Autor Tópico: Acidente na Via Láctea  (Lida 2692 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Acidente na Via Láctea
« em: Outubro 29, 2007, 03:59:55 pm »
Aqui vem mais um texto, que nunca chegou a ser um fiel relato de observação. Foi o primeiro que fiz que comecei a escrever alguns dias antes da observação propriamente dita ;-)

Acidente na Via Láctea:

Exmo. Juiz da comarca intra-galáctica para litígios de viação espacial.

Serve a presente participação para comunicar a ocorrência do acidente acontecido, em presença de testemunha ocular, na constelação do Touro pelas 22:30 (UT) do dia 27 de Outubro de 2007, envolvendo um veículo ligeiro de passageiros estrangeiro, de matrícula japonesa, Subaru Impreza azul, e um veículo pesado de mercadorias Selene Cargo.
(Subaru = Pleiades em japonês, Selene = Lua)
Quando se deu o acidente, o ligeiro de passageiros circulava na sua faixa de rodagem na constelação do Touro, à velocidade legal de 1436 minutos siderais por hora (velocidade legal imposta por lei da física/secXVI - Copérnico), no sentido Este-Oeste da Ascenção Recta. Por seu turno, o pesado de mercadorias circulava no sentido oposto, 4º 55' a Norte da Eclíptica, tendo vindo a embater frontalmente no primeiro veículo.
Crê-se que na origem embate esteja um desvio da trajectória regular lunar, bem como uma tara bruta excessiva de 1,23 % da massa terrestre, que terá impedido a correcta imobilização em segurança do veículo. Crê-se que o condutor do pesado terá sido advertido, embora infrutiferamente, para o facto de não circular na sua via, por um outro condutor por meio de sinalização luminosa. Deste último, conhece-se unicamente a matrícula "17P/Holmes".

Do embate resultaram a ocultação, e consequente atropelamento de 6 estrelas de magnitude superior a mag 6, ocupantes do veículo ligeiro de passageiro. Logo após a ocorrência do sinistro, o condutor do pesado abandonou, em fuga, o local do acidente.
Segundo consta, as estrelas afectadas não sofreram ferimentos dignos de referência, exceptuando umas "escuriações" momentâneas de magnitude..

Inclui-se em anexo a transcrição do depoimento da testemunha ocular bem como registo videoamador do acontecimento.

Pede-se a célere averiguação das responsabilidades dos condutores intervenientes no caso.

Pede deferimento,

Neptuno Albino (Cmdt)


Transcrição de testemunha:
Citação de: "Testemunha Ocular"
Ai, senhor guarda, foi tudo muito rápido, demorou p'rái uma hora e tal, mal deu tempo para tirar fotografia.. Mas lembro-me de tudo como se fosse em câmara lenta. Aliás, fiz este vídeo aqui, senhor guarda.
(video amador do acidente: - 500Kb)
A Lua vinha da direita, eu vi! O carro azul (Pleiades) é que não parou. Mas a Lua vinha em máximos! Veja, saturou-me o vídeo todo! Era praí mag -12! Isto vai-me dar a carga dos trabalhos para processar as fotos!.. (...)
Mas eu acho que a mudança de trajectória pode ter sido causada por erro humano devido àquela coisa da mudança da hora de Verão para a de Inverno.. É hoje que muda, não é, senhor guarda?.. (...) Pois que se calhar, a Lua devia ter passado por ali mais cedo, mas enganou-se no horário, como acontece com os comboios!...  Ai a CP tem um serviço muito bom dentro do horário.. O senhor guarda já alguma andou pela CP? (...)
Ou foi isso, ou então foi de ter-se desviado do cometa que passou além, do lado de lá, a fazer sinais de luzes também!.. 'Tá ver, senhor guarda? Foi alí (...)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline aalto

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Acidente na Via Láctea
« Responder #1 em: Outubro 29, 2007, 05:42:17 pm »
:-D  :-D  :-D
resta saber se tem seguro contra todos os riscos...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Acidente na Via Láctea
« Responder #1 em: Outubro 29, 2007, 05:42:17 pm »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Acidente na Via Láctea
« Responder #2 em: Outubro 29, 2007, 06:46:27 pm »
hweheheheheheeh!
Gostei especialmente das "escuriações".... :-D  :-D  :-D  :-D

Faltou dizeres que, de acordo com as leis de "uma Pedra" (Einstein quer dizer isso mesmo em alemão), tudo é relativo e assim sendo, tal acidente apenas se verificou consoante a nossa localização no espaço-tempo...

mas isso sou eu a falar, que de Física percebo pouco  :(|  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Acidente na Via Láctea
« Responder #3 em: Outubro 29, 2007, 07:24:54 pm »
LOL! Original, sem duvida. Parabéns.  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline sal.fresco

  • Mensagens: 30
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Acidente na Via Láctea
« Responder #4 em: Outubro 29, 2007, 07:26:21 pm »
Apenas uma palavra:

Hilariante!!!!







Excelente narrativa!
Parabéns

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Sal

[size=80]Chamusca  
N 39º21\'3\'\'
W 8º29\'0\'\'
IM59si[/size]

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Acidente na Via Láctea
« Responder #5 em: Outubro 29, 2007, 10:13:48 pm »
O Fil..tens de escrever msm um livro cm o "Best of" e este vai para la... :-D

Parabens pela narrativa, e pelo video....

Ah, e conta la como fizeste o video..foi com uma webcam?Ou nao e sensivel q xegue???
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Acidente na Via Láctea
« Responder #6 em: Outubro 29, 2007, 10:20:59 pm »
Olá,

é um prazer enorme ler estes relatos! Agradeço o teu esforço(ou não) para escreveres desta forma! Obrigado!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Acidente na Via Láctea
« Responder #7 em: Outubro 30, 2007, 09:11:44 am »
Obrigado a todos!

Até certo ponto dá-me gozo escrever isto, porque não sou obrigado :) É quando calha; e felizmente tem calhado nestas últimas vezes que fui para a rua!.. Mas se me sentisse obrigado a escrever um a cada vez que fizesse alguma coisa, a qualidade ia piorar, de certeza! :)

Citação de: "xumaxer"
"uma Pedra"
:-D ahah! boa, pois é!..
Citação de: "xumaxer"
tal acidente apenas se verificou consoante a nossa localização no espaço-tempo...
É bem verdade, e nem é preciso teoria da relatividade para isso ;) Uma outra testemunha ocular no Norte do país veria a Lua mais a sul, mais perto do centro das pleiades, e alguém em Lisboa começaria a ver o acidente uns escassos minutos mais tarde que alguém em Elvas.. Portanto o espaço e o tempo estão aqui metidos ao barulho :)

Citação de: "Orion_PKFD"
conta la como fizeste o video..foi com uma webcam?Ou nao e sensivel q xegue???
Se tivesse sido de dia, algum fotógrafo chamar-lhe-ia "timelapse photography".. Por assim dizer, é tirar fotos de x em x tempo, e no fim usar essas fotos como as frames de um vídeo.. Simples.
Usei o K3CCDTools para capturar as imagens, e ele produz logo um vídeo com as imagens. O problema deste é que não vem comprimido, e 300 frames de 640x480 ocupam 120MB !! Ainda para mais eu não pensei bem no frame rate que ia querer na animação final, e comecei por tirar imagens de 5 em 5 segundos.. Quando vi que aquilo ia ser um exagero, aumentei para 20 segundos de intervalo entre fotos. Este vídeo corresponde só à parte das fotos de 20 em 20, porque não tive paciência para aproveitar 1 de 4 em 4 fotos da parte do vídeo com 5 segundos de intervalo. Podia ter feito, e o vídeo ficava mais comprido e mostrava a Lua a vir de mais de fora do campo..  Ora se as fotografias foram tiradas de 20 em 20 segundos, e se o framerate final for de 10 imagens por segundo, isto dá um vídeo 200x mais rápido que a realidade :)
As frames foram extraídas para fora do vídeo com o IRIS; registadas (alinhadas) numa estrela para não se ver andar para cima e para baixo devido à montagem não estar bem alinhada ou outras coisas inesperadas; e meti-lhes o texto em cada frame no IRIS também, uma-a-uma (por isso é que só há texto em "algumas" frames do vídeo ;) (A linha de comandos do IRIS é um espectáculo para isto.. Podia ser melhor se aceitasse scripts mais potentes, mas assim também funciona); no fim, foi só preciso gravar em bmp, e no windows movie maker (era o que havia) fazer o vídeo com as imagens (nas opções usei os valores mais baixos possíveis para a transição e duração de cada imagem)
Não fiz nenhum processamento a cada imagem, e a exposição de cada uma foi algures entre 1/50 e 1/200 talvez.. O telescópio é F/8, portanto acho que uma webcam qualquer também dá para isto.. No meu caso usei a Atik-2HS, que não passa de uma webcam algo modificada e com um CCD a preto e branco..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Acidente na Via Láctea
« Responder #8 em: Outubro 30, 2007, 09:34:39 pm »
Pois....eu ainda sou noob nessas coisas, mas percebi uma boa parte..na sexta recebi a webcam SPC900NC e ja tentei a lua, mas mto rapido sem preparaçao...agr n tou a dar-m bem cm o registax :(  vou ter de ler akilo cm tempo e com cuidado, porque tava a fzr akilo meio a sorte :-(

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Acidente na Via Láctea
« Responder #8 em: Outubro 30, 2007, 09:34:39 pm »