Autor Tópico: Um diagonal ou uma diagonal?  (Lida 3976 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Um diagonal ou uma diagonal?
« em: Setembro 30, 2007, 10:56:49 pm »
Um diagonal ou uma diagonal ?

Fazem-se aqui algumas referências curiosas, que vale a pena ver com atenção.

1. O acessório referido neste título é um espelho, inclinado em relação ao eixo óptico do telescópio (geralmente a 45º), deflectindo os raios luminosos axiais em 90º. Também os há com inclinação diferente, provocando uma deflexão de 60º (Televue). Mas vamos ver os de 45º.
Trata-se de um espelho, nome masculino, ou seja, estamos perante um espelho diagonal, comportando-se de modo similar ao do espelho secundário de um telescópio de Newton. Tratando-se de UM espelho, deverá ser "um espelho diagonal", abreviadamente (para quem quiser abreviar) "um [espelho] diagonal", e nunca "uma diagonal", pois não é do tal segmento inclinado que se está a falar...

2. Uma situação semelhante também se coloca quando se fala de um OTA (OTA=Optical Tube Assembly). Trata-se de facto de um tubo óptico, ou do conjunto óptico do tubo de um telescópio. Ambas as alternativas são masculinas. Por isso, diga-se um OTA, e não "uma OTA"...

3. Dentro do mesmo estilo insere-se a tradicional e já clássica mudança de sexo do "grama". Um tipo chega à pastelaria e diz ao empregado: "quero duzentas gramas de fiambre". Na verdade, ele quer duzentos gramas de fiambre. A unidade "grama" é masculina.
Só no Brasil e que há "grama masculina", que para nós se chama relva. Para isso no Brasil dizem: "Joãozinho, vá aparar a grama". Mas isso é para relvados e não para a unidade de massa "grama", que é masculina. No Brasil, também se diz, correctamente, duzentos gramas de fiambre ... trezentos gramas de presunto...

Boas observações
Guilherme de ALmeida
« Última modificação: Outubro 01, 2007, 09:44:24 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Um diagonal ou uma diagonal?
« Responder #1 em: Setembro 30, 2007, 11:32:49 pm »
Eh Eh! Gostei! Bem pensado!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Um diagonal ou uma diagonal?
« Responder #1 em: Setembro 30, 2007, 11:32:49 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Um diagonal ou uma diagonal?
« Responder #2 em: Setembro 30, 2007, 11:42:25 pm »
Realmente são chamadas de atenção perfeitamente válidas.. Admito que "OTA" e acrónimos em inglês, tenho mais tendência a usar correctamente o género da tradução, e chamar-lhe "o OTA".. Mas penso que é o único caso.. "as gramas" costumo mesmo dizer erradamente "as gramas".. e ao espelho diagonal, refiro-me mesmo "a diagonal", excepto quando ele está dentro "do OTA" de um reflector, e aí chamo-lhe mesmo secundário (ou terciário, dependendo do desenho) :) aí escapo-me ao erro, mas a diagonal - oops o diagonal - tenho mesmo tendência a chamar-lhe "a"..

Olha que esta, tenho que prestar mais atenção ao que digo!..
Obrigado!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Um diagonal ou uma diagonal?
« Responder #3 em: Outubro 01, 2007, 02:34:24 am »
humm, diagonal é feminino, seja espelho ou não. Portanto não acho que esteja errado.
Para isso tenho de deixar de dizer diagonal, tenho de passar a dizer espelho, correndo o risco de ninguém me perceber.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Um diagonal ou uma diagonal?
« Responder #4 em: Outubro 01, 2007, 11:40:04 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
humm, diagonal é feminino, seja espelho ou não. Portanto não acho que esteja errado.
Para isso tenho de deixar de dizer diagonal, tenho de passar a dizer espelho, correndo o risco de ninguém me perceber.
Caro Miguel Lopes
A linha diagonal, é feminina (uma linha tem DUAS dimensões). É uma linha e diz-se "uma linha", pois a palavra linha é feminina. Estamos a falar da diagonal de um quadrado, ou da diagonal de um rectangulo. Aí é feminino  como é óbvio : "a diagonal do quadrado [ABCD] mede 7,5 cm". Até aí sem propblema.
Um espelho, mesmo que a palavra "espelho" não esteja implícita, é uma superfície (duas dimensões). O acessório de que estamos a falar tem lá dentro um espelho (nome masculino) colocado em posição diagonal. Não se trata de uma linha (segmento de recta que nunca serviria como espelho). Por isso, não se deve dizer "uma diagonal" (neste contexto específico), pois não é válido dizer "uma espelho". O que é utilizado dentro deste acessório é UM espelho, mesmo que tal palavra não seja explicitamente referida...Ou seja, estamos a usar a palavra diagonal num contexto específico associado a um atributo de um espelho (colocado em diagonal).
Isto são particularidade linguísticas que devemos cumprir. Mas, por exemplo, em francês, parafuso é feminino ("la vis") e ocular é masculino ("un oculaire"). Mas espelho em francês é igualmente masculino ("le miroir")
Abraço
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Outubro 01, 2007, 09:42:39 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Um diagonal ou uma diagonal?
« Responder #5 em: Outubro 01, 2007, 02:31:42 pm »
É como o Guilherme diz..
in http://priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
s. f.,
    segmento de recta que, num polígono ou poliedro, une vértices de ângulos não situados sobre o mesmo lado ou sobre a mesma face;
    direcção oblíqua;
adj. 2 gén.,
    oblíquo.

