Autor Tópico: Marte  (Lida 7026 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte
« Responder #30 em: Dezembro 11, 2007, 02:56:58 am »
Ontem andei a brincar novamente com a toucam.
A turbulência dos telhados e chaminés ainda se faz sentir e tive que esperar até à meia-noite para sacar o meu melhor planeta. :-D  :-D

A imagem da esquerda é um stack de umas 50 frames de 1500, pelo que podem ver como estavam as condições :(|
Mas lá para a meia-noite, com ele lá bem para cima, ainda deu para sacar uma bela foto, pelo menos eu acho.
Colagem no CS2

C11+toucam+barlow 2x+IR.



Comentários?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte
« Responder #31 em: Dezembro 11, 2007, 09:22:40 am »
Epa, muito fixe! Mas acho que tens de mexer nas curvas do canal azul, continua a sobrepôr-se muito aos restantes... Não sei porquê mas acho que a toucam em marte não funciona muito bem....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Marte
« Responder #31 em: Dezembro 11, 2007, 09:22:40 am »

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte
« Responder #32 em: Dezembro 11, 2007, 10:07:55 am »
Desculpem-me se o que vou dizer agora for um grande disparate, mas usar um filtro IR num planeta vermelho não me parece boa ideia. Não pode acontecer o filtro cortar os comprimentos de onda visíveis no vermelho e perderes detalhes importantes?

Isto sou eu a falar sem experiência absolutamente nenhuma em astrofotografia... :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte
« Responder #33 em: Dezembro 11, 2007, 10:41:05 am »
Citação de: "Rui Padrão"
Desculpem-me se o que vou dizer agora for um grande disparate, mas usar um filtro IR num planeta vermelho não me parece boa ideia. Não pode acontecer o filtro cortar os comprimentos de onda visíveis no vermelho e perderes detalhes importantes?

Isto sou eu a falar sem experiência absolutamente nenhuma em astrofotografia... :D

Eu também tenho essa dúvida e resolvi "shootar" ontem com e sem IR para ver a diferença.
Resultado:


que achas?
Qual a sem filtro, consegues diferenciar, sem olhares para a foto anterior?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte
« Responder #34 em: Dezembro 11, 2007, 11:13:38 am »
Citação de: "Rui Padrão"
Desculpem-me se o que vou dizer agora for um grande disparate, mas usar um filtro IR num planeta vermelho não me parece boa ideia. Não pode acontecer o filtro cortar os comprimentos de onda visíveis no vermelho e perderes detalhes importantes?

Isto sou eu a falar sem experiência absolutamente nenhuma em astrofotografia... :D
Tens toda a razão. Mas na prática não é assim tão simples. As webcams a cores não são próprias para isso. Passo a explicar:
Um CCD a cores tem uma matriz de bayer com filtros por pixel. A webcam tem um processador de imagem que faz uma "de-bayer-ização", ou seja, interpola os pixels adjacentes para obter 3x a resolução nativa. Ao fazer essa interpolação, ela usa "pesos" para cada côr. E depois ao transmitir por USB 1.1 comprime esses dados com perdas. Ou seja, se os canais estiverem desiquilibrados, há muita informação que se perde.
O filtro IR-cut previne que haja uma saturação do canal vermelho e do azul, no outro extremo do spectrum. Se retirares o filtro esses 2 canais vão saturar, o que vai alterar esses "pesos". Além disso a gama dos infravermelhos é muito extensa. Marte pode ser captada com 3 frequências diferentes de infravermelhos que mostram diferentes pormenores. Se retiras o filtro IR, vais estar a captar toda essa informação, mas misturada...
O ideal é uma câmara mono com filtros RGB + filtros de banda estreita de IR...

Xumaxer, correndo o risco de dizer uma asneira (50%), o da direita é sem IR.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte
« Responder #35 em: Dezembro 11, 2007, 12:12:46 pm »
Olá, João Casqu... Xumaxer, perdão!..
Belos exemplares!!..
Citação de: "Miguel Lopes"
Xumaxer, correndo o risco de dizer uma asneira (50%), o da direita é sem IR.
Não, é com melhor seeing, penso :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte
« Responder #36 em: Dezembro 11, 2007, 12:26:01 pm »
A da direita está mais "luminosa", sem dúvida.
Tentei abstrair-me disso e procurar detalhes e continuo a achar que a da direita mostra um pouco mais de detalhe... Provavelmente é como o Fil diz e as fotos têm seeings diferentes. 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte
« Responder #37 em: Dezembro 11, 2007, 02:14:11 pm »
Citação de: "Fil"
Olá, João Casqu... Xumaxer, perdão!..
Belos exemplares!!..

