Autor Tópico: Escurecimento do tubo óptico do XT  (Lida 3480 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Escurecimento do tubo óptico do XT
« em: Agosto 28, 2007, 11:07:43 pm »
Boas.
Depois de me terem referido há uns tempos q o "flocking" do tubo tornava as imagens mais contrastadas pois o seu interior ficaria mt mais escuro com esta aplicação, resolvi fazer uma pesquisa na net p encontrar opiniões/técnicas necessárias p um bom procedimento. Hoje mm ouvi falar em papel de veludo autocolante e lembrei-me q era precisamente esse o material q precisava e resolvi meter mãos à obra. Nesse sentido venho partilhar convosco o trabalho q fiz esta tarde.

Encontrar o material não podia ter sido mais fácil. Pelos meus cálculos precisaria de cerca de 2,5m por 0,50m desse papel e fui então a uma drogaria aqui na minha localidade e comprei precisamente a quantidade q precisava por pouco mais de 7€.

Levei cerca de 3h p desmontar todos os componentes do tubo, forrar o interior com o papel de veludo e voltar a montar tudo.
Comecei por desmontar o espelho primário e a forrar a primeira metade do tubo. As diferenças eram imediatamente notórias. Preferi ir desmontando as peças à medida q ia necessitando, principalmente a armação de ferro no topo do tubo. O objectivo era evitar q este se deformasse e tornasse a montagem mais problemática.

Cheguei ao final do processo com apenas 3cm2 de sobra de papel :o As minhas contas estavam certas :D
As diferenças à vista são enormes como poderão constatar nas fotos em anexo. Só resta experimentar no exterior e avaliar os resultados ;-)

Seguem-se as fotos..
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Escurecimento do tubo óptico do XT
« Responder #1 em: Agosto 28, 2007, 11:35:53 pm »
Epa, eu quando tinha o xt10 (roubado) já o tinha com o flocking por isso não tenho termo de comparação. Mas pelo que li na altura o pessoal dizia que realmente melhorava o contraste! Esse material não larga poeiras, pois não?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Escurecimento do tubo óptico do XT
« Responder #1 em: Agosto 28, 2007, 11:35:53 pm »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Escurecimento do tubo óptico do XT
« Responder #2 em: Agosto 28, 2007, 11:42:48 pm »
Não me parece. Tive realmente essa preocupação mas de facto não encontro problemas nesse aspecto. O unico problema poderá ser a condensação de humidade mas só com o tempo poderei verificar isso.
O pior está feito. Resta experimentar p ver se de facto dá os resultados q espero. Caso tenha algum problema, nada como retirar tudo, coisa q não parece dificil.

A primeira pessoa q me falou no flocking foi precisamente o Miguel Lopes. Já agora aproveito p te agradecer ;-)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Escurecimento do tubo óptico do XT
« Responder #3 em: Agosto 28, 2007, 11:58:47 pm »
Isso resulta msmo? Depois diz os resultados Paulo...embora isso seja um pouco relativo pois as noites raramente sao iguais...

Tens aí os links onde pesquisas-te a mao para eu dar uma vista de olhos Paulo? Assim vejo se faço o mesmo ao meu...nao quero estar a chatear-te so se nao te der trabalho ;-)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Escurecimento do tubo óptico do XT
« Responder #4 em: Agosto 29, 2007, 12:25:23 am »
Olá,

Parece muito bem!! Queres ver que vou ter de fazer o mesmo?  :-D Fico à espera de notícias tuas...  ;-)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Escurecimento do tubo óptico do XT
« Responder #5 em: Agosto 29, 2007, 01:12:28 am »
Acho q a nivel de condensação é ainda melhor!

Já agora, isto dá para fazer em qq telescópio. Só não se faz em SCT porque é arriscado tirar a lente correctora. Mas há quem o faça.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Escurecimento do tubo óptico do XT
« Responder #6 em: Agosto 29, 2007, 01:34:08 am »
Bom, se ainda é melhor p a humidade, tanto melhor. Pensando bem, de facto o papel deve reter a humidade. É óbvio :(|

Orion_PKFD, basta fazeres um google search por "flocking a newtonian" q te aparece mt informação. De resto, um q gostei mt e me inspirou foi este how to do CloudyNights -> http://www.cloudynights.com/item.php?item_id=805
E a título de curiosidade, o autor deste artigo é português ;-)

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Escurecimento do tubo óptico do XT
« Responder #7 em: Agosto 29, 2007, 12:41:11 pm »
Muito bom esse "preto"! É caso para dizer preto mais preto não há! o flocking paper não engana!  :-D

Em relação a isso se chamar "paper" eu não sei se será mesmo papel.. Mas acho que é bom para a humidade devido ao facto de não ter uma superfície lisa (grande), e que arrefeça demasiado, onde a humidade condense. Em termos de absorção, talvez haja qq coisa, mas ainda deve durar uns anos sem muita manutenção..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Escurecimento do tubo óptico do XT
« Responder #8 em: Agosto 29, 2007, 12:52:00 pm »
Pois, espero q não pq isto dá mt trabalheira :-D
Mas tenho a certeza q foi um trabalho q me vai dar mts frutos. Tenho encontrado reviews mt positivos. Recomendo a todos.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Escurecimento do tubo óptico do XT
« Responder #9 em: Agosto 29, 2007, 11:42:17 pm »
Obrigado pelo link paulo..tenho e de ver + e com mais calma...depois decidirei se faço ou nao...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Escurecimento do tubo óptico do XT
« Responder #9 em: Agosto 29, 2007, 11:42:17 pm »