Autor Tópico: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007  (Lida 5535 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
[EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« em: Novembro 14, 2007, 12:44:01 pm »
A terra vai de encontro à poeira do cometa de 1932, o 55P/Tempel-Tuttle a 18 de Novembro de 2007. O seu pico estimado é de entre as 22:36 T.U. e as 23:03 T.U. (mediante várias estimativas). O radiante localiza-se em A.R. = 154.0º, Decl. = +21.4º, com uma velocidade geocêntrica de 70.9 km/s. No pico o numero de meteoros rondará valores comparáveis com os do ano anterior, de cerca de ZHR = 30/hr.

Como observar visualmente:
    Não é preciso nenhum equipamento especial para observar as chuvas de estrelas. Apenas é necessário que as condições climatológicas permitam ver o espectáculo.
    Durante o pico da chuva o radiante está abaixo do horizonte, no entanto, uma observação atenta na direcção Este poderá mostrar alguns meteoros interessantes a radiarem do local onde nascerá a constelação do Leão.
    A Lua não vai causar grandes problemas este ano. Está apenas com 8.32 dias em quarto crescente e vai estar baixa no horizonte, a cerca de 20º de altitude no pico da chuva e precisamente no lado oposto de onde nascerá o radiante
    É natural que os amadores que observem um evento destes pela primeira vez, achem muito desanimador por conseguir ver poucos meteoros ou nenhum, mas este tipo de eventos requer paciência e persistência. Será necessário esperar que o radiante suba no horizonte para o número de meteoros aumentar.
    O lugar de observação deve ser o mais afastado possível da poluição luminosa. O mais longe possível das cidades, porque quanto mais escuro for o céu mais meteoros ténues se poderão observar.
    Para que a observação seja confortável leve para o local uma cadeira de praia (espreguiçadeira) em que o encosto possa ficar inclinado, ou então um saco cama para poder ficar deitado. Quanto mais confortável estiver melhor será a experiência. Se a noite estiver fresca, não esquecer da roupa adicional para proteger do frio e da humidade.
    Se quiser registar as suas observações, não se esqueça de levar papel e lápis (o lápis é importante porque as esferográficas tendem e não escrever se estiver deitado), uma lanterna de luz vermelha e / ou um gravador a pilhas.
    Não tente focar a sua observação num objecto concreto, porque em pouco tempo perde o seu campo de visão alargado para ficar fixo num único objecto. Tente observar em direcções diferentes (se bem que, pela lei de Murphy verificará que os melhores meteoros vão sempre aparecer no local para onde não está a olhar)

[attachment=0:28eu15h1]2007-11-14_125353.jpg[/attachment:28eu15h1]

Boas observações e céus limpos!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #1 em: Novembro 14, 2007, 03:27:08 pm »
Citação de: "jaclerigo"
A terra vai de encontro à poeira do cometa de 1932, o 55P/Tempel-Tuttle a 18 de Novembro de 2007. O seu pico estimado é de entre as 22:36 T.U. e as 23:03 T.U. (mediante várias estimativas). O radiante localiza-se em A.R. = 154.0º, Decl. = +21.4º, com uma velocidade geocêntrica de 70.9 km/s. No pico o numero de meteoros rondará valores comparáveis com os do ano anterior, de cerca de ZHR = 30/hr.
O lugar de observação deve ser o mais afastado possível da poluição luminosa. O mais longe possível das cidades, porque quanto mais escuro for o céu mais meteoros ténues se poderão observar.
(se bem que, pela lei de Murphy verificará que os melhores meteoros vão sempre aparecer no local para onde não está a olhar)
Boas observações e céus limpos!
Boa tarde jaclerigo, sem poluição luminosa é impossível no meu local de observação, e para Este muito menos, também não estou a prever nenhuma deslocação para domingo dia 18, de qualquer forma fico muito grato pelo o aviso bem atempado e temperado com informações úteis.

Já agora 154º em A.R. representa o quê em 0,00h?
Desculpa! Já percebi aonde é pelo mapa.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #1 em: Novembro 14, 2007, 03:27:08 pm »

Offline bluejay

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #2 em: Novembro 14, 2007, 04:22:15 pm »
Viva,
as previsões a que tive acesso mostram um ZHR bem maior, de cerca 60/70 meteoros por hora. Contudo são meteoros que serão ténues como tal o ZHR aparente será mais baixo.
Eu vou aproveitar para ver, já que calha mesmo no fim de semana. As oriónidas este ano foram muito boas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline aleixojor

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #3 em: Novembro 14, 2007, 06:07:39 pm »
Olá

Para aqules que tenham à mão uma  câmera DSR poderão fazer algumas fotos.. e com sorte podem apanhar algum.
Aleixo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline w.gaspar

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.vou.blogger.com.br
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #4 em: Novembro 14, 2007, 06:27:00 pm »
Olá!
Até agora minha única experiência provém da curiosidade, pois descobri há pouco tempo a beleza da astronomia. Por isso, fico meio perdido e sem saber o que fazer. Peço ajuda aos mais experientes para que consiga observar a chuva de meteoros, pois estou ávido por fazê-lo.

