Votação

A melhor foto : Outubro

Orion_PKFD
1 (3.6%)
Astrolupa
4 (14.3%)
xumaxer
9 (32.1%)
Fil
5 (17.9%)
rogercrespo
9 (32.1%)
Miguel Lopes
0 (0%)

Votos totais: 21

Votação encerrada: Novembro 30, 2007, 01:43:49 pm

Autor Tópico: A melhor foto : Outubro 2007  (Lida 19213 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #30 em: Setembro 26, 2007, 02:09:23 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Já estou com vergonha de colocar a minha pobre foto  :-(  Para já estão todas excelentes

A minha tbm nao tem nada de especial...mas acho que ate esta bonita...mas a concorrencia esta mt forte(e ainda bem ;-) )

O q e importante e particpar (e como fui o 1º a por a foto devia ter plo menos 5 votos!)
 :lol:  ;-)  :-D

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #31 em: Setembro 28, 2007, 10:16:38 pm »
Olá,

aqui fica a minha humilde contribuição! Fotografia da M31 tirada no inicio do mês.



Acreditem que estou muito contente com esta foto! Aqui à uns meses sonhava tirar umas fotos assim(melhor) e passado algum tempo voilá! Sei que não está boa mas para mim já me dá algum alento!

Espero que gostem,

um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #31 em: Setembro 28, 2007, 10:16:38 pm »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #32 em: Setembro 29, 2007, 04:44:30 pm »
Roger:

Ganda foto!  8)  8)  8)  8)  8)
Tá muito boa.
Também eu gostava de fazer um boneco desses à andromeda & Cª.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #33 em: Setembro 29, 2007, 04:50:52 pm »
Olá amigos.
Estou de volta às observações, não à astrofografia, é o problema do costume a falta de equipamento adequado.
Talvez para o ano já consiga estar melhor equipado e preparado, ainda tenho tudo para aprender sobre astrofotografia.
De qualquer forma é só para dizer que estou a gostar das vossas fotografias todas.
Citação de: "jaclerigo"
Estou de acordo, mas acho que podemos ir mais longe. Para isso proponho que "esse" concurso seja outro concurso paralelo a este e que se realize apenas anualmente. Isto porque assim poderemos atribuir não só um prémio mais valioso mas também um maior numero de prémios. Aí sim, poderemos ter um Prémio Paulo Santos a atribuir em que o significado de homenagem à memória do Paulo não se banalize com facilidade. Que acham?
E que estou plenamente de acordo com a realização de um concurso anual em memória do Paulo Santos.
Excelente ideia. :sunny:  :sunny:  :sunny:

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #34 em: Setembro 29, 2007, 08:15:56 pm »
Citação de: "rogercrespo"
Olá,

aqui fica a minha humilde contribuição! Fotografia da M31 tirada no inicio do mês.(...)

Espero que gostem,

um abraço

Gostou sim senhor, gostou bastante!  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #35 em: Setembro 29, 2007, 08:22:09 pm »
E aproveito também dar os parabéns a todos os concorrentes pela excelentes participações. Assim dá mais gosto concorrer!  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #36 em: Setembro 29, 2007, 11:48:31 pm »
Aqui vai a minha contribuição. Infelizmente estou à 22 dias sem poder usar o telescópio, pelo que esta imagem é das primeiras que tirei, no dia 6.

M17 Nebulosa do cisne, pato etc
C6 SCT @f/6.3 (945mm) sem guiagem, CG5
Meade DSI PRO com filtro IR
7 x 30seg, com retirar de darks mas sem flats, o que se nota nalgumas partes da imagem
Céu urbano, foi tirada contra a zona central da Póvoa. Seeing cerca de 3/10, o que aliado à falta de guiagem fez aumentar o tamanho das estrelas.
Fiquei limitado a 30 segundos por causa da falta de guiagem.
O enquadramento está péssimo mas na altura, como era uma experiência, nem liguei a isso.