 :-D  :-D  :-D
Seria melhor dizeres "Olá, João Cascão (conhecem o personagem dos livros aos quadradinhos da Mónica?) O Casquinha joga na equipa Galáctica (será que com o nº 51? :D ) e eu... bem, ainda nem cheguei ao banco dos convocados do "Carcavelinhos FC"...

POis é!

A da direita foi feita com filtro IR, às 00h06m TU
A da esquerda sem filtro, às 00h27m TU

A diferença de tempo entre 1 e outra foi de 11 minutos, portanto. Pode ser tanto o seeing (e aqui se calhar foi mais a lente correctora completamente, ou quase, molhada  :s :shock:  ) como também os settings da toucam. Não registei os parâmetros mas prometo começar a fazer, para depois saber como saquei as imagens.

Na imagem sem filtro (esq.) parece-me que a região de Oxia Palus está mais focada e com mais pormenor que a com filtro.
Já agora, a Opportunity encontra-se muito perto do centro do disco, entre o Sinus Meridiani e precisamente Oxia Palus, conseguem vê-la a dizer-me adeus? :mrgreen:  :-D

Mais teste seguir-se-ão, à medida que os 2 tempos o permitam!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Marte
« Responder #38 em: Dezembro 12, 2007, 03:09:05 pm »
O filtro IR serve precisamente para melhorar a nitidez pois elimina parte do "ruido e turbulencia" na imagem, tornando-a mais limpa...por isso parece-me obvio que a da direita e com IR, pois a imagem esta muito mais focada

Quanto aos azuis na imagem eu acho que sao normais. Sao hazes e particulas de gelo e outros em suspensao na atmosfera de marte, daí se notarem mais nos limites do planeta(apanha "mais atmosfera") e na calote norte.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte
« Responder #39 em: Dezembro 12, 2007, 03:35:37 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
O filtro IR serve precisamente para melhorar a nitidez pois elimina parte do "ruido e turbulencia" na imagem, tornando-a mais limpa...por isso parece-me obvio que a da direita e com IR, pois a imagem esta muito mais focada

Quanto aos azuis na imagem eu acho que sao normais. Sao hazes e particulas de gelo e outros em suspensao na atmosfera de marte, daí se notarem mais nos limites do planeta(apanha "mais atmosfera") e na calote norte.

Por acaso acho que os azuis não são normais. Acho que o primeiro ponto que referiste é o que explica melhor. Se os infravermelhos sofrem menos com a turbulência, os azuis são os que sofrem mais. Acho que aquele halo é mesmo isso, uma expansão do planeta no canal azul por culpa da turbulência. O ideal seria medir o FWHM do canal vermelho e do canal azul. O do canal azul deverá ser ligeiramente superior.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Marte
« Responder #40 em: Dezembro 12, 2007, 04:00:14 pm »
Talvez...como os infravermlhos sao "corrigidos" com o filtro IR, o azul pode fzr isso que dzs Miguel. Mas entao, com a utilizaçao de um filtro IR-UV a imagem sera ainda melhor pois o que o IR faz nos vermelhos o UV pode fzr com os azuis...o meu filtro e um desses, é um baader IR-UV...pena e que tenho tido pouco tempo para experimentar na SPC900NC :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte
« Responder #41 em: Dezembro 12, 2007, 07:50:13 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Talvez...como os infravermlhos sao "corrigidos" com o filtro IR, o azul pode fzr isso que dzs Miguel. Mas entao, com a utilizaçao de um filtro IR-UV a imagem sera ainda melhor pois o que o IR faz nos vermelhos o UV pode fzr com os azuis...o meu filtro e um desses, é um baader IR-UV...pena e que tenho tido pouco tempo para experimentar na SPC900NC :(|


Pois então manda-o para cá que eu dou-lhe uso  :-D  :-D
just kiddin'
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Marte
« Responder #42 em: Dezembro 12, 2007, 08:15:00 pm »
:P

Vou experimenta-lo hj...em principio :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Marte
« Responder #43 em: Janeiro 02, 2008, 03:57:45 pm »
O meu 1º marte, captado no dia 16/12/2007, com SVP 8"+SPC900NC+barlow 2x APO+ IR-UV block.

O planeta ainda estava relativamente baixo e estava um seeing mt mau.Msm muito mau. Umas horas dpois melhorou bastante e la estava eu a sacar um "bom" avi de marte, mas perdi-o pois o portatil fcou sem bateria quando estava a captura-lo :s  :(  Tive d processar o avi mau. Stack de 22 frames de 1600(as condiçoes estavam más, eu nao disse?)

Aqui fica a imagem para contar a historia, e outra ampliada no pc(resized)




Abraço,
Paulo André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Marte
« Responder #44 em: Janeiro 03, 2008, 01:07:32 am »
ena pá! Está escurinho, mas parece um rico marte! Promete! Foi pena o portátil pregar a partida da bateria..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Marte
« Responder #44 em: Janeiro 03, 2008, 01:07:32 am »