Autor Tópico: Pergunta para os mais experientes  (Lida 7969 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Pergunta para os mais experientes
« Responder #15 em: Junho 23, 2008, 03:28:22 pm »
Olha que a turbulenta atmosfera de Júpiter emite calor!.. Se em vez de um planeta for assim tipo uma anã vermelha ou algo assim mais frio que uma "estrela", também pode emitir no IR.. Espera, mas estamos a falar no Nubiru no tópico dos OVNIs? Que grande misturada!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Pergunta para os mais experientes
« Responder #16 em: Junho 23, 2008, 03:40:27 pm »
Citação de: "Fil"
Olha que a turbulenta atmosfera de Júpiter emite calor!.. Se em vez de um planeta for assim tipo uma anã vermelha ou algo assim mais frio que uma "estrela", também pode emitir no IR.. Espera, mas estamos a falar no Nubiru no tópico dos OVNIs? Que grande misturada!..

Foi ele que falou no planeta X. Sim, se for um gigante gasoso pode emitir em IR. Mas um bicho do tamanho de júpiter, ao passar pelo sistema solar alterava todas as órbitas e não existe evidência que aponte para isso. A melhor demonstração é a estabilidade da localização da cintura de asteróides.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Pergunta para os mais experientes
« Responder #16 em: Junho 23, 2008, 03:40:27 pm »

Offline telio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Pergunta para os mais experientes
« Responder #17 em: Junho 23, 2008, 10:21:50 pm »
Qualquer corpo com uma temperatura acima do zero absoluto, emite radiação infravermelha... Logo como supostamente será um planeta terá maior concentração de matéria que o espaço circundante, portanto, mesmo que esteja à mesma temperatura a maior densidade permite a sua identificação...
Agora, se existe não sei, mas é possível, se a sua orbita passa por dentro do sistema solar, na minha modesta opinião acho que será muito improvável, pois a destabilização dos outros planetas seria muito grande, e seriam necessários muitos mais milénios para que voltassem a ter as suas orbitas quase circulares...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Pergunta para os mais experientes
« Responder #18 em: Junho 24, 2008, 12:42:28 am »
Citação de: "telio"
Qualquer corpo com uma temperatura acima do zero absoluto, emite radiação infravermelha... Logo como supostamente será um planeta terá maior concentração de matéria que o espaço circundante, portanto, mesmo que esteja à mesma temperatura a maior densidade permite a sua identificação...
O problema é a relação sinal/ruído. Atrás dele estão milhões de estrelas que emitem muito mais radiação. O sinal fica escondido.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline sclarenonz

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Pergunta para os mais experientes
« Responder #19 em: Julho 16, 2009, 05:02:07 am »
Voçes podem me chamar de maluco mas eu moro ne uma região carregada de noticias sobre estranhas luzes no ceu que seus movimentos estão bem distante do mais estranho objeto inventado pelo homen pois são muinto rapidos e são involuntarios:fazem zique zaques sobe dece fazem curvas contra quaquer lei da fizica de meteoros ou cometas temos um grupo que conta historias arrepiantes aqui em minha cidade e se eu fosse descrever todas passaria uma eternidade aqui,Minha ciadade(conceição do Coité é até famosa com casos que já foram po jornal).tudo isso para min era tudo markenting de pessoas interesadas em ganhar dinheiro ou ficar famosas,maso que aconteceu comigo em 27 de setembro de 2008 as 4:35 da madrugado é assombroso uma luz redonda bem grande apareceu do nada e fez varios giros bem rapidos em volta de uma estrela e depois saiu cambaleando, aquilo para min é sem explicação,não sei se era  ovnis um sinal de Deus ou outra coisa alem da minha imaginação mas só sei que  depois daquilo veio uma inspiração tão grande pelo ceu que me contagiou até a fazer lunetas e telescopios e um pouco dessa motivação se incorporou nos meus amigos que já faz parte desse grupo.
O cêu não é o limite
 :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ALoureiro

  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Pergunta para os mais experientes
« Responder #20 em: Julho 16, 2009, 01:11:53 pm »
Peguem nas vossas dúvidas, assumam uma posição céptica, tentem encontrar o que viram da melhor forma possivel e deixem de lado as ideias de ETs, Deus, ou o que seja. Sejam criticos, façam perguntas e acima de tudo não se deixem levar pelo caminho mais fácil que é atribuir-lhe a denominação absurda que todas as pessoas atribuem.