A estrela mais brilhante da imagem, no canto superior direito, é de magnitude 9.37
« Última modificação: Outubro 01, 2007, 11:36:40 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #37 em: Setembro 30, 2007, 12:20:20 am »
Ena ena! Mas esse é um excelente especimen de pato!  :shock:
Epá... limitado a 30" e não guiada e tudo... está muito boa amigo Lopes!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #38 em: Setembro 30, 2007, 01:04:03 pm »
Não há dúvida que devemos sempre esperar pelo fim do mês para fazer comentários.. :) Realmente este mês temos o concurso recheado de boas imagens. Tenho que confessar que a minha foto saiu melhor do que eu estava à espera, mas, pelos vistos, não foi só a minha :-)
Acho que até para mim vai ser difícil escolher uma só foto daqui do meio!
Acho bem! Acho bem que os concursos sejam assim como este, de difícil escolha :) Não é só difícil fazer uma boa imagem, como também é difícil escolher. :-D  Parabéns a todos !!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #39 em: Setembro 30, 2007, 03:29:39 pm »
Usei uma técnica de deconvolução que descobri que não deixa halos pretos em nebulosas. Aumenta bastante o detalhe sem os efeitos artificiais da deconvolução. Infelizmente não reduz o tamanho das estrelas brilhantes, apenas faz aparecer estrelas menos nítidas e mais detalhe na nebulosa.

Já agora, a 2a estrela mais brilhante parece deformada ou com arrastamento mas na verdade é uma dupla não resolvida.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #40 em: Setembro 30, 2007, 05:35:13 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Usei uma técnica de deconvolução que descobri que não deixa halos pretos em nebulosas. Aumenta bastante o detalhe sem os efeitos artificiais da deconvolução. Infelizmente não reduz o tamanho das estrelas brilhantes, apenas faz aparecer estrelas menos nítidas e mais detalhe na nebulosa.

Já agora, a 2a estrela mais brilhante parece deformada ou com arrastamento mas na verdade é uma dupla não resolvida.
Ela está engraçada, realmente! Dá para ver que se parece minimamente com um ganso, um ou a outra ave aquática flutuante de pescoço comprido :) Não é muito comum nas outras fotos que se vêem dessa zona. Será que não consegues aplicar esse processamento selectivamente? Por exemplo aplicar só às partes menos brilhantes?..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #41 em: Setembro 30, 2007, 05:54:05 pm »
Foi mais ou menos o que fiz. Fiz uma deconvolução exagerada, depois fiz um threshold sobre ela, inverti e usei-a como um filtro de luminância, usando apenas as partes mais brilhantes e evitando assim aquele halo preto característico das deconvoluções. Depois tive o cuidado de verificar se o detalher era mesmo detalhe ou era apenas ruído realçado. Para isso tive de comparar com outras fotos...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #42 em: Setembro 30, 2007, 09:22:46 pm »
Boa!.. Eu por acaso também fiz uns truques na minha M33.. para começar, a barra clara que eu tinha a meio da foto (devido a não saber mexer na câmara) na junção das duas fotos do mosaico, tive que a escurecer: para isso seleccionei naquela zona as tonalidades mais parecidas com ela, e depois pintei por cima com um "air brush" a preto, e usei isso em "multiply".. O resto que estava claro, fiz um miraculoso crop para não aparecer na imagem.. Depois ainda resolvi aplicar um ligeiro "unsharp mask" (USM) mas para evitar realsar o ruído, fi-lo só à zonas mais brilhantes, e tentar baixar mais o ruído só na zona mais ténue.. Para não ficar muito borrado joguei com as transparências das layers, e ficou assim. Tem piada que fizemos sharpening a zonas diferentes nas imagens :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #43 em: Setembro 30, 2007, 09:32:21 pm »
Para já não fiz efeitos localizados. Apenas a actuar sobre toda a imagem. E pintura... ui, isso acho q nunca vou fazer  :shock:  bem, talvez em mosaicos...
Ando a experimentar vários efeitos no Iris mas para esta imagem nenhum era próprio... A maioria é para evitar zonas saturadas...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #44 em: Setembro 30, 2007, 10:36:37 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
E pintura... ui, isso acho q nunca vou fazer  :shock:
Eu fiz isso para aproveitar a imagem sem a barra clara no meio, que não sai retirando "dark". Em princípio terá sido causada por um tempo incorrecto de ligar e desligar o "Amp" da câmara.. Portanto foi uma setting errada que eu tinha, mas que não sabia.. Só daqui a umas semanas é que posso voltar a brincar com a câmara, por isso tive que usar batota para a disfarçar :) Mas agora que vejo a imagem, não se nota, porque está numa zona que fiz crop! nota-se ali uma zona clara a meio do lado direito, mas parece que é da M33. Na realidade acho que a tal zona clara.. Mas é um bocado difícil de ver, nem mesmo puxando pelo contraste dá para distinguir bem..  Se calhar desapareceu mais por causa do crop do que por causa da "pintura"..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: A melhor foto : Outubro - Submissões
« Responder #44 em: Setembro 30, 2007, 10:36:37 pm »