Autor Tópico: VITÓRIA!  (Lida 4507 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
VITÓRIA!
« em: Novembro 22, 2007, 06:41:34 pm »
Eis uma pequena vitória na grande batalha contra a poluição luminosa!  :D

No dia 5 de Novembro enviei o seguinte email ao provedor do cliente do grupo Jerónimo Martins:

Citar
Boa noite,

Recentemente o Feira Nova da Póvoa de Varzim começou a ligar um holofote durante parte da noite, provavelmente para atrair pessoas (ou insectos) para os seus cinemas. Sendo cliente habitual do Feira Nova, venho por este meio manifestar a minha preocupação, nomeadamente pelos seguintes pontos:
1) Nesta zona holofotes à noite estão associados a discotecas de gosto duvidoso. Pergunto-me se é do interesse do Feira Nova atrair esse tipo de clientes.
2) Que exemplo ecológico pretendem dar ao desbaratar milhares de Watts?
3) Existe um grupo de astrónomos amadores na zona da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Se já era difícil observar e fotografar o céu nas condições que tínhamos, agora temos de esperar pela uma da manhã para que o desdenhosamente denominado "atrai-azeiteiros" se desligue para podermos apontar os telescópios para o céu.

Finalmente gostaria de saber por quanto tempo se manterá esta situação e em que horários, pois nestas condições todas as actividades (Póvoa e Vila do
Conde) de divulgação científica de astronomia são postas em causa.

Para introduzir este desconhecido tema da poluição luminosa, indico ainda um link para um artigo do Expresso sobre o assunto. É de 2002, talvez precise de uma actualização, com mais maus exemplos.
http://pascal.iseg.utl.pt/~ncrato/Expre ... minosa.pdf

Cordialmente,

Miguel Lopes

Hoje recebi a seguinte resposta:

Citar
Ex.mo  Sr. Miguel Lopes,


Foi  com  prazer  que  recebemos o seu contacto, pois acreditamos que o seu
testemunho pode contribuir para a melhoria do serviço prestado pela empresa
Feira Nova.

Desde  já agradecemos o seu alerta, e gostaríamos de o informar que o mesmo
foi  transmitido  à  Direcção  responsável pela Loja, a qual prontamente se
prontificou  a alterar o horário de funcionamento dos projectores, ou seja,
só estarão ligados das 20 às 23 horas. Além disso, assim qe termine a época
natalícia os mesmos serão retirados.

Agradecemos  uma  vez  mais a sua disponibilidade para nos transmitir o seu
testemunho,  e estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional
através da Linha Provedoria 808 209 920, nos dias úteis das 10 às 18 horas.

Com os melhores cumprimentos da Provedoria do Cliente.
Atentamente,

Dra. Alva Seixas Martins

Provedora do Cliente

MHWUHAHHAHAHAAHA :twisted:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: VITÓRIA!
« Responder #1 em: Novembro 22, 2007, 07:54:53 pm »
Boa!.. É certo que foi uma carta com um "estilo próprio", mas merece os parabéns pela iniciativa, e pelo resultado. Foi uma excelente intervenção didáctica e divulgadora da astronomia amadora!
É certo que parte dos parabéns tem que ser dirigido também à Feira Nova, que não só não ignorou o contacto, como agiu numa direcção correcta. Claro que pensando unicamente do ponto de vista de um astrónomo amador em noite de Lua nova, podia ser melhor, mas já foi uma excelente acção, penso!. "O bom é inimigo do óptimo", e o excelente fica no meio ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: VITÓRIA!
« Responder #1 em: Novembro 22, 2007, 07:54:53 pm »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: VITÓRIA!
« Responder #2 em: Novembro 22, 2007, 07:56:45 pm »
Ver para crer...

De qualque forma, se eles o fizerem é porque vão fazer contas e vêem que ao fim do mês podem poupar uns euros de electricidade.
Boa!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: VITÓRIA!
« Responder #3 em: Novembro 26, 2007, 02:44:25 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
1) Nesta zona holofotes à noite estão associados a discotecas de gosto duvidoso. Pergunto-me se é do interesse do Feira Nova atrair esse tipo de clientes.

LOL....tu és mau.... :evil:  :evil:  :evil:  :evil:  :evil:  :evil:

Mas brindeira à parte fico feliz que tenham tido essa atenção. Podiam muito bem não ter respondido, ignorar-te, rirem-se na tua cara ou saírem-se com uma "olha este com a mania que é astrónomo".

Digo Isto porque uma vez ouvi da boca de pessoas que me são próximas algo parecido a "mas tu vias juntar-te a essa gente" qunado comprei o meu telescopio. Essa gente leia-se pessoas que têm a paixão pela astronomia, como se fossem alguns bichos

O Feira Nova teve em consideração o teu pedido e respeitaram uma área ligada à ciência, coisa que muitas não acontece em Portugal.

Foi um passo em frente em relação à atitude para com a astronomia. Isso deixa-me feliz ! Mesmo sendo pouco activo neste comunidade.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Que falte a luz logo à noite.

