Autor Tópico: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]  (Lida 4878 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PY5RX

  • Mensagens: 15
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« em: Agosto 27, 2007, 09:23:10 pm »
Olá pessoal,

Ainda enriquecendo meu conhecimento sobre o assunto "telescópios" enquanto aguardo anciosamente pelo meu "presente de aniversário" o livro do Guilherme de Almeida, que deverá chegar na semana que vem, gostaria de tirar uma dúvida:

Comparando algumas das características de dois modelos da MEADE é certo afirmar que o modelo "A" é mais sensível a luminosidade e oferece melhores imagens do que o modelo "B"? O modelo "A" é um bom aparelho? Alguém o conhece?

A) DS-2130ATS (na foto é o do meio) http://www.meade.com/catalog/ds2000/ds_meade.html

Optical Diameter  127mm (5.0")
Focal Length; Focal Ratio  1000mm; f/7.9
Resolving Power (arc secs.)  0.9
Limiting Visual Magnitude (approx.)  12.6
Maximum Practical Visual Power  350x
Mounting Type altazimuth

B) ETX-125PE http://www.meade.com/etx_premier/index.html

Optical Diameter  127mm (5.0")
Focal Length; Focal Ratio  1900mm; f/15
Resolving Power (arc secs.)  0.9
Limiting Visual Magnitude (approx.)  12.5
Maximum Practical Visual Power  500x
Mounting Type altazimuth

Obrigado e até breve.

Fabiano Moser
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #1 em: Agosto 27, 2007, 09:30:58 pm »
O ETX tem melhores opticas e melhor configuraçao optica, logo, possui poucas aberraçoes e é um telescopio bastante bom...so nao sei se vale a diferença de preço mas um ETX é sempre um ETX...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #1 em: Agosto 27, 2007, 09:30:58 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #2 em: Agosto 27, 2007, 09:59:30 pm »
Eu não punha bem as coisas nesses termos.. O ETX ou o DS devem ser igualmente bons.. Ambos têm a mesma abertura.. O que acontece é que o DS tem um tubo óptico tipo Newton, ou seja uma distância focal menor, F/7.9 e o ETX é um Maksutov-Cassegrain, F/15..
A distância focal do ETX é o dobro da do DS. Ou seja, se quiseres ver planetas e coisas pequenas, é usar o ETX, para coisas grandes, o ETX já pode não ser tão bom.. Mas se for para ver coisas grandes, não há nada como um bom Dob :) não tem é seguimento...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #3 em: Agosto 28, 2007, 11:00:43 am »
A configuraçao optica do ETX tem menos aberraçoes que o DS, penso eu, pois os Mak-Cass sao muito bem corrigidos. O ceu profundo a baixas ampliaçoes pode ser resolvido com um redutor focal ou uma ocular de elevada distancia focal (o que a mim nao me agrada muito, confesso)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline PY5RX

  • Mensagens: 15
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #4 em: Agosto 28, 2007, 11:52:39 am »
Citação de: "Orion_PKFD"
A configuraçao optica do ETX tem menos aberraçoes que o DS, penso eu, pois os Mak-Cass sao muito bem corrigidos. O ceu profundo a baixas ampliaçoes pode ser resolvido com um redutor focal ou uma ocular de elevada distancia focal (o que a mim nao me agrada muito, confesso)

Estou acompanhando atentamente as opiniões... A experiência dos colegas é muito importante na escolha de um produto.

O fato do preço do DS ser a metade do ETX, e a diferença de abertura ser ~44% a favor do DS é uma questão para ser levada em conta. (okay, ja li o que o Guilherme de Almeida disse a respeito disso: Mais vale ter um telescópio com menos abertura e maior qualidade do que uma abertura maior sem qualidade nenhuma)

Uma coisa precisamos levar em conta que é o fato do ETX ser lançamento 2007 (vi isso na web) isso faz seu preço subir um pouco, o que não quer dizer que sua qualidade seja proporcionalmente superior.

Realmente gostaria de me convencer de que o ETX é realmente muito melhor que o DS e vale a pena cada € de sua diferença.

Uma coisa devo considerar a sério na minha escolha:
O telescópio deve que têr boas características para ver a ISS  :-D . Como tenho uma "relação estreita" com a ISS, (entende-se apreço) gostaria de acompanhar visualmente o término de sua construção. Sem deixar de lado o interesse pelo resto do Universo.

abraço,

Fabiano
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #5 em: Agosto 28, 2007, 02:36:59 pm »
Olá,

quanto maior melhor(desde que com qualidade assegurada), o problema é que o preço também é maior...
Ora bem para ver a ISS não fácil... Mais fácil e fotografar(astrofotografar) a ISS e depois visualizar os resultados... A ISS passa a grande velocidade pelo que por vezes não é fácil seguir(com dob).

