Autor Tópico: ORION ATLAS EQ-G  (Lida 2903 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
ORION ATLAS EQ-G
« em: Janeiro 17, 2008, 10:00:17 pm »
Olá a todos,

Comprei uma ATLAS EQ-G (sem comando GOTO). Segundo a ORION ambas as EQ-G neste momento partilham os mesmos motores e electrónica. Acredito que sim pois tanto uma como outra pode fazer GOTOs via PC e o painel lateral é exactamente o mesmo. A minha vem com massa branca (lítio?, silicone?, Teflon?...bom não vem com a "nhanha" preta que algumas pessoas se queixam).
Depois de ter comprado um interface USB em França, descarregado os drives EQMOD e ASCOM bastou-me usar o CDC para ter acesso a GOTOs a milhões de estrelas. Embora ainda não a tenha testado no campo, uma simulação em casa permitiu-me verificar que realmente ela se move e para o local certo...a precisão vai depender provavelmente da precisão do alinhamento polar...

Agora as perguntas:
- alguém usa uma ATLAS recente? (claro que sim). Que problemas tem encontrado?
-Vale a pena mudar rolamentos...já?
-Vale a pena mudar o sem-fim e respectiva engrenagem no eixo RA por um de muito maior precisão (existe um austríaco que produz estes dois componentes com um grau de precisão elevadíssimo e que os vende a cerca de 290 euros)

Pretendo dedicar-me à astrofotografia e o meu equipamento é composto por:
-ATLAS EQ-G
-Taka FS102NSV a f/6.3 (tubo foto)
-Taka FS60C a f/5.9 (tubo guia)
-Luna 1.3B para guiagem
-Nikon D70 para foto


Tirei umas fotos rápidas (120s) a M45 no centro do Porto, com alinhamento polar sumário e usando  o tubo guia e controlo via ST4 que me parecem aceitáveis.

Obrigado pela atenção,

paulo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #1 em: Janeiro 17, 2008, 10:41:57 pm »
Viva Paulo,

Não tenho experiência com essa montagem. O que posso sugerir é experimentes primeiro, como já fizeste com a M45. Experimenta a desalinhar um pouco a montagem da polar intencionalmente e, sem guiar, tirar uma exposição com (por exemplo) o dobro do tempo do período do sem-fim. Depois olha para a imagem e vê o aspecto dos rastos de estrelas. Sabendo a Declinação da zona que fotografaste, e a escala da imagem (arc-segundos por píxel) consegue-se estimar o Erro Periódico vendo quanto é que o rasto ondulou à volta da "linha recta".
Essa é uma forma.. O que importa ver aí, até nem é se o erro periódico é grande, é mais se ele dá grandes solavancos. Nas alturas em que ele mexer muito em pouco tempo é quando a guiagem vai ter mais trabalho em manter o telescópio no sítio.
Enquanto houver guiagem o erro periódico interessa pouco, se for suave.

Isto que digo é porque primeiro convém o próprio dono convencer-se que precisa mesma das coisas, antes de realmente se meter em complicações para as ter :)

Que câmara tens para guiagem? Uma webcam "normal" a cores? Uma webcam modificada a preto e branco? Ou algo mais dedicado? (Uma ST-4, mesmo?)

Uma forma de testar a guiagem pode ser com uma exposição da duração do período do sem-fim, e depois ver se as estrelas ainda estão redondinhas. Se for esse o caso, não acho necessário gastar mais dinheiro em acessórios.

Mas claro, quanto menor o erro periódico mais se facilita o trabalho de guiagem. Pode ser o caso se as exposições do guia ficarem mais longas (estrelas guia mais ténues) ou se passar uma nuvem e a câmara guia deixar de ver a estrela por uns tempos..
Mas na minha óptica, sugiro primeiro gastar um certo tempo a conhecer a montagem e o telescópio e a câmara e só depois quando se conhecer bem então avançar para obras :)

PS - o NSV (New Short Version) foi um bom investimento, com mais back focus que o "normal" ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #1 em: Janeiro 17, 2008, 10:41:57 pm »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #2 em: Janeiro 17, 2008, 11:08:07 pm »
Olá,

aqui à uns tempos fiz um restauro à minha EQ6(Skywatcher), podes ver aqui "restauro da EQ6" que é a mesma que a EQ-G. Fiz este "restauro" pois a minha ainda vinha com a cola preta!

