Autor Tópico: Astronautas da Estação Espacial completam reparos em 6 horas  (Lida 1013 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
No começo da sexta-feira, os dois tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) tiveram de estender para seis horas uma saída ao espaço durante a qual consertaram equipamentos e recolheram material de uma pesquisa científica feita do lado de fora do complexo orbital.

A saída ao espaço viu-se manchada apenas pela perda de um adaptador para suporte de pé, de 30 centímetros, que ficava no telescópio avançado russo.

"Temos um problema", afirmou Pavel Vinogradov, comandante da estação, ao controle russo da missão. "Perdemos o adaptador. Ele estava travado. Não entendo. Isso não é bom."

Vinogradov e seu colega de tripulação, Jeffrey Williams, concluíram o trabalho nas partes russas da estação e não precisaram do equipamento para completar a tarefa, disse Rob Navias, porta-voz da Nasa (agência espacial norte-americana).

Pouco antes, os dois instalaram uma nova porta de ventilação para o gerador de oxigénio da estação, responsável por fabricar ar respirável tirando moléculas de oxigénio da água. O hidrogénio resultante do processo é jogado no espaço.

O aparelho de fabricação russa teve de dividir uma porta de ventilação já que sua porta original tinha sido contaminada. Um problema eléctrico, no entanto, estava tornando a operação arriscada porque, ao compartilhar a porta de ventilação, o aparelho tinha de ficar desligado durante dias.

Depois, Vinogradov e Williams inspecionaram e fotografaram duas antenas de navegação que serão necessárias no próximo ano, quando uma espaçonave de carga não-tripulada da Europa realizar sua primeira missão até a ISS.

Uma das antenas tinha um cabo atravessado nela, o que estava interferindo em seu sinal de rádio. A outra estava bloqueando a movimentação de um painel solar.

Os tripulantes também recolheram um aparelho que monitora contaminação e o material de uma experiência científica. Os dois conjuntos serão enviados de volta à Terra para serem analisados.

Pelo fato dos dois astronautas terem se atrasado, os controladores de vôo da Nasa e da Rússia discutiram a possibilidade de abandonar a tarefa final da saída ao espaço, mas resolveram prorrogá-la por uma hora a fim de que fosse substituída uma camera defeituosa de um transportador móvel norte-americano.

A camera ajuda as tripulações da estação e de naves a posicionar equipamentos e módulos durante a montagem deles.

A Nasa espera retomar, ainda neste ano, a montagem de um posto avançado construído até a metade. Os trabalhos ali foram suspensos depois do acidente de 2003 com o trem espacial Columbia, episódio que obrigou os EUA a suspender todas as missões de sua frota.

O segundo e definitivo vôo de teste pós-Columbia está marcado para acontecer em julho.

Se o tanque de combustível redesenhado comportar-se conforme o esperado e nenhum pedaço grande de sua espuma isolante se soltar durante o lançamento, a Nasa pode retomar a montagem do posto avançado na próxima missão de um ônibus espacial, que poderia ser lançado já em 28 de agosto.

Fonte: Irene Klotz in Yahoo news
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m