Autor Tópico: Problemas com HEQ5  (Lida 5645 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pf64

  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Problemas com HEQ5
« Responder #15 em: Outubro 31, 2007, 10:54:56 am »
Sim, já tentei sem motores, embora a HEQ5 não tem controladores manuais de movimentos lentos, temos de desbloquear o travão mas qualquer das formas não treme. Aliás como não treme com o tubo mais pequeno.

Outro dado é que quando em observação num planeta consegue-se ver mais detalhes com com o motor AR  a 2x ou superior com a tecla do comando primida do que em veloc, sideral.

Vou experimentar com outras cargas como sugeriu o Fil.

Cumps,
Paulo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Paulo Ferreira

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Problemas com HEQ5
« Responder #16 em: Outubro 31, 2007, 12:00:23 pm »
Na volta o problema não está na carga e sim no motor de A.R. que poderá estar com problemas. Isso que disseste que se vê melhor em 2x sideral que em velocidade "normal", parece indicar um problema no motor. Provavelmente quando a carga é maior (e maior o esforço do motor) o problema torna-se notório.

Just my €.02
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Problemas com HEQ5
« Responder #16 em: Outubro 31, 2007, 12:00:23 pm »

Offline rjsc2001

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 127
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Problemas com HEQ5
« Responder #17 em: Outubro 31, 2007, 12:29:18 pm »
Qual é a fonte de alimentação usada? Pode ser falta de "sumo".
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ricardo

Offline pf64

  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Problemas com HEQ5
« Responder #18 em: Outubro 31, 2007, 01:26:32 pm »
A fonte é uma Einhell EGS12, posso tentar arranjar um transformador de 12V, qual a amperagem ?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Paulo Ferreira

Offline rjsc2001

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 127
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Problemas com HEQ5
« Responder #19 em: Outubro 31, 2007, 01:51:27 pm »
Não sei quais os amperes, mas os transformadores pequenos não conseguem dar muitos amperes. Eu vi isso no ETX do meu sobrinho. Com uma fonte  da Einhell já não havia problemas. Já agora, a fonte está totalmente carregada? não aparece nenhuma luz amarela quando se movem os dois motores ao mesmo tempo, pois não? Então não será disso.

Há possibilidade de usar outros motores? são faceis de trocar? há alguém que tenha alguns de sobra?

ricardo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ricardo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Problemas com HEQ5
« Responder #20 em: Outubro 31, 2007, 02:21:39 pm »
Citação de: "pf64"
A fonte é uma Einhell EGS12, posso tentar arranjar um transformador de 12V, qual a amperagem ?
Algo que consiga debitar uns 4A no mínimo.. Não sei ao certo quanto será, e depende do fabricante.. Mas lembro-me que para uma Meade LXD55 ou 75 era preciso muito mais do que 2A..
Eu comprei uma fonte estabilizada de 12V DC 5A por cerca de 35~38 euros numa loja de electrónica e material eléctrico em Albufeira, no Algarve.. Não são muito caras..
Não conheço estes valores para a HEQ-5, mas estimo que uns tantos Amperes devem dar jeito..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline pf64

  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Problemas com HEQ5
« Responder #21 em: Outubro 31, 2007, 02:32:16 pm »
Citação de: "rjsc2001"
Não sei quais os amperes, mas os transformadores pequenos não conseguem dar muitos amperes. Eu vi isso no ETX do meu sobrinho. Com uma fonte  da Einhell já não havia problemas. Já agora, a fonte está totalmente carregada? não aparece nenhuma luz amarela quando se movem os dois motores ao mesmo tempo, pois não? Então não será disso.

Há possibilidade de usar outros motores? são faceis de trocar? há alguém que tenha alguns de sobra?

ricardo

Sim, quando foi feito o ultimo teste a fonte estava completamente carregada, contudo com já tem alguns anos não sei se já esta a perder alguma amperagem. (de origem na saida de 12V dá no maximo 10A)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Paulo Ferreira

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Problemas com HEQ5
« Responder #22 em: Outubro 31, 2007, 03:03:29 pm »
Citação de: "pf64"
(de origem na saida de 12V dá no maximo 10A)
Atenção que são 10A de corrente de pico! Ela não deve conseguir manter isso por muito tempo.. Mas isso é bom, não estou a criticar a fonte, estou só a chamar a atenção que o valor de 10A costuma ser só para esticões grandes no início ou assim..
Eu penso que as montagens não costumam chupar muito mais do que 4A..
Este site até sugere 2A para a HEQ5 e EQ6 (Power requirement: 11 to 15 V DC 2Amp Tip positive).. Mas como os motores para arrancar podem precisar de escoicear um pouco, 4A deve dar para as encomendas.. Por outro lado, li num excerto da Skyatnight magazine que a EQ-6 ainda devora mais energia que a HEQ-5 (If the HEQ5 is power-hungry, the EQ6 is a power-devourer) :) portanto os 2A se calhar até "podem ser de confiança" para a HEQ-5 se aparentemente o são para a EQ-6...

Não há nada como jogar pelo seguro, e arranjar um coisa que dê a mais, porque aí está em condições de compensar melhor flutuações na rede, evitando picos de corrente maliciosos à electrónica.. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Problemas com HEQ5
« Responder #23 em: Outubro 31, 2007, 04:01:56 pm »
Só uma achega sobre as fontes de alimentação do tipo que usam baterias (Einhell, baterias comuns, etc)... Os 10A/h anunciados, é mesmo o máximo dentro dos limites de segurança que ela pode debitar continuamente, com a óbvia rápida drenagem; Uma fonte de 10A/h em bom estado pode manter uma grande corrente de saída, perto do 10A durante perto de uma hora. Claro geralmente estas também servem para fazer carros arrancar e tudo e sendo assim, os 10A não seriam suficientes para as grandes correntes que os motores de arranque geralmente exigem, sendo estes na ordem dos 20 ou 30A ou mais, conforme o motor. A minha hulmilde Einhell de 11A/h pode fornecer uma corrente perto dos 150A por uns poucos segundos (não, ela não rebenta após esta descarga  :D) e já me safou muitas vezes no passado quando a bateria do carro andava quase morta, e ainda vai mantendo a minha montagem que puxa cerca de 2,5A que dá para uma noite de observação...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Problemas com HEQ5
« Responder #24 em: Outubro 31, 2007, 05:08:52 pm »
Depois de ler o que o amigo Astrolupa escreveu, acho que é melhor eu retirar o que disse a cerca dos 10A... :oops:
Citação de: "Fil"
Atenção que são 10A de corrente de pico! Ela não deve conseguir manter isso por muito tempo.. Mas isso é bom, não estou a criticar a fonte, estou só a chamar a atenção que o valor de 10A costuma ser só para esticões grandes no início ou assim..
Devo estar a fazer confusão com os tais 150A..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Problemas com HEQ5
« Responder #24 em: Outubro 31, 2007, 05:08:52 pm »