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #6 em: Agosto 28, 2007, 03:04:48 pm »
Amigo Fabiano, para ter boas "caracteristicas para ver a ISS" terá q ser forçosamente um tele de abertura generosa com montagem equatorial motorizada com GoTo fiável p facilitar o processo de captação da estação. o ETX tem menor abertura mas não podemos esquecer q se trata de um catadióptrico com uma lente q lhe aumenta a distância focal.
Mas se me permites, deixa-me sugerir uma alternativa: Celestron C6
Este tele está sensivelmente ao preço do ETX e sempre são 150mm de abertura. A sua prestação parece-me ser de excelência. Temos pelo menos um user deste forum (Miguel Lopes) q possui um e q te pode dar uma apreciação global da sua performance ;-)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #7 em: Agosto 28, 2007, 03:23:42 pm »
Eu acho que a ISS, visto na ocular, não passa de um pontinho.. ou talvez algo maiorzito, pronto. Mas usando uma webcam pode-se ficar com umas boas fotos.. Serão tanto melhores quanto maior a abertura do telescópio, (qualidade do espelho "idêntica") como o Paulo referiu. Se a ISS passar perto da terra (400Km) ela vai passar muito depressa, e aparecer maior, passando mais afastada (1000Km) vai andar mais de vagar e parecer mais pequena.
Os ETX conseguem seguir a ISS, dentro de alguns limites.. Os DS, não sei ainda.. Se se optar por uma montagem à parte do telescópio, é preciso ver se ela também conseguirá seguir a ISS..

Em relação à abertura, pelo que vejo no site da meade, ambos têm 127mm de abertura.. Só diferem na distância focal!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #8 em: Agosto 28, 2007, 04:31:22 pm »
Olá,

um vez estava com o dob de 12" e andei atrás da ISS e vi apenas um ponto, porém acredito que não seja apenas um ponto pois tava a fazer guiagem manual e portanto não deu sequer para focar a vista...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #9 em: Agosto 28, 2007, 04:59:13 pm »
Acredito que precises de pelo menos 2000mm de distância focal para ver aquilo maior do que um ponto. Por isso no dob tinhas de colocar uma barlow de 2x.

Em relação ao C6, acho que não devo comentar aqui muito sobre equipamentos que a galáctica não vende... Pelo menos acho que não vende... Mas em comparação com o ETX é um equipamento bem mais pesado, não sei se o peso é argumento a ter em conta.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #10 em: Agosto 28, 2007, 05:20:09 pm »
Pois mas o dob tem 1500 de focal, com barlow 2x iria ter dificuldade em ver o ponto na ocular!  quanto mais focar e tal... :-D

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline PY5RX

  • Mensagens: 15
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #11 em: Agosto 28, 2007, 05:50:38 pm »
Vocês já viram o que o colega Miguel Claro faz com um ETX90?

seguem algumas fotos:






restante em:
http://www.astrosurf.com/astroarte/autostar_e_iss.htm#220807

Algo próximo disto já considero um bom começo.... :D  Já mandei um email ao Miguel Claro, que mora bem perto da minha casa aqui no Feijó, para trocarmos algumas idéias.

O modelo ETX e o DS me pareceu possuir características parecidas, tendo em conta a experiência do Miguel com um ETX90 e considerando que os dois modelos possuem GOTO de igual características, fiquei a ver o que poderia fazer um DS de 127mm. Mas as opiniões de vocês são igualmente importantes, sendo elas com quaisquer modelos e marcas. Bem, continua a pesquisa...

Eu já filmei a ISS e o Shuttle juntos no céu com uma Sony DCR-DVD430E (uma handycam normal da Sony) com 20x zoom óptical, e tenho noção de como é rápida. 7000Km/s e 28000Km/h a 342Km de altitude não é brincadeira...
[youtube:fd8ab]TjYLxXeZ0uo[/youtube:fd8ab]

O fato da ISS estar sendo ampliada ajuda a aumentar sua magnitude, ainda faltam instalar 2 paineis solares grandes iguais aos que já estão lá e 2 menores.

Abraços,
cada dia melhor o tópico....
Fabiano
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #12 em: Agosto 28, 2007, 06:05:01 pm »
Fabiano, os trabalhos, tanto do Miguel como de outros astrónomos amadores vão sendo publicados na galeria do site da Galática.
Dá uma vista de olhos aqui: http://gem51.com/galeria
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline PY5RX

  • Mensagens: 15
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #13 em: Agosto 28, 2007, 06:12:08 pm »
Citação de: "PauloSantos"
Fabiano, os trabalhos, tanto do Miguel como de outros astrónomos amadores vão sendo publicados na galeria do site da Galática.
Dá uma vista de olhos aqui: http://gem51.com/galeria
Cumps

Ainda não fiz meu registro lá, vou fazer.
Obrigado Paulo!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #14 em: Agosto 28, 2007, 08:25:24 pm »
O EXT125 tem distancia focal suficiente para ver a ISS e o seguimento deve ser facilitado...sinceramente os DS nao me inspiram mt confiança mas pode(e deve ser)so paranoia minha ;-)

Nao me parece mt facil apanhar a ISS e deve ser preciso uma boa ampliaçao, o que seria facilmente atingido com o ETX...o dob nao me parece uma boa alternativa porque a grandes ampliçoes vai ser mt dificil seguir a ISS...o C6 podera ser uma boa alternativa e alargava a quantidade de objectos a observar e possilvelmente daria melhores imagens...mas o peso pode ser importante...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: É correcto afirmar isto? [Comparação MEADE]
« Responder #14 em: Agosto 28, 2007, 08:25:24 pm »