Autor Tópico: aquecimento global: um mito?  (Lida 7532 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #15 em: Setembro 27, 2007, 01:03:34 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Um dos episódios chama-se “Environmental Hysteria” e pode abrir-nos os olhos pelo outros pontos de vista. Penn Gillette, neste episódio diz: “no one in the scientific community agrees on global warming, the science is inconclusive and no one knows if global warming is a natural fluctuation or not.” que traduzindo será qualquer coisa como "ninguém na comunidade cientifica tem certezas sobre o aquecimento global, esta ciência é inconclusiva e ninguém sabe se o aquecimento global é uma flutuação normal ou não" - e eu estou de acordo com esta frase.

Essa frase deve estar desactualizada :s  pois ainda à pouco ouvi precisamente o contrário, mas podem ser opinoes distintas...

O que é um facto é que comparando os aquecimentos e arrefecimentos normais que decorreram ao longo dos milhoes de anos da terra, nunca nenhum foi tao "fora de tempo" e aconteceu tao rapidamente, bem como as amostras de gelo analisadas de que alguem ja falou...isso sao factos inegaveis, que apontam para a veracidade do aquecimento global(entre outros)...

Espero que nao estejas a levar a mal este "debate de ideias" jaclerigo ;-)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #16 em: Setembro 27, 2007, 02:27:17 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Espero que nao estejas a levar a mal este "debate de ideias" jaclerigo ;-)

Claro que não! É de salutar ;)
Era preciso era ouvir mais pessoas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #16 em: Setembro 27, 2007, 02:27:17 pm »

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #17 em: Setembro 27, 2007, 03:04:18 pm »
Eu penso que é um pouco irrelevante se as alterações climáticas que estamos a viver hoje têm ou não origem na actividade humana. Mais importante é saber se podemos ou não continuar a agredir o meio ambiente como temos vindo a fazer há mais de 100 anos. Penso que todos estamos de acordo que não podemos continuar a desbastar florestas inteiras para poder ocupar mais espaço e poluir ainda mais...

Evidentemente existem interesses em todas as áreas industriais. Nomeadamente, até aqui, o sector eléctrico apenas crescia nos países em vias de desenvolvimento. Neste momento, os países mais ricos e industrializados estão a reconstruir as suas redes e centrais eléctricas para que sejam mais eficientes e para utilizarem energias renováveis. Logo a seguir ao sector eléctrico vem o sector da construção com benefícios evidentes... Basta ver o que se passa no nosso país: um parque eólico com crescimento exponencial, licenciamento de centrais a gás natural, construção da maior fábrica de painéis fotovoltaicos e até se volta a falar com seriedade na energia nuclear. A barragem do Baixo Sabor teria muito mais dificuldades de aprovação em qualquer outra altura; hoje assume-se claramente que a não construção da barragem de Foz Côa foi um erro.

Nesta ânsia de mudar o paradigma, cometem-se alguns exageros como atribuir qualquer chuva ou seca fora de tempo à acção humana, aproveitando a incerteza típica da meteorologia. Esses erros são aproveitados para questionar esta nova atitude ecológica, principalmente por quem gosta de alimentar as teorias da conspiração.

De qualquer modo, penso que agora estamos no bom caminho. Como partimos tarde, tendemos a cair no exagero. Esses exageros são por vezes aproveitados pelo "outro lado".  Mas já nada apagará os erros do passado e do presente.

Principalmente problemáticos são os países em vias de desenvolvimento: como é que se diz a milhões de pessoas que lutam para sobreviver todos os dias, que parem de produzir e consumir tanta energia? Que apesar de os países industrializados terem vivido sem preocupações durante décadas, eles nunca o poderão fazer? E, principalmente, se os EUA não assumirem compromissos como pedir aos mais pobres que os assumam?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline SECO

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #18 em: Setembro 27, 2007, 10:19:57 pm »
Citação de: "Rui Padrão"
Principalmente problemáticos são os países em vias de desenvolvimento: como é que se diz a milhões de pessoas que lutam para sobreviver todos os dias, que parem de produzir e consumir tanta energia? Que apesar de os países industrializados terem vivido sem preocupações durante décadas, eles nunca o poderão fazer? E, principalmente, se os EUA não assumirem compromissos como pedir aos mais pobres que os assumam?
Concordo com esta última parte. É difícil para um país que se está a desenvolver e que pode obter combustíveis fósseis "baratos" e que até existem em abundância (estou a falar do caso da china), a começar a consumir combustíveis ditos limpos e comprometer o crescimento do país.

