Autor Tópico: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89  (Lida 30308 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« em: Setembro 29, 2007, 04:18:35 pm »
Caros amigos.
Vou pela primeira vez ter de colimar o meu Vixen R114, com 900mm de distância focal.
Como podem imaginar não me sinto muito confortável, apesar de estar a ler e reler o livro "Telescópios" do excelente professor Guilherme de Almeida.

Já pude verificar que o espelho secundário está apreciavelmente bem centrado com o tubo das oculares. Simultâneamente verifiquei que o secundário deve estar ligeiramente inclinado, pois só aparece na reflexão um dos suportes do espelho primário e parte de outro. Esta verificação foi feita com uma caixa de filme fotográfico de 35mm, sem fundo e um pequeno furo no centro da tampa, colocando uma folha de papel do lado oposto ao do tubo das oculares.

Curioso foi ao colocar uma segunda folha de papel entre o espelho secundário e o primário, apareceu um pequeno ponto negro bem no centro da reflexão do espelho secundário, deve ser a reflexão da menina do meu olho através do furinho.

Tudo isto acontece porque recentemente (Agosto) adquiri um colimador laser, que só agora testei, e pude verificar que o feixe luminoso não retorna exactamente à origem, apesar de se encontrar pouco desviado, ainda dentro do primeiro círculo do alvo do colimador. Este procedimento foi feito com o telescópio sensivelmente na horizontal e o colimador colocado na vertical sem apertar o parafuso para não se inclinar.

O meu maior receio é marcar o centro do espelho primário, por duas razões:
 - 1º: ter de desmontar a célula do espelho primário e consequentemente voltar a montá-la;
 - 2º: colar o dito anel adesivo no espelho sem pôr uma impressão digital (o anel já vinha com o colimador, não preciso de o inventar).

Já pensei que o melhor seria adquirir uma ocular Cheshire, pois talvez consiga uma colimação bem aproximada sem ter de marcar o espelho, esta "ocular" tem uma mira que facilita a centragem dos elementos ópticos.

Só penso fazer a colimação no próximo fim de semana, porque este vou estar a trabalhar, e quero fazer isto com a maior das calmas.

Por outro lado se tiver mesmo de desmontar a célula do espelho primário, aproveito para soprar as poeiras aí existentes, elas vêem-se com o tubo voltado para a luz num dia nublado como o de hoje.

Qualquer resposta que possa aliviar os meus receios é muito bem vinda.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #1 em: Outubro 01, 2007, 02:59:38 pm »
eu tenho uma cheshire mas nem a uso porque uso a colimation cap que veio cm o telescopio e da para obter uma colimaçao satisfatoria...e colimar e mais facil do que parece nos livros ;-)

Experimenta sem medo! :-D

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #1 em: Outubro 01, 2007, 02:59:38 pm »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #2 em: Outubro 01, 2007, 03:29:37 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
eu tenho uma cheshire mas nem a uso porque uso a colimation cap que veio cm o telescopio e da para obter uma colimaçao satisfatoria...e colimar e mais facil do que parece nos livros ;-)

Experimenta sem medo! :-D

Abraço
Obrigado Orion_PKFD
Mas a verdade verdadinha vai ser no próximo fim de semana, depois conto como correu. ;-)

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #3 em: Outubro 01, 2007, 03:50:48 pm »
Olá,

eu tenho uma opinião curiosa... Se colimar com a cheshire a colimação não fica boa... Se fizer uma colimação a olho, ou com a colimation cap a colimação fica muito melhor...

Mas isto sou eu...  :-D

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #4 em: Outubro 01, 2007, 04:46:46 pm »
Citação de: "rogercrespo"
Olá,

eu tenho uma opinião curiosa... Se colimar com a cheshire a colimação não fica boa... Se fizer uma colimação a olho, ou com a colimation cap a colimação fica muito melhor...

Mas isto sou eu... :-D

Abraço
Olá rogercrespo.
A colimation cap é aquela coisa que se põe no tubo das oculares com um furinho?

