Autor Tópico: Equipamento português integra missão Atlantis  (Lida 2466 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Equipamento português integra missão Atlantis
« em: Dezembro 12, 2007, 12:04:06 pm »
"Um equipamento totalmente produzido em portugal vai integrar a missão que começa esta quinta-feira com o lançamento da nave espacial Atlantis. A sonda EuTEMP, produzida pela Efacec, vai medir temperaturas que serão depois enviadas e analisadas na Terra.
( 10:32 / 06 de Dezembro 07 )

   

Um equipamento totalmente concebido em Portugal com o objectivo de medir a temperatura em «fases críticas de instalação desse na Estação Orbital Europeia» vai integrar a missão que começa esta quinta-feira com a partida da nave espacial Atlantis.

Ouvido pela TSF, o administrador-executivo do grupo Efacec explicou que este equipamento «vai ser transportado na Space Shuttle para a Estação Orbital e depois vai ser instalado na parte exterior da Estação Orbital».

Alberto Barbosa adiantou ainda que será durante a «fase crítica» da passagem deste equipamento de dentro para fora da estação orbital que este equipamento, denominado de EuTEMP, começará a fazer as suas medições.

Nesse momento, acrescentou este administrador, irão ocorrer «variações bruscas de temperatura», sendo que este equipamento construído pela Efacec não estará alimentado.

«A sonda EuTEMP, que desenvolvemos, irá fazer uma medida e um registo de temperaturas e várias grandezas físicas para depois serem analisadas em tempo deferido aqui na Terra», explicou.

Em declarações à agência Lusa, Alberto Barbosa assinalou ainda o facto de ser a «primeira vez que um voo espacial integra tecnologia portuguesa de raiz».

«É a primeira vez que vai ser instalado um módulo, em que todo o processo, desde a concepção até ao desenvolvimento, passando pelo projecto, hardware e software, electrónica e mecânica, foi totalmente produzido em Portugal pelos engenheiros da Efacec», adiantou.

O EuTEMP, que foi concebido durante mais de dois anos, é uma unidade de medida e aquisição de temperatura de pequenas dimensões, autónoma e alimentada por baterias e que foi construído de modo a resistir às temperaturas do ambiente espacial pelo menos durante vários dias após o seu lançamento.

Esta sonda transmitirá os seus dados para a Terra, através do novo laboratório espacial Columbus, tendo o EuTEMP sido construído para se manter três anos no espaço, podendo funcionar de forma isolada durante 30 adias.

A Efacec tem ainda em curso outros projectos do género, como o CTTB, que tem o objectivo de testar o comportamento de diferentes tecnologias electrónicas quando sujeito a determinados ambientes do espaço.
"

http://www.tsf.pt, 12-12-2007
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Que falte a luz logo à noite.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Equipamento português integra missão Atlantis
« Responder #1 em: Dezembro 12, 2007, 01:54:59 pm »
Não tirando o mérito a essa empresa fantástica e única no panorama nacional que é a EFACEC, tenho também de referir a empresa onde estou agora a outsourcer, a Critical Software.
A CSW desenvolveu sistemas de injecção e detecção de falhas para a Nasa e actualmente trabalha com a ESA e a agência japonesa.

A EFACEC também já participou em grande parte da construção do POSAT 1 e fornece alguns módulos para a ESA.
Para quem não conhece a importância da EFACEC em Portugal, digamos que se tivéssemos 10 EFACECS éramos um país altamente desenvolvido.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Equipamento português integra missão Atlantis
« Responder #1 em: Dezembro 12, 2007, 01:54:59 pm »