Na minha opinião a nossa acção de alguma maneira altera o meio que nos envolve.Em conversa com os meus pais e com os meus avós, eles dizem que em tempos idos as estações eram mais regulares, isto é, no verão fazia calor, mas com temperaturas mais estáveis, sem ondas de calor, e que no inverno era capaz de chover daquela chuva miúda uma semana sem parar.Agora assistimos a estações com os tais picos de calor que sabemos, ou chuvas repentinas e fortes.
Eu estou com argumentos empíricos, mas a verdade é que se repararem há muitos provérbios acerca do clima ( Abril, águas mil; Abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado; Quando vem Março ventoso, Abril sai chuvoso, etc.).Isto são frases que resultam de algumas gerações (digo eu) de observação do meio campestre onde as pessoas viviam em maioria há algumas décadas.Se as pessoas os utilizam (ou utilizavam) esses provérbios, é porque talvez haja, ou houvesse alguma regularidade no clima para as pessoas acreditarem nesses mesmos provérbios.

Um exemplo directo, não direi de aquecimento global, mas de qualidade do ar, é o que se passa nas cidades de hoje, em que o ar é péssimo.Deixo-vos um vídeo da china, em que o fumo é tanto que não se vê "um palmo à frente do nariz". Penso que isto é um problema sério e tem de acabar (ou ser atenuado) o mais depressa possível para o bem de todos.

Sem querer faltar ao respeito, jaclerigo a sua opinião não será um bocado extremista? Parece que descarta a hipótese do aquecimento global.É claro que a televisão e os filmes alteram as opiniões das pessoas, mas acho que todos temos olhos para ver que alguma coisa se passa com o nosso clima.Não acredito o que a Terra esteja somente a passar por um ciclo natural e, por infelicidade estamos todos no meio dos seus efeitos.

Cumprimentos e espero ter-me feito entender e ter contribuído positivamente para a discussão deste tema.
Diogo Lucas
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Diogo Lucas

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #19 em: Setembro 27, 2007, 10:31:48 pm »
Concordo com algumas partes do que disseste...

Mas discordo desta parte, embora seja um argumento na mesma:
Citação de: "SECO"
Na minha opinião a nossa acção de alguma maneira altera o meio que nos envolve.Em conversa com os meus pais e com os meus avós, eles dizem que em tempos idos as estações eram mais regulares, isto é, no verão fazia calor, mas com temperaturas mais estáveis, sem ondas de calor, e que no inverno era capaz de chover daquela chuva miúda uma semana sem parar.Agora assistimos a estações com os tais picos de calor que sabemos, ou chuvas repentinas e fortes.
Eu estou com argumentos empíricos, mas a verdade é que se repararem há muitos provérbios acerca do clima ( Abril, águas mil; Abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado; Quando vem Março ventoso, Abril sai chuvoso, etc.).Isto são frases que resultam de algumas gerações (digo eu) de observação do meio campestre onde as pessoas viviam em maioria há algumas décadas.Se as pessoas os utilizam (ou utilizavam) esses provérbios, é porque talvez haja, ou houvesse alguma regularidade no clima para as pessoas acreditarem nesses mesmos provérbios.

Todos esses "dados" sao facilmente desvidados da realidade pela mente das pessoas(neste parte concordo com o jaclerigo). Outra coisa sao os proverbios. estes sao apenas baseadas no senso comum sem nenhum fundamento cientifico, sao apenas baeados na experiencia e sao empiricos.

