Autor Tópico: fotografar a m31 com astromaster70eq  (Lida 1056 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline phobosurf

  • Mensagens: 17
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
fotografar a m31 com astromaster70eq
« em: Janeiro 06, 2008, 01:35:21 am »
olá sou o filipe de novo!!sou novato nestas andanças e queria saber se é possivel fotografar a m31 com o astromaster 70EQ e com o astromaster 130EQ? tenho uma sony alpha 100. e qual a melhor ocular para ver galáxias?

obrigadoo
=)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »



Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: fotografar a m31 com astromaster70eq
« Responder #1 em: Janeiro 06, 2008, 03:25:39 pm »
Fotografar a M31 através de um refractor de 70mm F/11 numa montagem equatorial manual , é impensável, mas pode ser que seja "possível". Nunca tentei fazer algo parecido! Se arranjares motorização para a montagem, torna tudo muito mais fácil, mas mesmo assim precisas de mais acessórios. 900mm de distância focal é muito para apanhar a galáxia numa só foto com uma máquina fotográfica de filme de 35mm, quanto pior se for com um sensor menor que 24x36mm.
Há galáxias mais pequenas (ou melhor, não há galáxias espirais maiores) que a M31 :-) A M31 tem mais de 2 graus de ponta a ponta!

Além de precisares de motorização para a montagem, como não há montagens perfeitas, o seguimento não será perfeito, e com 900mm nota-se isso demasiado. Convém portanto arranjar forma de "guiar" a exposição. Ou seja, ficar a espreitar por uma ocular qualquer um estrela que seja visível ali nas redondezas, para garantir que essa estrela não se mexe na ocular. Precisas então de uma ocular com retículo iluminado, e de um "off-axis guider" que é uma coisa que te permite ir ao telescópio fotográfico e sem tapar o que a câmara vê permitir colocar lá uma ocular. Isto funciona bem quando há estrelas brilhantes no campo de visão. No caso da M31, com um F/11, não creio que haja estrelas confortavelmente brilhantes para se guiar a menos de 5 graus de distância, portanto, o melhor é arranjar um segundo telescópio que possa ser orientado para a tal estrela.

Resumindo, além do pacote "astromaster 70EQ" é conveniente comprar 1 telescópio guia (pode ser um Maksutov baratito, também), uma ocular de retículo iluminado, um sistema que prenda o telescópio guia ao telescópio fotográfico que permita orientar o guia para uma estrela conveniente, um motor para AR pelo menos (um para DEC também dá jeito), adaptação da máquina fotográfica ao telescópio.

Sem motor, pode-se tentar ir seguindo o céu à mão, mas cansa em exposições longas (é preciso poucos minutos em fotos digitais, poucas dezenas de minutos em fotos de filme), e precisa-se sempre um um telecópio guia, para ter a certeza que estamos a andar à velocidade certa.

O que podes fazer, no entanto, é montar a máquina fotográfica com objectiva normal de fotografia (de 50mm, por exemplo, ou uma objectiva bem rápida - F/2, F/1.8 ) em piggy back no telescópio, e vais seguindo com o telescópio! Isso é praticamente de borla, e consegues boas imagens de grandes campos! Consegues apanhar a M31 e as estrelas da vizinhança sem grandes problemas.


Em relação a oculares, para ver galáxias, acho que é só teres uma ocular que permita baixas amplificações, para tentar apanhar o máximo de luz possível.. Mas não sei ao certo. Não penses é que se vê na ocular o mesmo que se vê na foto. A observação visual tem algo que dá gosto pelo tempo que se fica a admirar o objecto e a habituar os olhos à escuridão ou "olhar para o lado" para ver "aquele nadinha mais" do que se viu antes.. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline phobosurf

  • Mensagens: 17
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: fotografar a m31 com astromaster70eq
« Responder #2 em: Janeiro 09, 2008, 01:40:40 am »
obrigado =)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Tags: