Autor Tópico: [DIY] Setting circles  (Lida 6921 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[DIY] Setting circles
« em: Junho 13, 2006, 12:18:15 pm »
Olá,

no meu telescópio antigo eu encontrava os objectos no céu usando os RA's e os DEC's. Alinhava-o com a estrela polar verificava as coordenadas do objecto em programas de astronomia e voilá! Tinha o objecto na ocular. É um Push-To a imitar um Go-To mais barato... :)

O que acontece agora é que com o meu novo equipamento (Dob) não tenho os RA's e os DEC's (Setting circles)...

Já andei a fazer uns esquemas e para a base(RA's) só falta imprimir numa folha A2 ou A1. Agora para os DEC's poderei fazer com numeração ou então utilizar um inclinómetro! O Problema é que ninguém sabe o que é um inclinómetro...  :shock:

O resultado final pretendido é este:








O inclinómetro analógico é isto:




e o inclinómetro digital é isto:




Já alguém aplicou este sistema a um Dob?
Se alguém quiser dar opiniões são bem vindas...

O sistema fica muito barato e dá muito jeito...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 13, 2006, 12:29:25 pm »
Ena... grande ideia :o
Sem dúvida q dá mt jeito e tenho a certeza q se isso viesse de origem os dobsonianos teriam mts mais adeptos!
Esta é uma novidade p mim mas vou andar atento a novos desenvolvimentos pq quero aplicar o mm sistema no meu XT. 8)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 13, 2006, 12:29:25 pm »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 13, 2006, 01:18:39 pm »
Pelo que me parece isto não é um aparelho muito comum (específico e/ou de pouco uso?). Acho que já vi disso á venda num Continente na zona Automóvel, era daqueles para instalar nos TT. Sinceramente não sei mais detalhes.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 13, 2006, 01:33:13 pm »
"Inclinómetro", ou "fio-de-prumo-atado-a-um-transferidor" é a mesma coisa! :) Bom, tirando o facto de se ver pior à noite..

Mas se o objectivo é ter o DEC ou Altitude codificado no suporte do telescópio, então basta um nivel de bolha de ar para marcar a graduação, mas durante o uso, é necessário sempre ter a base bem perpendicular à vertical (no caso de altitude) ou ao eixo da terra (no caso de Declinação).

Uma solução "Faça-você-mesmo" para marcar a Altitude, pode ser arranjar uma agulha ou pêndulo que fique pendurada em cima de uma escala angular.

È capaz de dar jeito arranjar 3 parafusos com bases para "horizontalizar" a base do telescópio, para ter a escala o mais certa possível, de acordo com a latitude do local.

Em relação a sítions onde encontrar coisas dessas à venda, estou a lembrar-me de lojas/superfícies de bricolagem, materiais de construção e afins..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 13, 2006, 01:57:15 pm »
Olá,

bem parece que hoje vou ao continente... :) O que já vi em automoveis são altímetros o que não serve mas vamos ver.
Bem um nível realmente diz se está inclinado ou não mas não diz os graus... Em ultima análise terei de fazer como mostra a 3ª fotografia o que deve funcionar.

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 13, 2006, 02:30:44 pm »
Se a 3ª foto for a solução escolhida, não é preciso muito trabalho nem perfeição a colar a escala.. basta só acertar o ponteiro e já está :)

Com uma escala e um nivel de bolha também se faz um inclinómetro, mas mais trabalhoso de usar, pois é preciso uma mão para ficar a agarrar no nível..

Boa sorte nas compras!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 13, 2006, 10:43:42 pm »
Boas!
Tb ja tive esse problema, o de querer meter as coordenadas alta-azimutais no meu dobson, mas aquilo dava cabo da cabeça a uma pessoa, mas achei melhor investir numa montagem equatorial para o q eu queria(astrofotografia), por esta ser mais precisa q uma alta-azimutal, mas agora surgiu-me uma ideia, que era aproveitar a montagem dobson q possuo e transforma-la numa equatorial, tipo a dos catadioptricos meade, em forquilha, tipo este telescópio da JMI, q vem mais abaixo...
Se alguem me ajudasse no q terei de fazer para transformar a montagem dobson, ficaria agradecido!!!

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Junho 14, 2006, 10:24:06 am »
Ui!.. Eu não tenho muita experiência em modificar coisas.. Mas as bases dos dobs costumam ser feitas em madeira (meio duvidosa às vezes), e ter o apoio do telescópio pensado para estar sempre na horizontal..