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #5 em: Outubro 01, 2007, 04:52:29 pm »
Exactamente! quando a uso consigo obter bons resultados... mas isso sou eu...  :-D

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #6 em: Outubro 01, 2007, 05:05:48 pm »
Citação de: "rogercrespo"
colimation cap
A minha colimation cap é improvisada, ou seja uma caixa de rolo de fotografias de 35mm, e é o que tenho usado só para verificar a posição dos espelhos.
Vou experimentar primeiro como dizes. ;-)
A propósito de curiosidade, já conseguiste resolver o problema da montagem que dizia que estavas no Gana? :lol:

um abraço
« Última modificação: Outubro 02, 2007, 11:16:36 am por dUbeni »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #7 em: Outubro 01, 2007, 05:32:27 pm »
Citação de: "dUbeni"
A propósito de curiosidade, já conseguiste resolver o problema da montagem que dizia que estavas no Guana? :lol:

EhEH! Ainda não... Parece-me que vai ser mais fácil eu ir viver para o Gana do que por aquilo a funcionar direito!  :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #8 em: Outubro 01, 2007, 05:38:14 pm »
Citação de: "rogercrespo"
EhEH! Ainda não... Parece-me que vai ser mais fácil eu ir viver para o Gana do que por aquilo a funcionar direito!  
É pior do que eu colimar um telescópio, pode ser que se puseres as coordenadas do Gana voltes a casa. :lol:  :lol:  :lol:

um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #9 em: Outubro 01, 2007, 09:40:04 pm »
Citação de: "rogercrespo"
Exactamente! quando a uso consigo obter bons resultados... mas isso sou eu...  :-D

Abraço

Eu tbm prefiro a colimation cap à cheshire...mas afinal nao sou o unico! ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #10 em: Outubro 02, 2007, 01:03:23 am »
No meu caso antes de ter a cheshire colimava com o tal rolo fotografico com o furinho. Depois habituei-me à cheshire e nunca mais olhei pra trás. Convém é ter o centro do primário marcado. O funcionamento é parecido à colimation cap, mas mais facil na minha opinião.
De qualquer modo, dispenso lasers.
Mas pronto. Isso sou eu.  8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #11 em: Outubro 02, 2007, 11:26:05 am »
Estou a gostar das ajudas, pelo simples motivo de me porem um pouco mais à vontade.
Já agora gostaria de saber se é recomendável usar uma luva de plástico ou de borracha para marcar o centro do espelho primário sem deixar dedadas?
Qual é a melhor maneira de colocar o anel autocolante?
Obrigado.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #12 em: Outubro 02, 2007, 12:42:44 pm »
Olá. Para marcar o centro do primário em segurança e com precisão, fazes o seguinte:
Recortas um circulo em papel com o mesmo diâmetro do primário. ( Tem atenção que o diâmetro do primário pode variar em alguns mm em relação aos supostos 114mm). Pelo menos no meu xt10, tinha alguns mm a menos do que os supostos 254mm.

De seguida, sobrepões com cuidado o círculo de papel em cima do primário. Se os bordos coincidirem é porque está certo. Isto e também os próximos passos convêm ser feitos com cuidado de modo a se obter a precisão necessária.

Depois, retiras o papel e tens de achar o seu centro. Ou à regua, com cuidado, ou dobrando cuidadosamente o círculo em 4 partes, de modo a que o cruzamento dos vincos deixados passe no centro. Depois confirmas à regua de qualquer modo.

Em seguida, com cuidado, recortas um pequeno circulo em volta do centro, pelo menos do mesmo diâmetro ou ligeiramente superior ao anel de marcação autocolante que vais usar.

Depois, voltas a sobrepor o circulo do papel em cima do primário, alinhando-o com o rebordo deste. Podes usar pequenos pedaços de fita cola colados ao papel e à parte lateral do primário para fixa-lo no sítio.

No fim, é só colocar o anel de marcação autocolante no buraco do centro e tens o primário marcado.  8)

Se quiseres, podes usar luvas claro. No meu caso não precisei.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #13 em: Outubro 02, 2007, 01:24:54 pm »
Obrigado joao marum.
Acho que vou começar por imprimir numa folha A4 uma circunferência com 114mm de diâmetro com outro círculo concêntrico com 6 ou 7mm de diâmetro. Isto é muito fácil no AutoCad e é impresso com rigor. Depois sobreponho sobre uma folha de cartolina ou papel cavalinho e recorto os círculos. Se tiver a sorte de o espelho ter exactamente este diâmetro, sigo em frente, senão terei que verificar a diferença e repetir os desenhos com a devida correcção.
Quantos às luvas é só porque tenho tendência para suar das mãos e receio fazer asneira. ;-)

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #14 em: Outubro 02, 2007, 02:47:32 pm »
Como céptico e inexperiente nesse domínio cabe-me fazer uma pergunta: :mrgreen:
O papel é plano e o espelho côncavo. 7mm chegam para fazer passar o autocolante até ao centro do espelho?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Colimação de um reflector de Newton f/D 7.89
« Responder #14 em: Outubro 02, 2007, 02:47:32 pm »