Autor Tópico: Ocaso de estrelas revela segredos planetários  (Lida 1379 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline RODCAR

  • Mensagens: 30
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Ocaso de estrelas revela segredos planetários
« em: Novembro 21, 2007, 01:38:21 am »
21 Novembro 2007
Por rodcar
Observar o ocaso de estrelas a partir da superfície da Terra pode ser considerado um passatempo romântico, mas quando uma nave espacial o faz em órbita pode revelar pormenores ocultos sobre a atmosfera de um planeta.

[attachment=1:2rub9v9u]Venxp,1.jpg[/attachment:2rub9v9u]
 
A técnica é conhecida como ocultação estelar. Jean-Loup Bertaux, do Serviço de Aeronomia do CNRS, em França, foi o primeiro a sugerir a sua utilização numa missão da ESA. A técnica consiste na observação das estrelas a partir do espaço, enquanto estas percorrem o seu movimento descendente por detrás da atmosfera de um planeta sob investigação, antes de estas desaparecerem de vista abaixo do horizonte do planeta.
Quando as estrelas brilham acima da atmosfera, emitem radiação numa grande amplitude de comprimentos de onda. À medida que a órbita da nave espacial a desloca em redor do planeta, a estrela parece deslocar-se no sentido descendente, para trás da atmosfera do planeta. A atmosfera actua como um filtro, bloqueando determinados comprimentos de onda da radiação da estrela. A chave desta técnica é que os comprimentos de onda são representativos das moléculas e átomos existentes na atmosfera do planeta.  
 
 [attachment=0:2rub9v9u]venus_earth_mars_composite_L.jpg[/attachment:2rub9v9u]
        Venus, Earth and Mars

Actualmente, a ESA tem três naves espaciais em redor de três planetas diferentes, que estão a utilizar esta técnica para investigar as atmosferas dos mesmos. Cada uma delas está a revelar informações únicas.
Em redor da Terra, a missão Envisat da ESA transporta um instrumento designado GOMOS -Global Ozone Monitoring by Occultation of Stars (Monitorização Global de Ozono por Ocultação Estelar). Tal como o seu nome indica, este instrumento foi concebido para estudar se a quantidade de ozono está a aumentar agora que a utilização de químicos nocivos foi banida. Desde 2002, tem estado a observar o ocaso diário de aproximadamente 400 estrelas por detrás da Terra, de modo a elaborar um mapa do ozono existente na atmosfera terrestre para todas as latitudes e longitudes.

ESA Informação Local Portugal
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Ocaso de estrelas revela segredos planetários
« em: Novembro 21, 2007, 01:38:21 am »