O que eu falava era de dados reais, concretos, acerca do aquecimento global e sao apenas nesses que realmenteMacredito.

Mas mais uma vez digo e reafirmo que respeito todas as opinioes, isto para que nao hajam mal entendidos, porque ninguem e senhor da razao ;-)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #20 em: Setembro 28, 2007, 02:06:24 pm »
Não se esqueçam é que nestas coisas também existe muita contrainformação. Os lobbies das empresas petrolíferas americanas sobretudo,  aka amigos do bush, têm pago estudos a supostos cientistas para apresentarem argumentos contra a tese em que o aquecimento global é provocado pelas actividades humanas. Eu há uns tempos costumava frequentar um forum americano ligado aos conservadores, ( só por curiosidade de ouvir opniões bem extremistas) e apresentavam sempre teorias dessas lá, como a tal de uma empresa petrolífera do texas que tinha feito um estudo em que arranjavam duas estufas com plantas, numa delas existia ar normal e na outra existia uma grande concentração de co2. Surpresa das surpresas, a estufa com o ar com muito co2 apresentava plantas muito mais saudáveis e crescidas. O slogan do anuncio era: " Se quer um planeta mais verde, consuma combustíveis da marca x".
Verdades há muitas. Podemos é ser enganados se não as enquadrarmos no contexto certo.

Um cientista de renome internacional que era o director da agência para as questões ambientais desde o tempo do Clinton, viu os seus artigos onde criticava as políticas ambientais dos USA, censurados.
Frases onde ele escrevia: " O aquecimento global é provavelmente provocado pelo Homem", passava a ficar: " O aquecimento global é possivelmente provocado pelo Homem".
Mais tarde foi demitido.

Penso que a questão fundamental até não é se as alterações climáticas são de origem humana ou não. Mesmo que sejam cíclicas ( o que duvido muito neste caso), penso que devia ser feito um esforço à escala mundial para as tentarmos minimizar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #21 em: Setembro 28, 2007, 03:13:01 pm »
Citação de: "joao marum"
Mesmo que sejam cíclicas ( o que duvido muito neste caso), penso que devia ser feito um esforço à escala mundial para as tentarmos minimizar.

Completamente de acordo...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #22 em: Setembro 28, 2007, 03:17:23 pm »
Nem de propósito, encontrei o vídeo da cena da água, topem só:
[youtube:ec6c7]B0fZK3m7bDc[/youtube:ec6c7]
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #23 em: Setembro 28, 2007, 03:44:23 pm »
Loool

No entanto garrfas engarrafadas e aquecimento global so "um bocado diferentes", embora percebesse a tua ideia jaclerigo..no entanto o aquecimento global e uma realidade e a poluiçao um grande problema...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #24 em: Setembro 28, 2007, 03:48:22 pm »
heheh!..
Vá lá eles estarem bem dispostos, senão ele não levava gorjeta no fim! :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #25 em: Setembro 28, 2007, 04:57:29 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Loool

No entanto garrfas engarrafadas e aquecimento global so "um bocado diferentes", embora percebesse a tua ideia jaclerigo..no entanto o aquecimento global e uma realidade e a poluiçao um grande problema...

A ideia que quis passar não tinha a ver com a questão da água em si que até tem a sua piada, mas a ideia de como as pessoas são facilmente influenciáveis com as coisas que lhes dizem, chegando ao ponto de até o sabor se consegue influenciar, apesar de até estarem a beber exactamente a mesma coisa.

Obviamente que não quero com isto dizer que se trata de um estudo e serve, mesmo que dificilmente, de amostra, pois estamos a falar de dois tipos como o Penn & Teller, e só quem já viu esta série é que sabe do que estou a falar :D
Mas o que conta é a ideia em si, e espero que a tenham entendido.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #26 em: Setembro 28, 2007, 05:13:16 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Mas o que conta é a ideia em si, e espero que a tenham entendido.

E eu percebi a ideia, como disse que percebi no meu ultimo post ;-)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: aquecimento global: um mito?
« Responder #26 em: Setembro 28, 2007, 05:13:16 pm »