Autor Tópico: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89  (Lida 30365 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #30 em: Outubro 03, 2007, 01:44:18 pm »
Por acaso tinha ideia que se fazia no primário.  :s Devia ser por causa da focagem, que se faz no primário...
Sendo assim, concordo com a tua explicação! Para ampliações elevadas a descolimação nota-se mais. Nesse caso deve-se passar o mesmo com os newtonianos puxados ao limite, mas em menor escala.

Tenho que ter mais atenção à colimação do meu telescópio.   :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #31 em: Outubro 03, 2007, 02:53:31 pm »
Já agora, aproveito para falar de um pequeno defeito dos SCTs e provavelmente alguns refractores. Ao colocar uma diagonal, esta nunca fica precisamente alinhada com o eixo óptico. Por isso se colimarmos com a diagonal posta, ela não vai ser perfeita. O que recomendam é que se colime com a diagonal posta se o telescópio for para observação e sem diagonal se for para astrofoto.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #31 em: Outubro 03, 2007, 02:53:31 pm »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #32 em: Outubro 03, 2007, 03:01:27 pm »
Citação de: "Rui Padrão"
Olá,
Sem querer parecer um "velho do restelo", queria só lembrar que essa relação focal é bastante tolerante com a descolimação. Isto quer dizer que, a não ser que tenha os espelhos muito desalinhados não vai notar grande melhoria nas imagens. Eu próprio, no meu newton de 130 mm f/6.9, apenas me certifico que, na ocular de Cheschire, vejo os 3 apoios do primário e que os aneis de difracção estão minimamente centrados.

No entanto, acho muito bem que faça essas operações para se sentir mais à vontade em mexer no aparelho, até para fazer futuros upgrades ("flocking" do tubo, uma mudança de focador, etc.).

Aguardo com ansiedade o relato da sua experiência! Se tiver oportunidade de tirar umas fotos, não hesite, isso será muito útil para fazer um tutorial!
Olá Rui Padrão.
Concordo plenamente que o meu equipamento é bastante tolerante, na realidade nas observações não se nota, só desfocando uma estrela centrada é que se nota o disco escuro do secundário ligeiramente desviado.
No entanto, e porque não tem havido grandes noites para fazer observações, resolvi verificar o alinhamento da óptica do meu telescópio.
Por outro lado esta primeira experiência de colimação irá me servir para no futuro estar mais à vontade, quem sabe em situações mais críticas em que tenha de transportar o "bicho", como por exemplo nas férias.
Achei uma excelente ideia a de tirar fotografias, obrigado, vou fazer isso mesmo.

Citação de: "Rui Padrão"
dUbeni, como diz que leu o livro do Guilherme de Almeida, provavelmente já passou pelos parafusos de fixação do primário. Não sei como é no caso dos Vixen, mas no meu Skywatcher existem 2 parafusos em cada ponto de apoio: de uma forma simplista, um puxa e o outro empurra o espelho. ATENÇÃO AO APERTAR! Se sentir resistência não force, pois pode estar a puxar o espelho contra o outro parafuso e pode partir! Do mesmo modo, se desapertar demasiado os parafusos o espelho pode ficar solto e cair. Provavelmente já sabe destes cuidados, mas não faz mal nenhum relembrar. De resto, penso que será a única coisa que pode correr mal nessa operação. Basta ter alguma sensibilidade para evitar estes problemas.
O espelho primário tem três pares de parafusos, um puxa, o outro empurra. É defacto aqui que residem as minhas maiores ansiedades, pois o Guilherme de Almeida diz no seu livro que após a colimação estar feita se deve apertar todos os parafusos moderamente e voltar a verificar a colimação, ora se os parafusos só servem para puxar ou empurrar, para que serve apertar novamente os mesmos parafusos? Aqui nesta questão estou bastante confuso  :?
Agradecia que alguém me explicasse melhor este procedimento.

Muito obrigado a todos pelas vossas contribuições.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #33 em: Outubro 03, 2007, 03:08:50 pm »
Olá,

eu pessoalmente faço uma colimação que quando está colimado, já está apertado. No meu ver se depois de colimar formos apertar novamente é muito provável que fique um pouco descolimado...

Este é o meu método, agora o Guilherme de Almeida ao escrever isso no seu livro pode estar a alertar para o facto de o espelho ficar muito solto e cair...


Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #34 em: Outubro 03, 2007, 03:13:14 pm »
Nao ligues a isso...quando tiver colimado deixa o parafusos como estao e nao te preocupes ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #35 em: Outubro 03, 2007, 04:36:18 pm »
Olá pessoal do Norte  :-D  :-D  :-D
Isto promete este fim de semana, vai haver muito parafuso para desapertar e apertar.
Prometo fazer uma pequena reportagem fotográfica, e não só.
E para já gostava de dizer que é sempre bom "ouvir" as vossas experiências, que a pouco e pouco vão esclarecendo certas dúvidas e aliviando alguma angustia. ;-)

Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #36 em: Outubro 03, 2007, 04:45:35 pm »
Penso que o que o Guilherme quis dizer foi que, para mexer o espelho é necessário desapertar um pouco o parafuso que empurra, deixando assim a folga necessária para o seu movimento. Quando a colimação estiver terminada deve-se eliminar essa folga, re-apertando o parafuso que empurra.

Outro método consiste em ir re-apertando de cada vez que se mexe um pouco no espelho. Deste modo, após cada movimento, o espelho estará sempre bem fixo.

Experimente os dois métodos e veja com qual se sente melhor. Aviso já que pode ser um pouco frustrante. Chega uma altura em que parece que só estamos a fazer pior. O importante é não perder a paciência, parar um bocadinho se fôr necessário, e prosseguir com a cabeça fresca. Dizem que com a experiência o processo fica mais rápido, mas eu ainda só fiz 2 colimações, por isso não posso confirmar... :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #37 em: Outubro 03, 2007, 05:47:03 pm »
Obrigado Rui Padrão.
Sim acho que vou ter muita paciência, embora às vezes não seja fácil, lembro-me quando recebi o buscador polar, para a montagem equatorial (GPE da Vixen), montá-lo e vereficar que estava ligeiramente desalinhado com o eixo polar, tentar alinhar e desesperar, pois os parafusos, tipo alen, são tão pequeninos que um deles caíu para dentro da ocular, foi quase um drama  :(| . desenroscar a ocular, tirar a mira, encontrar aquela amostra de parafuso, sujar e ter de limpar a mira, voltar a pôr tudo no lugar, :(|  e depois, depois tentar alinhar os dois eixos novamente, ficando a saber que parafusos e telescópios não é carpintaria, nem computadores, :(|  ufh! até fiquei cansado. :-D  :-D  :-D

Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #38 em: Outubro 03, 2007, 06:01:43 pm »
Já agora, acham que vale a pena soprar um interior do tubo, quando retirar o a célula do primário, tem algum pó.
Obviamente que a fazê-lo será no sentido secundário primário, para evitar colocar poeiras no secundário.
Algum conselho sobre este tema será muito bem vindo ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #39 em: Outubro 03, 2007, 06:03:55 pm »
Olá,

se vais tirar o primário não há problema... Agora se passares um pano que não largue pelos ou até se quiseres aspirar...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #40 em: Outubro 03, 2007, 06:59:29 pm »
Aspirar!!! Bem, não tinha pensado nisso, e que tal soprar um pouco do lado secundário e depois puxar as poeiras pelo lado do primário com um espanador, é macio. Não sei bem, estou a lançar ideias.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #41 em: Outubro 03, 2007, 07:12:08 pm »
A ponta do aspirador tem propriedades parecidas com magnetismo :P se o aspirador estiver ligado.. Cuidado com essas ideias que podem fazer com que a ponta do aspirador toque e risque o espelho!..  :shock:   A menos que seja um aspirador mais gentil que eu não esteja a pensar..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #42 em: Outubro 03, 2007, 07:35:18 pm »
O meu é de plástico...  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #43 em: Outubro 03, 2007, 08:02:03 pm »
Vou colocar o espelho a milhas de distância :-D  :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #44 em: Outubro 03, 2007, 08:12:40 pm »
O problema não é o aspirador ser de plástico! Até há quem consiga riscar um espelho com algodão! O problema é o pó que estiver no espelho e que apanhar com o aspirador em cima, esse pó é que risca o espelho. Se o aspirador cria vácuo, facilmente ele vai bater no espelho, a menos que se tomem medidas algo complicadas para o evitar, como ter um apoio de confiança que impeça que o aspirador se aproxime a menos do que 5 mm do espelho..
Pronto, quando digo que risca o espelho quero dizer que risca a camada reflectora colocada por cima do espelho.. Porque um espelho de vidro não se risca facilmente.. mas a camada fina reflectora essa sim, risca-se
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #44 em: Outubro 03, 2007, 08:12:40 pm »