Moro no Brasil. Para onde devo olhar? Leste? Precisarei de algum instrumento especial? É possível, para um iniciante como eu, observar a Leónidas? A que horas o evento deve ocorrer (sei que está indicada, mas não compreendi o que é "T.U.")?

Se pergunto o óbvio é por minha nesciência, ou até mesmo ignorância. Mas desejo aprender e ficarei muito grato se puderem me ajudar. Um abraço a todos!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline RODCAR

  • Mensagens: 30
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #5 em: Novembro 15, 2007, 01:57:18 am »
Boa noite,

Finalmente algo menos complicado para podermos observar e talvez quem sabe com muita sorte fotografar algumas leonedas
Pois não vou perder de maneira alguma o acontecimento

Boas Observações a todos - Aproveitem
Rodcar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline bluejay

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #6 em: Novembro 15, 2007, 09:23:54 am »
No Brasil depende de onde vives e quando a constelação de Leão está vísivel.
Atenção para o resto do pessoal às 22:36 T.U. e as 23:03 T.U. (Tempo Universal), Leão ainda está abaixo do horizonte sendo apenas interessante fazer a observação para ver potenciais earth-grazers. O ideal é fazer a observação quando Leão já estiver alto no céu (depois da 00:30 T.U.). Boas observações!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #7 em: Novembro 15, 2007, 10:30:15 am »
T. U.  ou hora local ? A essas horas no Brasil é de dia :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline w.gaspar

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.vou.blogger.com.br
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #8 em: Novembro 15, 2007, 03:02:04 pm »
Se não me engano, aqui no Brasil será por volta de sete da noite. Só preciso saber como me localizar no céu, para onde olho? Moro no Rio, será que daqui é possível vê-la?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #9 em: Novembro 15, 2007, 04:19:14 pm »
Segundo o Cartes du Ciel, aí no Rio a constelação de Leão fica acima do horizonte entre a 1h e as 2h da madrugada. Deve olhar para Este.

Se bem me lembro do Rio, é Niteroi que fica a Este, por isso este horizonte deve sofrer bastante com poluição luminosa. Um bom sítio para ver as leónidas seria o Pão-de-Açucar, que fica mesmo virado a Este, ou o Corcovado que tem vistas de 360º  :-D  8)

Agora a sério, se mora mesmo na "cidade maravilhosa", vai ter dificuldades por causa da poluição luminosa e dos obstáculos naturais. O ideal mesmo é passar o fim de semana a Búzios!  8)  8)  8)

Faz agora 2 anos que lá estive em lua-de-mel, precisamente nestes dias! Na altura ainda não tinha o bichinho da astronomia, pelo que não prestei grande atenção ao céu, mas agora tenho muita pena de ter perdido a oportunidade de ver o céu do hemisfério sul...

Bom Verão, amigo w.gaspar! Nós aqui estamos com temperaturas de 6ºC à noite (vinte e poucos, durante o dia!)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline bluejay

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #10 em: Novembro 15, 2007, 04:55:25 pm »
Citação de: "Fil"
T. U.  ou hora local ? A essas horas no Brasil é de dia :)
Actualmente o T.U. é igual à nossa hora local ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #11 em: Novembro 15, 2007, 07:13:32 pm »
Citação de: "bluejay"
Actualmente o T.U. é igual à nossa hora local ;)
Pois isso é para nós aqui deste lado do Atlântico.. a Malta nas Ilhas já não é.. No Brasil, então, são mais umas horitas valentes.. Era a isso que eu me referia.. ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #12 em: Novembro 28, 2007, 12:18:55 pm »
Afinal... ninguém viu nada?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #13 em: Novembro 28, 2007, 01:04:34 pm »
Bem! Eu tentei um pouco mas não vi nadinha mesmo.   :-(
Entreti-me a ver o cometa e a procurar outros objectos.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline bluejay

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #14 em: Novembro 28, 2007, 01:39:07 pm »
Foi muito fraquinha este ano (aliás como estava previsto). Não tivessem sido as tauridas tinha sido uma noite em vão.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: [EFEMÉRIDE] Chuva de estrelas Leónidas - 2007
« Responder #14 em: Novembro 28, 2007, 01:39:07 pm »