Autor Tópico: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89  (Lida 30315 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #15 em: Outubro 02, 2007, 03:40:07 pm »
Olá Fil.
Citação de: "Fil"
Como céptico e inexperiente nesse domínio cabe-me fazer uma pergunta: :mrgreen:
O papel é plano e o espelho côncavo. 7mm chegam para fazer passar o autocolante até ao centro do espelho?
Espero bem que sim, pois é a primeira que vou fazer este trabalho, e por isso mesmo ando à procura de dicas de todos aqueles AA mais experientes que eu.
Já pensei na tua questão algumas vezes, ou seja o círculo de papel ou cartão não vai encostar ao espelho, é óbvio que se recomenda que o furo central seja um pouco maior que o anel a colar, que se bem me lembro tem 5mm de diâmetro, é pequenino.
Acho que vou ter um sábado cheio de supresas e aventuras com o meu telescópio.
Ando a preparar-me para que tudo corra bem. ;-)

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #16 em: Outubro 02, 2007, 04:28:13 pm »
Se não conseguires à primeira, tens o resto do fim-de-semana para lavar o espelho :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #16 em: Outubro 02, 2007, 04:28:13 pm »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #17 em: Outubro 02, 2007, 04:53:47 pm »
Citação de: "Fil"
Se não conseguires à primeira, tens o resto do fim-de-semana para lavar o espelho :)
LOL
Não, não quero ir tão longe isso implicaria uma casa muito limpinha, ir comprar um alguidar, água destilada e outras coisas, além de ter de preparar um lugar para dar banho ao "bicho". :mrgreen:  
De qualquer forma logo se vê, e garanto-vos que irão ficar a par de tudo o que acontecer a mim e ao outro.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #18 em: Outubro 02, 2007, 05:01:41 pm »
Desejo-vos(a ti e ao espelho) muita felicidade nesse processo! Vai tudo correr bem!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #19 em: Outubro 02, 2007, 05:32:18 pm »
Citação de: "rogercrespo"
Desejo-vos(a ti e ao espelho) muita felicidade nesse processo! Vai tudo correr bem!
Obrigado rogercrespo.
Com tanto apoio e incentivo sinto-me mais motivado, e na sexta que é feriado vou pôr o espaço de trabalho a brilhar até poder fazer o teste do algodão "Sonasol", para me sentir mais a vontade. :-D  :-D  :-D

Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #20 em: Outubro 02, 2007, 05:33:27 pm »
Olá,

só para te confundir ainda mais!

Vi agora que existe outro método de colimação!  :-D

Usa-se uma Concenter eyepiece! Não é necessário uma marcação no espelho. Quero dizer que também não conheço o método muito bem e não sei se é eficaz mas mau não deve ser...

aqui fica uma foto e uma explicação da eyepiece:



Citar
The Concenter eyepiece for Newtonian telescopes

The adjust-set II (Concenter) consists now of a closed cylinder, similar to the Cheshire eyepiece.
The crucial difference with the Cheshire is the let in circular disk with concentric circles.
The Concenter is now out of one „casting“, with 2” or 1 ¼” insert diameters, generally for all focusers usable.
You do not need to make center markings on the secondary-mirror to adjust it.
The adjustment is made directly on the edge of the mirror that results in perfect alignment of the optical light surfaces corresponding to the offset of the secondary mirror.
You can adjust more precise than with a laser!
Here the principle of the ‘film box’ finds place, established by a disk with concentric circles. This offers a beginner astronomer an easy possibility to adjust his telescope in a perfect way.

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #21 em: Outubro 02, 2007, 06:08:12 pm »
Citação de: "rogercrespo"
só para te confundir ainda mais!

Vi agora que existe outro método de colimação!  

Usa-se uma Concenter eyepiece! Não é necessário uma marcação no espelho. Quero dizer que também não conheço o método muito bem e não sei se é eficaz mas mau não deve ser...
Olá rogercrespo!
Para confundir ou gastar mais "guito" Hem! :-D  :-D  :-D
Tem muito bom aspecto e é a primeira vez que vejo tal engenho.
Não aparenta, pelo menos pela descrição, ser muito difícil de utilizar, mas para já vou ter de me servir do que tenho.

Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #22 em: Outubro 02, 2007, 06:13:39 pm »
Citação de: "dUbeni"
Citação de: "rogercrespo"
só para te confundir ainda mais!

Vi agora que existe outro método de colimação!  

Usa-se uma Concenter eyepiece! Não é necessário uma marcação no espelho. Quero dizer que também não conheço o método muito bem e não sei se é eficaz mas mau não deve ser...
Olá rogercrespo!
Para confundir ou gastar mais "guito" Hem! :-D  :-D  :-D
Tem muito bom aspecto e é a primeira vez que vejo tal engenho.
Não aparenta, pelo menos pela descrição, ser muito difícil de utilizar, mas para já vou ter de me servir do que tenho.

Um abraço
Visto daqui não parece, mas preciso de fazer umas perguntas para me esclarecer quanto a isso...

