Autor Tópico: O Amigo Paulo Santos Faleceu  (Lida 17556 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #30 em: Setembro 18, 2007, 07:03:43 pm »
Completamente sem palavras. :-(
Este mundo é injusto.
Falei muitas vezes com ele na net.

Que partas em paz.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #31 em: Setembro 18, 2007, 07:27:37 pm »
Estamos todos sem palavras.
Fiquei bloqueado após ler o Email sobre a desgraça, a tremer, sem capacidade de raciocinar direito.
Não precisamos conhecer uma pessoa fisicamente para a conhecer-mos em profundidade.
O Paulo pela sua presença constante, pelas suas palavras, pelo seu afecto a todos nós, novos ou mais antigos no Forum, foi-se dando a conhecer.
As minhas mais sinceras condolências a toda a familia e a todos os elementos do Forum pois também somos ou era-mos a sua familia.

Não vou poder prestar a ultima homenagem pessoalmente por motivos profissionais mas contem comigo para contribuir na ultima homenagem que o Forum lhe vai prestar.

Paulo, obrigado pela tua amizade.
Fica em paz,

Valdemar Piedade
Coimbra
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #31 em: Setembro 18, 2007, 07:27:37 pm »

Offline Vitor AD

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #32 em: Setembro 18, 2007, 09:33:03 pm »
Ficamos bastante consternados aqui no Brasil com esta triste notícia. O Paulo era também integrante ativo no Cosmoforum e pudemos compartilhar com ele variadas e ricas discussões.
Levai vós, que podeis acompanhá-lo de mais perto nestes últimos instantes em nosso pálido ponto azul, os nossos sinceros pesames aos seus entes queridos.

Grande abraço.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor
http://vitord70.multiply.com
Dob 270 mm F/5
Orion Astroview 150 mm F/5 Newt
EQ3 convertida para guiagem
Refrator Jaegers 80 mm F/4.88  (homemade)
SPC900NC SC-1.5 + Meade LPI
Tasco: Bino 50x10 + Refrator 60mm F/13.33

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #33 em: Setembro 18, 2007, 09:44:05 pm »
Há algum tempo que não aparecia por aqui, mas quando vi a notícia no meu email, também senti necessidade de vir aqui e de me juntar à expressão de pesar por parte de toda a comunidade deste fórum...o Paulo era de facto uma força viva do que é a expressão pelo gosto da Astronomia, do que é o amor que se sente pelo céu nocturno. Nunca estive com ele, mas o que transparecia do que escrevia era de facto do mais genuíno amor pelo céu nocturno.

De facto, brilha hoje mais uma estrelinha no céu...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #34 em: Setembro 18, 2007, 09:58:05 pm »
Fiquei também sem palavras.
Um choque inesperado.
Não o conheci pessoalmente, mas pelos mails que trocámos fiquei
com uma ideia firme: estava ali uma pessoa muito correcta, óptima e impecável.

Guilherme de Almeida
« Última modificação: Setembro 18, 2007, 10:54:15 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline coletti

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #35 em: Setembro 18, 2007, 10:33:39 pm »
O Paulo Santos sempre foi muito ativo em fórum aqui no Brasil também... Sempre muito cordial, inteligente, interessado e sempre disposto a dividir conosco as suas experiências... Sem palavras para expressar a consternação de todos que o conheciam virtualmente aqui no meu país...
Meus sentimentos,
Sandro Coletti
Brasil
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Skaruts

  • Mensagens: 5
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #36 em: Setembro 18, 2007, 11:57:38 pm »
...
Apesar de eu não ser muito activo neste forum e ainda não conhecer ninguem em especial...

Sinto-me deveras chocado. Especialmente depois de ver a fotografia. Não esta certo falecer-se na tenra idade.

A sua alma ficará gaurdada n'alguma estrela onde ele poderá dar pistas e indicações astronómicas a todos os curiosos e profissionais. :)

Que descance em paz.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Dizem que sou muito ceptico... mas eu não acredito neles.

http://http://skaruts.hi5.com

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #37 em: Setembro 19, 2007, 12:57:48 am »
!!!!!!!!!!!Estou chocado!!!!!!!!!!!!!  Só agora é que vi esta terrível mensagem!!!!! (***)!! Ninguém diga que está bem!!!!!Não sei o que dizer, apenas o conheci através deste fórum, mas fiquei com a impressão de ser uma pessoa impecável!!! Quero apenas manifestar os meus  sinceros pêsames aos familiares e amigos do paulo!!!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline mintaka

  • Mensagens: 15
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #38 em: Setembro 19, 2007, 05:30:06 am »
Mis condolencias a los familiares y amigos.