Como disse Carl Sagan, "Vivemos numa sociedade dependente de ciência e tecnologia em que muito pouca gente percebe de ciência e tecnologia"

Quanto menos perceberem mais coisas estranhas irão surgir, e basta ver como estamos nos dias de hoje atulhados em astrólogos, leitores de tarot, vigaristas vários, para atestar a validade da frase do Sagan.

Ciência não é uma coisa, é um verbo, uma forma de fazer as coisas, tal como o cepticismo.

Garanto-vos que ao tentarem compreender mais, utilizando o método cientifico, menos frequentes serão as visões de OVNIs, sinal de que o vosso conhecimento sobre o universo é maior.

Se conseguirem provar que viram um, através do método cientifico, garanto-vos que serei o primeiro a dizer que merecem um Nobel.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
For once you have tasted flight you will walk the earth with your eyes turned skywards, for there you have been and there you will long to return.

Leonardo da Vinci

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Pergunta para os mais experientes
« Responder #21 em: Julho 17, 2009, 09:14:07 am »
Bem, quem acredita que haja um planeta massivo a perturbar as órbitas de Úrano e Neptuno... lembro que isto não é uma questão de se acreditar. É uma questão de estudar essas perturbações, procurar as sua fonte e identificar a sua origem. Lembro também que a simples mecânica de Newton, a matemática e métodos computacionais do Século 19 foram capazes de identificar as perturbações do movimento de Úrano e identificar a origem dessas perturbações, dando a localização de Neptuno.
A precisão dos instrumentos de medida actuais e a capacidade de análise de dados existente haje em dia, põem de lado a existência de um objecto massivo como se tem especulado. Quem pensa que possa existir esse planeta gigante, que não perca tempo com especulações... ponha mãos ao trabalho, reuna dados e localize-o!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Pergunta para os mais experientes
« Responder #22 em: Julho 17, 2009, 09:51:28 am »
Citação de: "Tiago Dias"
Venho por este meio, fazer uma pergunta um tanto ao quanto ridícula,
penso eu :s .
Gostava que as pessoas com mais experiência aqui, me dissessem se
neste vídeo, as imagens que vocês vão ver, filmadas pela NASA, são
ovnis (como eles afirmam) ou apenas outros objectos.

Abraço, Tiago.

Caro Tiago,

A questão aqui não é da experiência. É senso comum e raciocínio. As terioas da conspiração são muito populares e é fácil acreditar que "eles" estão a esconder e a manipular a informação...

Mas vamos às imagens...
A maior parte dos OVNIS que aparece nessas imagens parece ser apenas partículas de pó em suspensão, as quais, por estarem associadas à nave espacial que está a registar as imagens, têm a mesma velocidade que esta e portanto acompanham o movimento da nave. Estas partículas podem ter uma forma irregular e, em rotação, podem parecer alterar o brilho. O mecanismo de abertura e de guiagem das lentes provoca o movimento de algumas dessas partículas. Esse movimento é sempre lento e uniforme porque não há interacção com a atmosfera… a forma esférica e gasosa desses OVNIS sugere que são partículas de pó muito próximas da lente (ou sobre a própria lente), o que provoca o seu aspecto muito desfocado.
As imagens da "face" e das "pirâmides" em Marte, são apenas jogos de luz e sombra. Esses mesmos locais iluminados de outro ângulo, já mostraram isso mesmo (claro que os adeptos da teoria da conspiração filtram este tipo de informação posterior e só focalizam a atenção do obervador para aquilo que lhes parecem ser evidências de inteligência alienígena).

Assim, o meu conselho para si, caro Tiago é que não se deixe manipular. Esses adeptos da teoria da conspiração estão a fazer exactamente aquilo que dizem querer combater: estão a tentar manipular as pessoas, mostrando-lhes imagens ou factos bizarros, mas omitindo informações e/ou explicações que desmontam a bizarria.

Mantenha-se informado, procure fontes de informação diversificada e credível, pense (é fundamental pensar... pôr a massa cinzenta a funcionar).  

Se puser a massa cinzenta a funcionar, verá que se de facto uma civilização alenígena com capacidade para enviar naves espaciais tripuladas (ou não) estivesse interessada em dar-se a conhecer, fá-lo-ia sem margem para dúvidas. Se pelo contrário estivesse interessada em manter-se incógnita, fá-lo-ia também sem grandes problemas. Sugerir o contrário é um insulto à minha e à sua inteligência.

Cumprimentos
Rui Costa
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Pergunta para os mais experientes
« Responder #22 em: Julho 17, 2009, 09:51:28 am »