Autor Tópico: Ano Internacional do Planeta Terra em Portugal lançado hoje  (Lida 1248 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Ano Internacional do Planeta Terra em Portugal lançado hoje
« em: Novembro 12, 2007, 11:21:01 am »
Como gerir e utilizar adequadamente os recursos naturais para resolver os diversos problemas que afectam o planeta é um dos principais temas abordados hoje durante o lançamento oficial do «Ano Internacional do Planeta Terra» em Portugal.

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, acolhe a cerimónia de lançamento em Portugal do «Ano Internacional do Planeta Terra» (AIPT).

No âmbito desta iniciativa vão ser realizados vários eventos em todo o país ao longo de três anos, subordinados ao tema «Ciências da Terra para a Sociedade».

Proclamado pela ONU e promovido pela UNESCO, o AIPT está centrado em 2008, mas abarca o triénio 2007-2009 e insere-se na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).

Através desta iniciativa, a ONU pretende que o conhecimento sobre o potencial das Ciências da Terra e o seu contributo na vida dos cidadãos e na salvaguarda do planeta esteja na ordem do dia em todo o mundo durante os próximos doze meses.

Além de colóquios com investigadores, o lançamento do AIPT em Portugal será ainda assinalado com vários seminários, módulos interactivos, ateliês e exposições, entre as quais uma sobre o primeiro geoparque português membro da rede mundial apoiada pela UNESCO.

A apresentação de uma proposta para a construção de um segundo geoparque português e uma exposição de fotografia das duas novas reservas da biosfera portuguesas (as ilhas do Corvo e Graciosa, nos Açores) são outros das actividades previstas.

No lançamento oficial do programa de actividades, que tem o patrocínio do Presidente da República, Cavaco Silva, participam do director executivo do AIPT junto da UNESCO, Eduardo de Mulder, e o presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Fernando Andresen Guimarães.

Na iniciativa está ainda prevista a participação do ministro do Ambiente, Nunes Correia, e do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, entre outros.

In Diário Digital / Lusa
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Ano Internacional do Planeta Terra em Portugal lançado hoje
« em: Novembro 12, 2007, 11:21:01 am »