Autor Tópico: Árctico sem gelo daqui a cinco anos  (Lida 1200 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Árctico sem gelo daqui a cinco anos
« em: Dezembro 13, 2007, 11:52:06 am »
O prazo para deixar de existir gelo no Árctico é cada vez menor. O mais recente estudo aponta que a camada de gelo no Pólo Norte desaparecerá durante os meses de Verão em 2013, devido ao aquecimento global. Os cientistas que lideraram este estudo consideram, inclusive, que a previsão é conservadora pois não inclui os dados de 2005 e 2007, anos em que a área de gelo permanente teve os valores mais baixos de sempre.

“A nossa projecção não incorpora estes dois mínimos históricos. Por isso, podemos dizer que estamos a ser muito conservadores ao apontar 2013 para o desaparecimento do gelo durante os meses de Verão”, afirmou Wieslaw Maslowski, responsável pela investigação, que juntou cientistas da NASA, do Instituto de Oceanologia e da Academia de Ciências da Polónia.

Ao longo de 2007, a camada de gelo permanente na região do Árctico atingiu cerca de 4,1 milhões de quilómetros quadrados, o que corresponde à menor área alguma vez registada. O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas recorre a vários modelos para medir o desaparecimento do gelo no Árctico. Mas a realidade é que as previsões têm sido sucessivamente arrasadas pelas medições. A camada de gelo permanente registada em Setembro de 2007 desfez por completo a previsão de 2005, que apontava para uma área de 5,32 milhões de quilómetros quadrados.

Numa conferência realizada nos EUA, Wieslaw Maslowski afirmou que as projecções anteriores subestimaram o processo de fusão do gelo. Nessas investigações, o desaparecimento do Árctico só deverá acontecer entre 2040 e 2100.

Maslowski refere que estes modelos, mais optimistas, precisam de incorporar um factor determinante, que é a forma como a água quente está a ser transportada para o Pólo Norte, através das correntes dos oceanos Atlântico e Pacífico.

Os efeitos do aquecimento global e das alterações climáticas estão a estabelecer recordes um pouco por toda a parte. Na Gronelândia, a camada de gelo derretida neste ano equivale ao dobro do gelo dos Alpes. “Isto significa uma camada de água com cerca de um quilómetro de profundidade que poderia cobrir Washington”, afirmou Konrad Steffen, da Universidade do Colorado. Segundo os cientistas, se todo o gelo existente na Gronelândia derreter o nível das águas dos mares aumentará 6,4 metros.

BALI PREOCUPA AMBIENTALISTAS

As organizações não governamentais estão preocupadas com a ineficácia no combate ao aquecimento global e às alterações climáticas, o que pode ameaçar o sucesso da Conferência de Bali. Francisco Ferreira, da Quercus, que integra a comitiva portuguesa, diz que “a ausência de decisões na transferência de tecnologia poderá pôr em causa o envolvimento dos países em desenvolvimento”.

A preocupação com a falta de decisões levou a que o secretário da Conferência-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas afirmasse que “o Mundo poderá mergulhar num conflito se não existir uma redução drástica nas emissões de gases”. Para a União Europeia, pela voz de Nunes Correia, ministro do Ambiente, “não é uma opção voltar a casa sem um bom acordo”, insistindo na necessidade de se encontrar uma plataforma para lá de 2012, fim da vigência do Protocolo de Quioto.

In CM
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Árctico sem gelo daqui a cinco anos
« em: Dezembro 13, 2007, 11:52:06 am »