Um abraço.

Javier Domínguez.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline mintaka

  • Mensagens: 15
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #39 em: Setembro 19, 2007, 09:19:22 am »
Eu quero fazer chegar também mensagens de outros amigos de Espanha (O seu nome era taquepareu)

http://www.asociacionhubble.org/modules ... ic&t=17527

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #40 em: Setembro 19, 2007, 10:06:38 am »
Neste link podem ver as mensagens que os nossos amigos do Brasil deixaram ao Paulo. Também neste fórum o Paulo era conhecido por Taquepareu.

http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?t=3176&postdays=0&postorder=asc&start=0
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline bruno

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 85
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #41 em: Setembro 19, 2007, 10:12:39 am »
Paulo gostei muito de te conhecer.
Revelaste o que de melhor pode existir no ser humano. A tua memória viverá para sempre em mim.
Adeus amigo e até sempre...
Bruno Novo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline p_patrocinio

  • Mensagens: 5
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #42 em: Setembro 19, 2007, 01:23:01 pm »
O Paulo foi a minha inspiração para entrar neste mundo novo das estrelas e planetas. Foi o meu conselheiro na altura das minhas indecisões. Foi um amigo que  se mostrou SEMPRE disponível em ajudar.

Todos nós um dia iremos lá parar.

Até um dia amigo.

PPatrocinio
« Última modificação: Setembro 20, 2007, 09:55:38 pm por p_patrocinio »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #43 em: Setembro 19, 2007, 05:33:54 pm »
O Jornal Regional publicou no seu site a última notícia sobre o nosso Amigo Paulo.


Citar
Adeus Tiko - ( 1975 - 2007 )
Faleceu na segunda-feira, dia 17 de Setembro, Paulo Duarte Santos, mais conhecido como Tiko. Para além de colaborador do Notícias de Paços de Brandão, foi durante diversos anos elemento dos órgãos sociais do CiRAC.
 
 
Aos 32 anos, um acidente de trabalho, na empresa Global Cork, na sucursal de S. Paio de Oleiros, custou a vida a Paulo Duarte.Já passava das 23.00 horas quando uma das partes da máquina com a qual trabalhava, de 600 Kg, se soltou e caiu-lhe em cima. Paulo foi rapidamente transportado para o hospital, mas viria a falecer pouco tempo depois. “De olhos no céu” é o título da crónica mensal que costumava escrever para o NPB. Como homenagem a este homem lutador e de valores únicos, o NPB publica novamente o seu último artigo.