São só círculos concêntricos? isso permite ter uma "escala" a centrar o espelho secundário, e a ver quando todas as superfícies ficam bem concêntricas, não será isso?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #23 em: Outubro 02, 2007, 07:08:52 pm »
Olá Fil.
Pois eu penso que o facto de ter vários círculos concêntricos ajuda bastante a centrar, pelo menos o espelho secundário, já que se pode aferir a sua posição por um círculo exterior ao espelho e outro interior, no entanto ainda não percebi como se faz a colimação do primário. A explicação só fala do secundário.
Será que o propósito deste instrumento é só centrar e colimar o secundário?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #24 em: Outubro 02, 2007, 07:10:25 pm »
hmmm por acaso não conheço esse dispositivo. Pela descrição diz que não tens de marcar o espelho, mas estão a falar do secundário e não do primário. De qualquer modo, não é necessário marcar o secundário em qualquer situação.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #25 em: Outubro 03, 2007, 10:00:44 am »
Olá,
Sem querer parecer um "velho do restelo", queria só lembrar que essa relação focal é bastante tolerante com a descolimação. Isto quer dizer que, a não ser que tenha os espelhos muito desalinhados não vai notar grande melhoria nas imagens. Eu próprio, no meu newton de 130 mm f/6.9, apenas  me certifico que, na ocular de Cheschire, vejo os 3 apoios do primário e que os aneis de difracção estão minimamente centrados.

No entanto, acho muito bem que faça essas operações para se sentir mais à vontade em mexer no aparelho, até para fazer futuros upgrades ("flocking" do tubo, uma mudança de focador, etc.).

Aguardo com ansiedade o relato da sua experiência! Se tiver oportunidade de tirar umas fotos, não hesite, isso será muito útil para fazer um tutorial!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #26 em: Outubro 03, 2007, 10:36:50 am »
Concordo com o Rui. Não tinha reparado na distância focal do teu telescópio. Um telescopio f8 é bastante tolerante a descolimações. Para ele, penso que a colimation cap vai ser tudo o que precisas. Mas pronto, já tens o laser e assim podes fazer a colimação de modo mais intuítivo e de noite, enquanto que com o rolo fotográfico, não é muito facil. ( certifica-te é que o próprio laser está colimado). Ter o espelho marcado no centro, não é crucial, mas na minha opinião, mal não faz. Facilita o processo da colimação mesmo assim por teres o centro do primário mais facilmente visível.
Mas é verdade. A menos que tenhas um telescópio muito descolimado, penso que as diferenças visíveis não serão muitas.
« Última modificação: Outubro 03, 2007, 10:42:29 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #27 em: Outubro 03, 2007, 10:40:34 am »
Depende do que se quiser observar. Qd o meu telescópio chegou, a first light desapontou-me. Estava muito mal colimado e não via nada de jeito. Depois consegui uma colimação aproximada e melhorou imenso. Após mais alguns meses consegui uma colimação perto de perfeita e posso dizer que sim, faz diferença. Claro que isto é num SCT, que mantém a colimação (o meu está impec desde fevereiro). Num newtoniano, com colimações frequentes, não se pode pedir para estarem sempre perfeitas...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #28 em: Outubro 03, 2007, 11:42:10 am »
Corrijam-me se estiver a dizer disparates, mas penso que num SCT qualquer desalinhamento num dos espelhos vai ser muito amplificado, pois a luz atravessa o tubo 3 vezes: lente correctora alinhada com primário, primário alinhado com secundário, secundário alinhado com diagonal. Aqui a elevada relação focal típica dos SCT não perdoa tanto os erros de colimação.

Num Newtoniano não existe nenhuma lente correctora, e por isso só uma passagem é que tem que estar bem alinhada: primário alinhado com o secundário e secundário com a ocular.

No entanto, volto a salientar que não faz mal nenhum mexer no telescópio para tentar obter uma colimação perfeita. No mínimo, ganha-se experiência e à-vontade para os casos em que seja mesmo necessário "mexer lá dentro"!  ;-)

dUbeni, como diz que leu o livro do Guilherme de Almeida, provavelmente já passou pelos parafusos de fixação do primário. Não sei como é no caso dos Vixen, mas no meu Skywatcher existem 2 parafusos em cada ponto de apoio: de uma forma simplista, um puxa e o outro empurra o espelho. ATENÇÃO AO APERTAR! Se sentir resistência não force, pois pode estar a puxar o espelho contra o outro parafuso e pode partir! Do mesmo modo, se desapertar demasiado os parafusos o espelho pode ficar solto e cair. Provavelmente já sabe destes cuidados, mas não faz mal nenhum relembrar. De resto, penso que será a única coisa que pode correr mal nessa operação. Basta ter alguma sensibilidade para evitar estes problemas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #29 em: Outubro 03, 2007, 11:46:07 am »
Não sei se é assim tão sensível, porque a colimação é feita no secundário, ou seja, o último elemento óptico. A LC e o primário não são colimáveis.
A questão talvez seja na distância focal. Habituados a uma maior ampliação talvez se note mais o problema da colimação.
Em estrelas duplas é gritante.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #29 em: Outubro 03, 2007, 11:46:07 am »