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: VITÓRIA!
« Responder #4 em: Novembro 26, 2007, 02:57:35 pm »
A mim parece-me que nem o Miguel acreditava que desse algum resultado quando escreveu a carta. Daí o tom sarcástico!

Mas fica como exemplo de que vale sempre a pena reclamar desde que de forma fundamentada. Sem isso é que nada se faz...

Agora só falta que cumpram com o que prometeram...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: VITÓRIA!
« Responder #5 em: Novembro 26, 2007, 03:22:42 pm »
Bem aqui vai uma actualização. Este fds aquele aborto continuou a funcionar a horas impróprias. Não me chateou porque a lua abafava-o completamente.
A boa notícia é que por indicação do Pedro Ré descobri que existe legislação que proíbe este tipo de abortos perto de aeroportos. Ora, o feira nova é a 15km do aeroporto e o corredor aéreo de aproximação norte passa a menos de 2km... Tenho uma nova carta pronta para ser enviada, depois mostro o resultado.

E sim, não esperava grande resposta. Esperava resposta porque são obrigados a isso.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: VITÓRIA!
« Responder #6 em: Novembro 26, 2007, 05:06:00 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Tenho uma nova carta pronta para ser enviada (...)
ui.. Miguel, epá, não sejas demasiado agressivo na carta.. As pessoas não são burras, e às vezes basta só serem lembradas de algo que é suficiente para elas compreenderem a profundidade da poça de água onde meteram o pé.. :P
Não substituas desnecessariamente a água da poça por ácido clorídrico, com pregos no fundo, e cercada por crocodilos famintos.. :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: VITÓRIA!
« Responder #7 em: Novembro 26, 2007, 06:29:28 pm »
Citação de: "xumaxer"
Ver para crer...


Não quero parecer narcisista nem dono da verdade... mas quando respondi daquela forma, foi porque de boas intenções está o inferno cheio!
Acho muito difícil que uma(s) empresa(s) mude(m) as suas atitudes quando uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas solicitam algo que não está de acordo com os padrões normais de comportamento.
O que quero dizer é que muitas vezes percebemos o que é bom ou mau; temos a informação do que devemos fazer e evitar.
Mas o que é importante é que, mesmo depois da informação ser prestada, o comportamento se adeque ao teor da informação, o que é substancialmente diferente. Um exemplo simples é o VIH/Sida e o comportamento que as pessoas têm...
Lamentável.

Quanto à legislação, isso parece-me que é para países civilizados, onde a lei é LEI. Duvidam do que estou a dizer? Então vejam o caso da REN e da decisão do tribunal que esta empresa não acata. Problema? Como só diz respeito ao habitantes daquela região, ninguém se incomoda com a atitude da REN, até que se veja na mesma situação...
É triste este país!

A única forma de acabar com este problema da PL (que não existe apenas neste rectângulo à beira mar) é fazendo ver aos gestores/donos/economistas que literalmente estão a desperdiçar:

1º - dinheiro: essa gente só responde a euros e estão a desperdiçar energia que terá que ser paga...
2º - dinheiro: cada MW que desperdiçam envia para a atmosfera uma determinada quantidade de CO2, que custará milhões de euros anuais, em virtude dos protocolos de Quioto.
3º - dinheiro: é necessário importar electricidade todos os anos para suprir as necessidades do país...

Passar a informação à população (e tentar mudar comportamentos) dizendo que a sua CMunicipal desperdiça anualmente energia e dinheiro a iluminar o céu e não, tentando ir pelo lado da astronomia.
Os tugas só se mobilizam pelo futebol e dinheiro; tudo o resto não interessa.

Bah! Lá estou eu como arauto da desgraça...
Mas desculpem a vaidade... não me parece que esteja longe da verdade. Gostaria de dar o braço a torcer...
Já agora Miguel, a legislação do ruído diz que não se pode fazer barulho entre as 20 e as 7 horas. Posso dizer-te que em pleno centro de Leiria, entre a Primavera e Verão não há uma 2ª feira em que não sejam largados foguetes à 1h00 da manhã... legislação? Vai lá vai...

Desabafos....... Diarreias mentais............!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: VITÓRIA!
« Responder #8 em: Novembro 26, 2007, 06:36:07 pm »
Bem, a parte da legislação não é bem assim. Eles no algarve conseguiram cortar com os lasers das discotecas próximas do aeroporto.
É que aqui entra em jogo um factor muito interessante: na primeira carta eles podem não querer saber pq sou um zé ninguém.
Agora diz-me quem é o reponsável que quer arcar com a culpa de um avião cair?
É que se a próxima carta não resultar, vai queixa por carta registada para a ANA.

Sobre a lei do ruído, não tens a informação mais actualizada. A minha esposa faz avaliações acústicas e disse-me que não se pode fazer barulho entre as 23h e as 7h. Em relação aos foguetes, infelizmente a lei permite que com devida autorização eles possam fazer essas festas populares...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: VITÓRIA!
« Responder #9 em: Novembro 26, 2007, 07:35:51 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
(..)

Sobre a lei do ruído, não tens a informação mais actualizada. A minha esposa faz avaliações acústicas e disse-me que não se pode fazer barulho entre as 23h e as 7h. Em relação aos foguetes, infelizmente a lei permite que com devida autorização eles possam fazer essas festas populares...


