Autor Tópico: Gemínidas  (Lida 2048 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Gemínidas
« em: Dezembro 17, 2007, 10:33:04 am »
No passado dia 14 de Dezembro fui alertado por amigos meus para a chuva de estrelas, porque viram as notícias.
É verdade, e eu até nem sabia.  :(|

Depois de consultar o calendário com os principais enxames de meteoróides, aprecebi-me que se tratava do enxame Gemínidas.
Lembrei-me que da última vez que se falou dum enxame aqui no forum (as Leónidas), se falou nas dificuldades de observação, nomeadamente a necessidade de um céu escuro, entre outras.

No entanto resolvi dar-lhes uma oportunidade. Dormi um pouco a seguir ao jantar, e por volta das 2 da manhã, armado de camisolas e cachecóis, peguei no telescópio e fiz-me ao terraço caso não visse estrelas cadentes.
 
Assim não foi, comecei por ver umas 3 pequeninas, em 5 minutos, perto do horizonte sul, - Humm! se calhar vai valer apena. - pensei.  ;-)
 
Montei o telescópio, deixei-o arrefecer, enquanto rodava a cabeça pelo céu vi mais umas quantas de diferentes tamanhos, posso dizer que durante as 2 horas que estive lá fora vi 2 a 3 dezenas de estrelas cadentes, e pelo menos duas que rasgaram o céu largando fumo.  :-D  :-D
 
No interior em céus negros deverá ter sido um bom espectáculo.
 
Apesar da poluição luminosa, a visibilidade era boa, tendo em conta a direcção em que se olhava, por exemplo a Norte conseguia ver bem 6 das estrelas da Ursa Menor, e com jeitinho (visão lateral) via a 7ª eta UMi, o que dá magnitudes de 4.5 a 5, pela 1ª vez conseguia ver bem a constelação de Caranguejo, uma oportunidade para ver o Presépio, chegando à conclusão que necessito de uma grande angular com um campo maior. 20mm e 65º de campo aparente não chega.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Gemínidas
« Responder #1 em: Dezembro 17, 2007, 10:37:45 am »
Pelo que ouvi algum pessoal dizer, em céus escuro viam 2-3 por minuto  :D
4.5 a 5 é bem bom para essa zona! É ligeiramente melhor do que tenho por aqui no zénite.

Tem cuidado na escolha da ocular, pois existe um limite de campo real que podes observar no teu telescópio.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Gemínidas
« Responder #1 em: Dezembro 17, 2007, 10:37:45 am »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Gemínidas
« Responder #2 em: Dezembro 17, 2007, 11:44:16 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
4.5 a 5 é bem bom para essa zona!

É excepcional, literalmente, é muito raro ter esta transparência por estes lados. ;-)

Citação de: "Miguel Lopes"
Tem cuidado na escolha da ocular, pois existe um limite de campo real que podes observar no teu telescópio.

É bem verdade! O máximo campo real, para oculares de 1,25" no meu telescópio, é de 1,72º.
Usando a folha de cálculo para telescópios e oculares do professor Guilherme de Almeida, obtive os seguintes resultados:
Baader Planetarium - Hyperion (68º) 21mm = 1,59º
Televue - Panoptic (68º) 22mm = 1,66º
Televue - Panoptic (68º) 24mm = 1,81º
William Optics - Swan Rich Field (72º) 20mm = 1,60º
William Optics - Swan Rich Field (72º) 25mm = 2,00º

Já agora o que é que acontece se o campo for maior do que o telescópio permite?

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Gemínidas
« Responder #3 em: Dezembro 17, 2007, 11:52:54 am »
O bordo começa a fazer fade para preto. Isso acontece-me com a hyp 21mm com o redutor f/6.3 colocado.
A pior parte nem é o fade para preto. É que se deixa de ver o bordo da lente e tenho muito mais dificuldade em centrar o olho com a ocular. Muito desconfortável.
Como é que calculaste esse 1.72º?

Acho que tens de escolher a que melhor se vai ajustar ao teu telescópio, seja pelo peso seja pela correcção tem a aberrações.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Gemínidas
« Responder #4 em: Dezembro 17, 2007, 12:39:37 pm »
Obrigado Miguel Lopes.
Especialmente o comentário "muito desconfortável", pois é muito esclarecedor.  :sunny:

De acordo com a folha de cálculo a fórmula para oculares com barril de 1,25" é:

(27/Df)*57,3 = máximo campo real <=> (27/900)*57,3 = 1,719º

Não me perguntes porquê.  :(|  É assim que está na folha de cálculo, eu limitei-me a introduzir os dados do telescópio e das oculares.
Eu encontrei o link para essa folha aqui no forum, talvez no tópico sobre equipamentos, num esclarecimento feito pelo prof. Guilherme de Almeida.
Dá um jeitão, pois esclarece muitas medidas sobre qualquer ocular.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Gemínidas
« Responder #5 em: Dezembro 17, 2007, 01:14:33 pm »
Pois, foi por causa disso mesmo que perguntei. Cuidado porque o teu telescópio pode não atingir esse limite. Principalmente por ter um secundário pequeno!
Esse é o limite superior para as oculares.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Gemínidas
« Responder #6 em: Dezembro 17, 2007, 01:17:00 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Pois, foi por causa disso mesmo que perguntei. Cuidado porque o teu telescópio pode não atingir esse limite. Principalmente por ter um secundário pequeno!
Esse é o limite superior para as oculares.
"I see said the blind man"  :-D  :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Joebernard

  • Mensagens: 31
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Gemínidas
« Responder #7 em: Março 09, 2008, 06:52:35 pm »
Ó Bernardo, se bem perecbi, querias ver uma chuva de estrelas com o telescópio, certo?
Pois eu acho que isso é impossível.
Ou terei percebido mal???
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Existem vários mundos ou há apenas um? Esta é uma das mais nobres e exaltantes questões do estudo da natureza. Alberto Magno, século XIII

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Gemínidas
« Responder #8 em: Março 17, 2008, 10:59:45 am »
Citação de: "Joebernard"
Ó Bernardo, se bem perecbi, querias ver uma chuva de estrelas com o telescópio, certo?
Pois eu acho que isso é impossível.
Ou terei percebido mal???
Não! meu caro Joebernard, não era essa a intenção, isso é impossível como afirmaste.  ;-)
A intenção era fazer algumas observações caso as estrelas cadentes não aparecessem, mas deu para ver algumas.
No entanto acabei por discutir aqui alguns pormenores sobre o campo real das oculares.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Re: Gemínidas
« Responder #8 em: Março 17, 2008, 10:59:45 am »