Diagonal usado como substantivo, é feminino.
Diagonal usado como adjectivo, usa o género no substantivo que qualifica.. Estando nós a referir-nos ao espelho, que é oblíquo, reflector, e reluzente, devemos referir-nos a ele como "o diagonal", ou "o reflector", ou "o reluzente".
Claro que se nós estivermos a referir à superfície do espelho, que é oblíqua, então podemos tratá-la por "a superfície diagonal", ou "a diagonal".. Mas tipicamente não é a isto a que nos costumamos referir quando falamos "na diagonal de espelho" ou "diagonal de prisma".. A menos que, se introduza uma nova palavra no dicionário que, por conveniência, pode ter um género feminino, e que se refira a algo que é colocado no curso da luz com vista a desvia-la tipicamente de 90º. Como adenda ainda se pode referir que costuma funcionar por reflexão (numa superfície espelhada ou de um prisma). Aí enriquece-se a língua portuguesa, mas acho que por enquanto não existe oficializado em dicionário que a diagonal pode ser um objecto.

Mas estas tem piada.. "uma diagonal de prisma", é engraçado que o "espelho diagonal" deu origem ao objecto "diagonal", que veio a ser usado mais tarde para exprimir o mesmo conceito em que deixa de haver um espelho e passa a haver um prisma, alterando o "objecto" inicial... No processo, isto parece ter mudado de género por semelhança auditiva com uma palavra homófona..  Não há dúvida que a língua portuguesa é muito traiçoeira, como dizia o nosso saudoso Lindley Cintra!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Um diagonal ou uma diagonal?
« Responder #6 em: Outubro 01, 2007, 03:02:50 pm »
Pois..eu tbm dizia "a" diagonal...mas agr vou tentar corrigir ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Um diagonal ou uma diagonal?
« Responder #7 em: Outubro 01, 2007, 05:18:42 pm »
Corrigir? Continuo a achar que se começar a dizer um diagonal soo muito errado. Prefiro atingir o objectivo de qualquer comunicação, que é transmitir uma ideia o mais correctamente possível. E se disser "um diagonal" vou criar confusão no interlocutor.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Um diagonal ou uma diagonal?
« Responder #8 em: Outubro 02, 2007, 11:25:43 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Corrigir? Continuo a achar que se começar a dizer um diagonal soo muito errado. Prefiro atingir o objectivo de qualquer comunicação, que é transmitir uma ideia o mais correctamente possível. E se disser "um diagonal" vou criar confusão no interlocutor.
Bom, a questão é simples: quem é que é diagonal? Ou ainda: quem é que está colocado numa posição diagonal? É um espelho. Consequentemente...
Logo, quando em astronomia falamos em "diagonal", a pensar naquele acessório, não nos estamos a referir à linha diagonal, mas a algo masculino (um espelho) que está em posição diagonal. Trata-se de uma situação muito comum em Português, onde se suprime uma palavra por se entender que o interlocutor sabe do que estamos a falar.
Exemplo: "numa prova desportiva, os homens vestem de verde e as mulheres [vestem] de vermelho... e o [vestem] raramente é referido. Há ainda o caso, diferente, quando se fala de um homem-aranha: lá porque "aranha" é feminino, "homem-aranha" não tem de ser feminino. Aqui aranha é um adjectivo que qualifica o homem. Portanto homem-aranha é masculino. Do mesmo modo, "diagonal" qualifica" a orientação do espelho, como bem diz o Fil. É claro que dizer apenas "um diagonal" é uma forma amputada, abreviada, cujo nome completo é "espelho diagonal", masculino, tal como "homem aranha". Alguém achará que abreviar o nome de uma coisa a faz "mudar de sexo" (mudar de género, como dizem os linguistas)????. Mas continuemos a abreviar: se alguém contar uma cena de um fime do homem-aranha e resolver abreviar, vai dizer " de repente veio a aranha", ou dirá "de repente veio  o [homem] aranha?

E se houvesse um pilar colocado em posição diagonal, num edifício moderníssimo, de arquitectura arrojada? Seria a diagonal, ou um [pilar] diagonal ? De facto, dizer "diagonal" apenas, para alguém que anda fora destas coisas, não funciona: nesse caso é melhor dizer sempre "um espelho diagonal". Se assim não for, e se o nosso interlocutor não conhece o famoso acessório, esse interlocutor pensará que estamos a falar da diagonal de um rectângulo ou de um quadrado. Um interlocutor desse tipo, como está a pensar em outra coisa, espera ouvir a palavra "diagonal" no feminino, porque para ele diagonal é a tal linha. Mas isso é apenas com esse interlocutor.

Bom, não pretendo, nem posso, obrigar ninguém. Também há quem goste de dizer "ampliação" ou até "aumento", quando o termo correcto é "amplificação". Esta já foi justificada centenas de vezes. O telescópio é um amplificador de dimensões aparentes de objectos.

Quanto ao prisma que refere o Fil, o nome adaptou-se porque se trata de um prisma de reflexão total, onde a face onde a reflexão total ocorre também está em posição diagonal: daí falar-se no prisma diagonal.

Boas observações.
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Outubro 03, 2007, 01:42:30 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline Pedro99

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 63
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Um diagonal ou uma diagonal?
« Responder #9 em: Outubro 03, 2007, 01:12:01 am »
Muito bom!!! Está explicado e rectificado.  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Um diagonal ou uma diagonal?
« Responder #9 em: Outubro 03, 2007, 01:12:01 am »