Se a tua não traz essa cola não creio que haverá necessidade de a estripares já... Faz como o Fil disse. Usa em campo e depois mediante as exposições que tiveres podes decidir se vale a pena ou não.

O processo de montagem inclui muitas horas de afinação o que poderá ser uma dor de cabeça! Eu que o diga...  :-D

Já agora és da zona do Porto?

Abraço,

Roger
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #3 em: Janeiro 18, 2008, 12:28:26 am »
Olá a todos,

um muito obrigado a todos. Vou fazer os testes...assim que esta chuva se for. Realmente não vale a pena meter-me em trabalhos só para passar o tempo.
Sim. Vivo em Matosinhos embora pretenda montar o meu observatório a 5 km de V.N. de Foz-Côa numa aldeia onde os meus pais têm um terreno.
A minha câmara para guiagem é uma Luna 1.3B (é uma QHY 5 - CMOS a PB com 1.3 M). É muito sensível e possui porta ST4 para autoguiagem (além da USB claro) e uma velocidade muito rápida de tranferência de imagem para o computador.

Um abc,

paulo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #4 em: Janeiro 18, 2008, 12:52:54 am »
Ah, então nesse caso, deves ficar bem servido com o F/5.9 de guia.. Se usares o PHD para guiagem, consegues integrações de meio segundo, que deve dar bem para corrigir os solavancos mais rápidos.. Sendo F/5.9 uma exposição de 0,5 segundos já apanha umas estrelas jeitosas.. Assim sem pensar muito, acho que deves conseguir ver estrelas de mag 6 facilmente e guiar nelas.. estrelas dessas encontram-se "bem" por aí.. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #5 em: Janeiro 18, 2008, 11:01:12 am »
Citação de: "paulobao"
...pretenda montar o meu observatório a 5 km de V.N. de Foz-Côa numa aldeia onde os meus pais têm um terreno.

Sem dúvida que são boas terras para um observatório ... Talvez um dia faça o meu numa Freguesia de Figueira Castelo Rodrigo!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #6 em: Janeiro 18, 2008, 12:05:51 pm »
E eu entre Freixo de espada à cinta e Moncorvo! Já tenho lá terreno e o meu irmão está a recuperar a casa de famelga!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #7 em: Janeiro 18, 2008, 12:30:12 pm »
Ui!!! Já estou a imaginar um mega encontro para aqueles lados!  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #8 em: Janeiro 18, 2008, 02:05:01 pm »
Tenho falado com o meu irmão. Vamos começar com um pedestal fixo no meio da eira e vamos ter um espaço de 3x3m que pode levar telhado deslizante  :D
Aquilo é do melhor. Muito seco, 650 metros de altura, moncorvo a 40km, freixo a 12km e a terra mais próximas é a 10km e deve ter praí 40 pessoas  :D
Ele vai fazer turismo rural lá. Portanto temos cerca de 4-6 quartos com wc individual, cozinha e sala comunitária.
Deverá estar pronto, com 2 quartos para começar, daqui a 1-2 anos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #9 em: Janeiro 18, 2008, 02:59:59 pm »
Isto promete...Boa!
Dia 2,3, 4 e 5 vou estar por lá. Espero que não haja "nubes".

paulo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #10 em: Janeiro 18, 2008, 08:22:13 pm »
Olha lá ò MIguel, de que terra estás a falar?Queres ver que és meu vizinho e eu não sabia! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #11 em: Janeiro 18, 2008, 08:54:37 pm »
Duvido.... o meu pai e os meus avós são de Quintas de Martin Tirado  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #12 em: Janeiro 19, 2008, 04:21:25 pm »
MARTIM TIRADO? Não é longe! São praí uns 20/25 Km no máximo! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #13 em: Janeiro 19, 2008, 05:36:58 pm »
Epá, temos de combinar uma sessão lá!! Mas se forem mesmo filhos da terra sabem que só na primavera ou verão  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: ORION ATLAS EQ-G
« Responder #13 em: Janeiro 19, 2008, 05:36:58 pm »