas lojas de bricolagem. Esta espuma aplica-se com uma lata parecida à de insecticida, e expande-se rapidamente até ocupar o espaço que lhe estiver destinado. Isto pode ser óptimo porque se acomoda lindamente à forma dos objectos. Para isto, convém embrulhar o telescópio e outra tralha, bem como o interior da mala, com saco de plástico ou equivalente antes de mandar para lá a espuma. O poli uretano é muito prático, mas tem um possível defeito no que toca à humidade.. ele tem tendência para absorver humidade, o que pode fazer com que crie bolor se mal tratado, ou se se venha a esfarelar depois de muito tempo sujeito a ela..
- Ainda dá para se fazer um interior em madeira e nas zonas de contacto revestir com feltro, ou algum material esponjoso/mole. Por exemplo, agora vejo muito nos supermercados uns tapetes sintéticos esponjosos, que são óptimos para amortecer impactos ou comprimir coisas sem deixar marca. Cortam-se facilmente com tesoura..

Eu estou a construir um interior de uma mala para a minha montagem usando a 2ª hipótese.. Mas repara que a madeira de contraplacado, pode ser uma bela alternativa se for cortada com a precisão da espessura do material almofadado, não há grandes problemas de as coisas ficarem a abanar lá dentro, logo segura bem as coisas, e não precisa de ser uma coisa tipo tudo-em-esferovite ou tudo-em-material-mole. :)
Faz-me lembrar as caixas antigas em madeira para guardar coisas da Zeiss..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Mala de transporte
« Responder #1 em: Agosto 14, 2007, 06:10:04 pm »

Offline joaofaria

  • Mensagens: 14
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://aleidasestrelas.blogspot.com/
Re: Mala de transporte
« Responder #2 em: Agosto 14, 2007, 06:39:21 pm »
Olá Fil, obrigado pela resposta!

Gostei da opção da espuma de poliuretano, principalmente pela relativa facilidade com que é aplicada.  Com algumas placas de cartão rijo ou madeira talvez conseguisse fazer as formas dos compartimentos, como desejasse, para depois aplicar a espuma. É deste tipo de espuma que fala? http://www.aki.pt/main.php?id=52&sid=119  
Só me falta arranjar uma mala, podia ser daquelas de plástico onde às vezes vêm os berbequins ( :-D desculpem o exemplo um pouco disparatado, mas há poucos dias vi um berbequim numa loja e a mala era exactamente o que eu queria). Alguma coisa como a que já postei, ou assim deste tipo: http://www.gem51.com/verproduto.php?id=1431&fam1=1.
Alguém tem ideias?  :D

Abraço a todos, João Faria
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Mala de transporte
« Responder #3 em: Agosto 14, 2007, 07:01:43 pm »
Penso que é essa espuma sim.. Não cheguei a usar ainda, mas parece-me ser isso mesmo.

Quanto à mala, às vezes encontram-se umas fabricadas na china, baratuchas para desenrascar, ou mesmo caixas de ferramentas.. Mas se o telescópio for comprido, é mais chato de encontrar.. A minha caixa para contrapesos é uma caixa de ferramentas de plástico de 7 euros.. Aquilo até aguenta bem o peso de 3 contrapesos, mas estou seriamente a ponderar arranjar umas cintas por fora, para garantir que a caixa não se abre enquanto a tiver na mão. Mas é difícil arranjar destas caixas com mais que 40 cm de espaço interno para o telescópio :( Essas dos berbequins ou outras ferramentas de construção civil podem ser decentes..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Mala de transporte
« Responder #3 em: Agosto 14, 2007, 07:01:43 pm »