Autor Tópico: Deputados EUA alertam para choque perigoso de asteróide  (Lida 1431 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline K471

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.pensoatemedoer.blogspot.com
Deputados EUA alertam para choque perigoso de asteróide
« em: Novembro 10, 2007, 10:14:37 am »
contra a Terra, NASA nega!

Washington, 09 Nov (Lusa) - Os deputados norte-americanos acusaram a NASA de negligenciar a vigilância dos asteróides, sustentando que a Terra poderá ser atingida perigosamente por um deles em 2029 mas a agência espacial alegou que os riscos são mínimos.

Segundo os deputados da Sub-Comissão da Câmara de Representantes do Espaço e da Aeronáutica, um asteróide, de nome "Apophis", com 250 metros de diâmetro, poderá aproximar-se perigosamente da Terra em 2029.

O deputado Tom Feeney explicou que, de acordo com os números da agência espacial norte-americana, vinte mil pequenos objectos cósmicos poderão "tocar" a superfície do Planeta e causar danos de dimensão regional.

Contudo, para Donald Yeomans, responsável da NASA encarregue do programa de vigilância dos asteróides, existe uma probabilidade em 45 mil de o "Apophis" atravessar um "buraco gravitacional" e atingir a Terra em 2036.

"É uma situação muito improvável e cuja possibilidade é, sem dúvida, zero", assegurou Yeomans.

Todos os anos, a NASA consagra 4,1 milhões de dólares (2,7 milhões de euros) para a vigilância de asteróides (corpos menores do sistema solar).

No entanto, a agência espacial norte-americana apenas observa preventivamente os asteróides com mais de um quilómetro de diâmetro.

Para a NASA, os riscos de um asteróide do tamanho do que "apagou" os dinossauros da Terra atingir novamente o Planeta são "muito ínfimos".

De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, os asteróides capazes de provocar a extinção da Humanidade, com pelo menos dez quilómetros de diâmetro e comparáveis ao que colidiu com a Península do Iucatão, no México, há 65 milhões de anos, serão ainda mais raros.

ER.

Lusa/Fim

_____________________

Sempre tive estes receios. Tratar-se de uma provável realidade e haver pessoas que amenizam as situações quase que as tornando impossíveis.
Não sei se foi por ter lido o livro A Conspiração que adquiri um certo descrédito pela Nasa eheh, e mais outras situações de erros condenáveis, mas tenho pavor quando a Nasa emite pareceres...
Vamos lá ver...

Sim, sou um novo membro. Sexo feminino! E madeirense! Ehehe
Já me apresento! ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline sal.fresco

  • Mensagens: 30
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Deputados EUA alertam para choque perigoso de asteróide
« Responder #1 em: Novembro 10, 2007, 02:28:26 pm »
Olá K!

Não pretendo amplificar os teus receios, mas se quiseres saber quais os riscos de colisão de objectos com a Terra, sugiro uma visita a http://www.spaceweather.com e dá uma olhada na lista de PHA's (Potencially Hazardous Asteroids).

Quanto ao receio dos pareceres da NASA, não posso fazer nada, mas se quiseres faz como eu: dá 50% de desconto!  :-D



Cumprimentos e Céus limpos para a Madeira!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Sal

[size=80]Chamusca  
N 39º21\'3\'\'
W 8º29\'0\'\'
IM59si[/size]

Re: Deputados EUA alertam para choque perigoso de asteróide
« Responder #1 em: Novembro 10, 2007, 02:28:26 pm »