Autor Tópico: Nasa autoriza lançamento de sonda aos asteróides  (Lida 2593 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Nasa autoriza lançamento de sonda aos asteróides
« em: Setembro 27, 2007, 11:11:28 am »
A Nasa confirma para esta quinta-feira, 27, o lançamento da sonda Dawn (Alvorada) para uma viagem de oito anos e 4,8 mil milhões de quilómetros, rumo ao cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter. O plano, no entanto, pode ser atrapalhado pela meteorologia - há previsão de chuva.

Cientistas aguardam o lançamento da Dawn desde julho, quando a missão foi adiada por conta da urgência maior de se enviar a Phoenix para Marte.

A nova sonda visitará os dois maiores corpos do cinturão, Vesta e Ceres. Acredita-se que os asteróides sejam vestígios da formação do Sistema Solar.

Ceres é tão grande que nem conta mais como asteróide, e sim como planeta-anão, mesma categoria de Plutão. A sonda passará um ano orbitando Vesta, de 2011 a 2012, e depois passará a Ceres, que visitará em 2015.

Os três instrumentos científicos da Dawn - uma câmara, um espectrómetro infravermelho e um detector de neutrões e raios gama - explorarão Vesta e Ceres de diferentes altitudes.

- "Para mim, estamos a caminho de visitar alguns dos últimos mundos inexplorados do Sistema Solar interior", disse o engenheiro-chefe  Marc Rayman.

Vesta e Ceres são corpos muito diferentes, e os cientistas estão ansiosos para compará-los.

Esta é a primeira vez que se tenta enviar uma mesma nave para orbitar dois corpos celestes diferentes.

Isto é possível graças aos motores iónicos da Dawn, que emitirão jactos ténues de íons de gás xenônio, gerando um impulso minúsculo, mas constante. "Ele realmente solta essa aura azul dos filmes de ficção científica", disse Rayman.

In Estadão
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
NASA lança com sucesso sonda Dawn
« Responder #1 em: Setembro 28, 2007, 11:06:09 am »
Depois de vários adiamentos, a agência espacial norte-americana (NASA) lançou hoje de Cabo Canaveral (Florida), com sucesso, a sonda Dawn para Vesta e Ceres, dois dos maiores asteróides na órbita do Sol, para tentar perceber os mistérios do nascimento do nosso sistema solar.

A sonda, lançada a bordo de um foguetão Delta II às 12h34 (hora de Lisboa), tem pela frente uma longa viagem uma vez que só chegará a Vesta em Outubro de 2011. Depois retomará a sua viagem em Abril de 2012 para ir a Ceres, onde chegará em Fevereiro de 2015. Nessa altura terá percorrido um total de 5,1 mil milhões de quilómetros.

O primeiro dos três objectivos da missão Dawn, prevista durar oito anos, é “captar os primeiros momentos do nascimento do sistema solar” há 4,6 mil milhões de anos, tentando compreender a formação dos dois asteróides situados entre Marte e Júpiter.

O segundo objectivo é determinar a natureza dos elementos que formam esses asteróides.

A sonda robotizada, que mede 1,64 metros de comprimento sobre 1,27 de largura, vai ainda estudar porque razão Vesta e Ceres tiveram uma formação e uma evolução totalmente diferente, o que permitirá perceber o papel da água na evolução dos asteróides.

Para efectuar a sua missão, Dawn tem três instrumentos científicos, uma câmara de alta definição e dois espectómetros.

In Publico
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

NASA lança com sucesso sonda Dawn
« Responder #1 em: Setembro 28, 2007, 11:06:09 am »