A Terra é apenas mais um planeta do sistema solar. É um facto, mas quanto mais aprendemos sobre os outros planetas, mais apreciamos as características que tornam o terceiro rochedo a partir do Sol tão especial. Na realidade, visto do espaço, o nosso habitat é o mais belo de todos os planetas, com todo o seu esplendor maioritariamente em tons de azul, rodeado por enormes remoinhos de nuvens brancas em constante mutação e grandes porções de terra firme pintados em tons de verde e castanho, à deriva do mar.
O nosso planeta formou-se há cerca de 4.600 milhões de anos e é o único do Sistema Solar que não recebeu o nome de uma divindade grega ou romana. O seu nome vem do latino terra que significa globo terrestre, terra ou solo”. É o maior da classe dos rochosos (ou interiores) e um dos mundos geologicamente mais activos de todo o sistema solar. Trata-se do único planeta cujas temperaturas à superfície permitem a existência de água nos estados sólido, liquido e gasoso. Além disso, alberga uma grande diversidade de vida, uma característica exclusiva até ao momento. Aliás, vários factores combinam-se para tornar a Terra no único planeta hospitaleiro para a vida humana em todo o sistema solar. Possui imensos oceanos de água líquida e uma atmosfera protectora, rica em oxigénio. Percorre uma órbita estável e quase circular, que não se afasta nem se aproxima excessivamente do Sol. Conta ainda com um satélite (a Lua) que se comporta como uma espécie de estabilizador e que evita que o eixo de rotação da Terra se desloque descontroladamente.
Nenhum outro planeta possui água no estado líquido. Apenas na Terra e em quantidades colossais. De facto, os oceanos de água salgada cobrem 71% da superfície do planeta. Para além de albergarem uma vida marinha abundante e variada, os oceanos desempenham um papel crucial para a vida em terra firme. O calor do Sol evapora a água do mar; esta humidade transforma-se em chuva e esfria assim os oceanos, ao mesmo tempo que abastece a terra de água doce em forma de chuva, regenerando os lagos e os rios, que acaba finalmente por ser devolvida aos mares. É um ciclo vicioso por que toda a água do planeta passa, num espaço de milhões de anos.
A Terra é protegida pela atmosfera, uma camada de gás que se estende ao longo de praticamente 500 km. Desde a superfície até 120 km acima, rodeia-nos uma massa de ar composta essencialmente por dois gases: o nitrogénio (78%) e o oxigénio que possibilita a vida (21%). Possui ainda uma camada de dióxido de carbono suficiente para criar um efeito estufa moderado, factor chave para conseguir reter o calor do Sol e evitar grandes oscilações de temperatura entre o dia e a noite (como acontece em Mercúrio). A pouco mais de 60 km acima da superfície, atravessamos a camada de ozono, que absorve a maior parte das mortífera radiação solar ultravioleta. Entre os 60 e os 80 km de altitude, a temperatura baixa drasticamente até – 90º C. Este é o reino dos meteoros (vulgarmente conhecidos como estrelas cadentes) e das auroras (ventos solares).
A atmosfera protege-nos da maior parte dos “bombardeamentos” cósmicos, mas a Terra não está totalmente livre destes. A erosão provocada pelo vento, a chuva, o gelo, a vegetação, bem como o facto da maior parte do planeta ser constituído por água, faz com que a superfície terrestre apresente poucas marcas de impacto de meteoritos ou asteróides, cicatrizes que são muito frequentes noutros lugares do sistema solar. Identificaram-se pouco mais de 160 crateras de impacto na Terra. Muitos fragmentos rompem diariamente a atmosfera mas chegam ao solo em reduzidas dimensões, do tamanho de um grão de pó, o que obviamente dificulta a sua identificação como tal.
Um corte imaginário do planeta revela uma série de camadas similares à de uma cebola. Por ordem, desde a superfície até ao interior, encontramos a crosta (a mais fina das camadas), o manto (constitui a maior porção do planeta), o núcleo exterior líquido (em constante movimento giratório, o que induz as correntes eléctricas que geram o campo magnético da Terra) e o núcleo interno (onde pressões enormes mantêm sólidos o ferro e o níquel, apesar das temperaturas ultrapassarem os 5.000º C). Este calor vindo do interior da Terra é o responsável por uma maior actividade geológica em comparação com os outros planetas. O calor provoca terramotos, erupções vulcânicas, levanta montanhas e afasta os continentes.
A Terra efectua uma translação à volta do Sol em 365,25 dias e é durante esta viagem que se sucedem as 4 estações que marcam o ano. Curiosamente é no Inverno (no nosso hemisfério) que a Terra se encontra mais perto do Sol. Assim, as estações não se devem à distância entre o nosso planeta e o Sol mas sim à quantidade de energia solar recebida por cada região. Isto deve-se ao facto do eixo da Terra estar inclinado, pelo que algumas regiões recebem mais calor do que outras. Se a Terra não fosse inclinada como um pião em descanso, não haveria estações do ano. Cada região receberia sempre a mesma quantidade de energia solar. Uma rotação é completa em 24 horas, o que determina o dia e a noite. Dado que a Terra gira sobre o seu próprio eixo, todas as regiões são iluminadas e seguidamente mergulhadas na sombra, à vez. É dia no lado iluminado pela nossa estrela e noite do lado oposto. No Outono e na Primavera, a noite e o dia têm uma duração igual de 12 horas (é o chamado equinócio). O equinócio da Primavera ocorre no dia 20 de Março e o equinócio do Outono ocorre no dia 20 de Setembro. No hemisfério norte os dias são curtos no Inverno e mais longos no Verão porque o Sol, então mais elevado sobre o horizonte dado a inclinação da Terra, permanece visível durante mais tempo.
É um planeta que muito tem para nos dar mas que muito precisa da sensibilidade humana para evitar que um dia se torne inabitável. Estamos num mundo verdadeiramente vivo e cabe a cada um de nós contribuir para que este continue a ser o nosso cantinho cósmico. Fiquem pois de olhos no Céu!


Um belo artigo que testemunha o nosso PAULO!

Um Abraço e até sempre!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #44 em: Setembro 19, 2007, 06:03:44 pm »
Muito Obrigado Rogercrespo.
Citação de: "rogercrespo"
Um belo artigo que testemunha o nosso PAULO!
Defacto um artigo que revela as suas qualidades de ser humano consciente do lugar onde vivia.
Maravilhoso! É tudo o que posso dizer.
Adorei conhece-lo.

Um abraço
Bernardo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« Responder #44 em: Setembro 19, 2007, 06:03:44 pm »