Num esquema rápido, bastaria só inclinar a base de forma a que o telescópio apontasse para o Polo Celeste quando estivesse perpendicular a ela. A chatice é que provavelmente isso vai fazer o telescópio querer sair para fora da base em algumas posições mais periquelitantes..

Uma hipótese é arranjares um arco que agarre o eixo de altitude do dob para que ele não saia do sítio. Convem ver se a base aguenta bem com o peso do telescópio estando inclinada..

Depois é necessário garantir que a base, apesar de inclinada consiga rodar bem! e isso talvez seja o mais difícil. A minha sugestão seria, fazer um furo no centro da base, para passar algo que faça força, e arranjar um rolamento grande (duas calhas circulares com esferinhas de metal) para isso deslizar bem. (nota que com o uso as esferinhas vão acamando mais de um lado do que do outro por causa do peso, portanto era bom conseguir rodar as calhas, assim de 3 em 3 meses)..
De resto se a base em madeira aguentar o esforço, essa era uma hipótese.. Claro que aquilo onde a base prende também tem que aguentar com tudo isso em cima, e tem que estar bem acente no chão para não tombar :)
Como em qualquer montagem equatorial, convem conseguir ajustar esse suporte em azimute e altura.

A vantagem do sistema desse telescópio da JMI, é que o peso está melhor apoiado no eixo da Ascenção Recta...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Junho 27, 2006, 10:10:04 am »
Olá,

ontem à noite desmontei o meu scope, apliquei a escala azimutal na base, alinhei com a estrela polar e para meu espanto aquilo funciona mesmo...  :shock: :) não estava à espera que fosse logo à primeira... :)

Ora a minha base tem 63cm de diametro imprimi uma escala com 61cm, fiz um furinho ao meio e voilá! Ainda não testei com o telescópio por uma questão prática...

Alinhei um ponto com a estrela polar aos 0º e depois com a ajuda do Starry Night verifiquei a coordenada da estrela Vega que era à volta dos 245º e mais grau menos grau tava lá... Depois verifiquei o mesmo com Júpiter e não falha... Até agora parece-me bem e que vai dar muito jeito! :)

Falta então a Declinação, também terei de verificar o tamanho para adaptar para a minha base mas espero que seja igualmente simples... :)

Há medida que tiver mais novidades vou dizendo...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Junho 27, 2006, 10:49:10 am »
Boa. É um exemplo a seguir 8)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Junho 27, 2006, 12:43:07 pm »
Muito bem.
Quando tiveres imagens a documentar mostra-as aqui ao pessoal.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Junho 27, 2006, 01:45:06 pm »
Olá,

claro que sim! até porque pode ajudar outros... ;)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Junho 27, 2006, 03:58:34 pm »
hehe, pois funciona! :)
Isso lembra-me quando eu finalmente percebi como eles funcionavam à 3ª tentativa! :)
No caso de uma montagem equatorial é um pouco mais chato porque os círculos de DEC também têm valores negativos (não indicado nos círculos), e aquilo troca tudo se o telescópio está a pontar para Este ou Oeste..
Mas pronto, para mim foi uma sensação espetacular quando consegui apontar a uma estrela, marcar as coordenadas nos círculos, e depois navegar até às coordenadas de outra estrela, e a estrela aparecer no campo da ocular!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 07, 2006, 10:00:19 am »
Olá amigos,

como prometido venho agora trazer as fotos dos meus upgrades!

começo por mostrar o ponteiro da escala azimutal. Está fixo a uma das rodas.





Esta é uma visão geral...





Nesta fotografia podem ver a minha central termo eléctrica :) :)





esta central é para ser ligada a esta baterial portátil





A próxima fotografia representa o aclamado inclinómetro!!! Encontrei na maxmat com a denominação de angulador!! é mt bom!





Esta fotografia mostra o ponteiro para a escala de declinação mas como arranjei o angulador não vou mais precisar dele... :)





e por fim uma vista geral do telescópio!






Agora só falta mesmo começar a observar a sério!  :wink:


Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #14 em: Julho 07, 2006, 10:05:00 am »
Grande aparato 8)
Qt às observações, dentro em breve estarei disponivel p um encontro entre o pessoal :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #14 em: Julho 07, 2006, 10:05:00 am »