Pergunta-lhe quantas multas já foram aplicadas por causa do ruído? Quantos processos deram entrada em tribunal e foram resolvidos? Quantos vizinhos conseguem resolver esse problema?
Quantos de nós já viram o seu carro fiscalizado? E as motos/motorizadas? Não me digas que é por falta de polícias, ou que estes devem estar ocupados com outras coisas mais graves...
Se não se pode cumprir porque não há quem fiscalize, então não façam a lei, porque é bem mais eficiente.
O problema é e continua a ser o de sempre: mentalidade e cumprimento efectivo das penas.
Na Suíça, os tugas não se portam como devem? Porquê? Olha, agora já estão com medo do Europeu de futebol...

Espero que consigas levar a água ao teu moinho... mas se esse fosse realmente um problema para as aproximações ao aeroporto, os pilotos já teriam desencadeado algum processo de acabar com ela, o que me parece que não foi feito, pelo que, esperando estar errado, não deverá surtir efeito. Claro que podes e deves tentar. É por nunca reclamarmos que temos o que merecemos!

Em relação ao ruído, sejam 22h ou 23h, a lei prevê realmente excepções. Agora pergunto eu: a excepção o que é? Festas todos os fins-de-semana? Isso não me parece um excepção...
Mas como ninguém faz nada, nem questiona, e pior ainda, só quando nos incomoda a nós é que vemos o que são atropelos à lei, lá temos nós os concertos a céu aberto no centro das cidades até às tantas, os foguetes e fogo de artíficio, à 1h e por vezes 2h da manhã, com horários a cumprir no dia seguinte... pô$%a! estou mesmo a ficar velho...
Vou-te dar só um exemplo de uma "excepção" que há aqui em Leiria: em Maio, temos a feira anual cá da aldeia. O recinto de festas fica no centro da cidade, junto a um bairro cheio de apartamentos, cheios de pessoas que trabalham todos os dias da 9h às 5h. Sabes o que eles têm que suportar todas as noites? Descansar? Ná, hoje é noite de festa...
Para não falar nas buzinas nocturnas, nos escapes livres, nas chiadelas dos piões às tantas da manhã, hordas de "malta duvidosa" como tu dizes aos berros...
Sabes o que é isto? Para mim é apenas FALTA DE RESPEITO!

Garanto-te que gostava de não ser tão céptico como tu. Mas neste país, a legislação é só para dizermos tão orgulhosamente que temos a legislação mais avançada da Europa/Mundo. mas a prática está muito longe disso. E o problema é que com a discrecionaridade da lei, por vezes alguns de nós são apanhados na sua malha e às vezes cumpre-se mas com os resultados que se vêem: ESMERALDA!
Vá, trata lá de conseguires isso, para teu bem! ;-)

Ah! Só para acabar: a lei do condomínio, conheces? Pois eu tenho o elevador do meu prédio à espera há mais de um ano pela vistoria técnica e da instalação de uma treta para a ligação à central e outras coisas técnicas. Porquê? porque há dois cidadãos que cá vivem e não pagam o condomínio... nem seguro do prédio pagam!
Sabes o que um deles faz? É dono de um bar/pub nocturno mas como declara apenas o ordenado mínimo e diz que é sócio-gerente do tal bar, que está registado como mercearia, o Sr Dr Juíz pode dizer que o menino não tem condições para pagar o condomínio. Ah! a Lei! Digo-te só isto: o meu sogro foi secretário do tribunal de uma cidade daqui do centro. Queres mais?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: VITÓRIA!
« Responder #10 em: Novembro 26, 2007, 08:02:12 pm »
Olá,

eu infelizmente concordo com o Xumaxer. Devemos sempre tentar mas só com a questão do €€ é que lá vamos...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: VITÓRIA!
« Responder #11 em: Novembro 26, 2007, 08:15:47 pm »
Epá, não vale a pena irmos por aí. Todos sabemos dos atropelos à lei. Mas aprendi com o meu pai que sabendo quem e como apertar consegue-se muita coisa. O meu pai, só com cartinhas tipo estas, invocando várias legislações, já conseguiu muito.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: VITÓRIA!
« Responder #12 em: Agosto 08, 2009, 01:29:44 am »
Olá,

Venho ressuscitar este tópico, porque abriu um bar/discoteca aqui na zona que têm uns maravilhosos (leiam-se uma m#$&a) de uns holofotes que apontam para o céu, de um lado para o outro. Resultado, não há astrofotografia nem observações decentes para ninguém...não posso deslocar-me a nenhum sítio mais ou menos perto, por isso tou furioso com esta situação.

Há alguma coisa que possa fazer ou legislação que possa invocar?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: VITÓRIA!
« Responder #13 em: Agosto 10, 2009, 09:47:02 am »
Tens algum corredor aéreo por perto?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: VITÓRIA!
« Responder #14 em: Agosto 10, 2009, 11:34:03 am »
Que eu saiba não :? E assim não poderei argumentar muito, não é? :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: VITÓRIA!
« Responder #14 em: Agosto 10, 2009, 11:34:03 am »