Autor Tópico: PRETENDE COMPRAR UM TELESCÓPIO? ESTA MENSAGEM É PARA SI.  (Lida 4487 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
PRETENDE COMPRAR UM TELESCÓPIO? ESTA MENSAGEM É PARA SI.
« em: Setembro 13, 2007, 03:29:00 am »
Olá.

Resolvi criar um tópico q reúna uma vasta informação útil para quem está a dar os primeiros passos na astronomia ou, numa fase mais avançada, esteja à procura do seu primeiro equipamento.



Antes de mais será importante referir que a compra de qualquer equipamento ligado à astronomia é uma questão muito pessoal. Seja um telescópio, um par de binóculos ou simples acessórios de observação. Todos temos gostos diferentes e esta actividade não foge à regra. A escolha é certamente difícil, não só pela variedade da oferta como também pelo encargo financeiro geralmente associado. Mais vale investir um pouco mais num equipamento digno da sua paixão do que optar por situações mais económicas que na verdade não são mais do que brinquedos mal concebidos, de material frágil e ópticas medíocres. Se o seu orçamento não é o suficiente hoje, é preferível que espere por amanhã.



Enquanto aumenta as suas economias pode sempre ir praticando os seus conhecimentos à vista desarmada, identificando as constelações, as estrelas mais importantes, etc.

Mas antes de tomar qualquer decisão, há perguntas que têm que ser feitas e é importante que avalie a sua posição nesse contexto:
    Qual é o nível do meu conhecimento do céu nocturno? Sei identificar sem qualquer ajuda várias constelações e inclusive o nome das principais estrelas de cada constelação?

    Qual é o local onde será feita a maioria das minhas observações? Terei que me deslocar de carro? Se for em casa terei que transportar o equipamento umas boas dezenas de metros sozinho? Terei a sorte de ter um local fixo onde o telescópio poderá ficar permanentemente? E qual é a qualidade dos céus nesse local?
    Qual é o meu objectivo? O que pretendo fazer? Apenas observar ou irei apostar também na astrofotografia?
    Quantos objectos pretendo ver? Apenas planetas e Lua ou o céu profundo também passa pelos meus objectivos?
    Gosto de sistemas complicados e automatizados que no final compensam todo esforço e o tempo perdido na sua preparação? Ou prefiro sistemas mais manuais mas simples e práticos que me obrigam a conhecer melhor o céu e que por essa razão não deixam de ser compensadores?

Os passos geralmente aconselhados a tomar até à decisão mais importante são, por ordem: observar a olho nú até se sentir familiarizado com o céu, adquirir um par de binóculos para “varrer” os céus e identificar vários outros objectos imperceptíveis a olho nu e, por fim, a compra do telescópio. É mais sensato seguir esta ordem, acredite.

Já pensou na frustração que seria querer observar Júpiter e não saber para onde apontar o telescópio?



Infelizmente é uma realidade muito comum nos nossos dias. E Júpiter é fácil de localizar porque é perfeitamente detectável à vista desarmada. Mas a grande maioria dos objectos celestes exigem um conhecimento muito mais profundo do firmamento. Neste caso, o destino mais provável de toda a motivação inicial termina com o telescópio arrumado num canto a apanhar pó. Mas se sente que já está perfeitamente preparado para investir num telescópio, ou confia nas suas capacidades e prefere assim avançar para o último dos 3 passos, há então que conhecer o que o mercado nos oferece.

Existe uma vasta gama de telescópios, diferentes quanto à marca, ao tipo de óptica utilizada, à montagem, ao peso, ao tamanho e evidentemente, quato ao preço ?

Aconselho a ler este artigo que ilustra de uma forma simples e acessível estas diferenças:

http://www.ccvalg.pt/astronomia/publicacoes/comprando_telescopio.htm

Já escolheu? Óptimo. Mas antes de tomar uma decisão final, não deixe de pedir uma opinião/sugestão criando um tópico nesta secção.

Sugiro ainda uma leitura atenta nos artigos disponibilizados nesta página:

http://www.apaa.online.pt/arquivo.htm

Alguns textos desenvolvem mais aprofundadamente o que foi dito aqui mas nunca é por demais obter informação útil q o ajude numa decisão sempre difícil. Faça uma pesquisa pelo fórum. Há muitas perguntas que já foram respondidas e certamente o irão ajudar muito mais depressa do que perguntar novamente e esperar pela resposta.

Não se cinja somente à capacidade de aumento (magnificação) dos telescópios. É um erro muito comum. Na verdade, os aumentos normalmente utilizados e que melhores prestações oferecem, não ultrapassam as 200x. Infelizmente as condições atmosféricas raramente permitem valores superiores que só irão degradar ainda mais a qualidade das imagens. Desconfie sempre dos equipamentos que realçam o seu poder de amplificação nas próprias embalagens. Prometem  mundos e fundos que na verdade são impossíveis de atingir.

Não seja precipitado. Se gosta realmente de Astronomia, seja paciente e tome decisões seguras. Os astros esperam por si, garanto-lhe ;-)

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

PRETENDE COMPRAR UM TELESCÓPIO? ESTA MENSAGEM É PARA SI.
« em: Setembro 13, 2007, 03:29:00 am »