Autor Tópico: Guia de Transporte  (Lida 4357 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Guia de Transporte
« em: Outubro 08, 2007, 10:53:46 am »
A malta que gosta de não ter sempre o mesmo céu por cima da cabeça, e que decide deslocar-se para um local de observação remoto, tipicamente precisa de levar com ele um carro cheio de "goodies" :)
Mas eu tenho uma dúvida:
Ora se durante o transporte, uma acção da brigada de trânsito mandar parar o veículo, ela tem o direito de pedir para ver a "guia de transporte"..
Alguém sabe o que isto deve ser, e como deve um astrónomo amador agir para transportar dentro da legalidade o seu equipamento que tanto suor transpirou para adquirir?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Guia de Transporte
« Responder #1 em: Outubro 08, 2007, 10:57:55 am »
Uma guia é complicado. O mais simples é teres uma cópia da factura de compra. Em material usado isso é impossível. É por isso que de momento, pelo que sei, em carros particulares, não é exigida guia. Poderás sempre comprovar que és o proprietário posteriormente.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Guia de Transporte
« Responder #1 em: Outubro 08, 2007, 10:57:55 am »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Guia de Transporte
« Responder #2 em: Outubro 08, 2007, 11:03:46 am »
Olá Fil,

eu quando vou para uma observação fora de casa levo um carro comercial. Estas férias fui ao posto da PSP 2 vezes e obtive 2 respostas diferentes!  :-D  

Da primeira vez expliquei a minha situação(o carro que tinha e o que ia fazer) e o Sr. Polícia disse-me que se o carro estiver em nome de uma empresa poderá haver algum problema mas atendendo ao tipo de material que é não haveria problema. Se o carro fosse particular não haveria qualquer problema.

Da segunda vez que fui ao posto estava lá outro Sr. Polícia que me disse que se o carro estiver em nome de uma empresa que poderia ter o material apreendido uma vez que não tinha factura ou guia de transporte, portanto uma situação ilegal...

Portanto se o carro é particular não há problema! Se for de uma empresa é melhor ter algum cuidado e sobretudo sorte com a brigada que nos fizer a operação stop!  :D

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Guia de Transporte
« Responder #3 em: Outubro 08, 2007, 11:16:01 am »
Carros particulares, ou seja, que não estejam em nome de empresa, não é preciso guias nem facturas para justificar o que leva. Se assim fosse era preciso levar uma resma de folhas sempre que se fosse de férias para qualquer lado.

Carros comerciais, aí sim, é sempre necessário levar as guias de transporte e / ou facturas do material que se carrega.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Guia de Transporte
« Responder #4 em: Outubro 08, 2007, 11:59:02 am »
Por "carro comercial" entende-se um carro que está em nome de uma empresa, certo? Um tipo que tenha a título particular comprado uma "carrinha comercial"- sei lá, uma Baerlingo, por exemplo - estando em nome de um particular, não é vista como um carro comercial, certo?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Guia de Transporte
« Responder #5 em: Outubro 08, 2007, 11:59:49 am »
Citação de: "Fil"
Por "carro comercial" entende-se um carro que está em nome de uma empresa, certo? Um tipo que tenha a título particular comprado uma "carrinha comercial", estando em nome de um particular, não é vista como um carro comercial, certo?

Exactamente!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Guia de Transporte
« Responder #6 em: Outubro 08, 2007, 12:00:38 pm »
Obrigado!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Guia de Transporte
« Responder #7 em: Outubro 08, 2007, 12:49:22 pm »
Obrigado por me terem elucidado também. Disse ao rogercrespo quando a gente se encontrou na Astrofesta que faria o mesmo, mas até agora não me lembrou/nao tive a oportunidade/esqueci-me de ir visitar os nossos amigos da Polícia. Obrigado também ao mr. Fil por ter usado uma "Berlingo" como exemplo.  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Guia de Transporte
« Responder #8 em: Outubro 09, 2007, 02:07:48 pm »
Essa e que eu nao sabia... :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Guia de Transporte
« Responder #8 em: Outubro 09, 2007, 02:07:48 pm »