Autor Tópico: Aberração de Coma.  (Lida 4754 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PEDRO SANTOS

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 76
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Aberração de Coma.
« em: Janeiro 23, 2008, 01:07:05 pm »
Caros amigos.
 Tenho um problema que já à algumas semanas me tem dado que fazer.
 Passo a explicar:
 Pratico astrofotografia com uma Canon 350 D e através de um reflector 150mm f/5, para corrigir a aberração de coma tenho
 um corrector da Baader de 2", o problema é que mesmo com o dito corrector não consigo obter estrelas pontuais nos bordos
 das imagens. O que me leva a constactar que haverá um problema de colimação.
 - É possível saber qual o elemento (focador, espelho secundário,espelho primário) estando descolimado ou desalinhado está
 a provocar a dita coma?
 - Ou será que o telescópio sendo f/5 e mesmo com o corrector apresentará sempre alguma coma nos bordos das imagens?
 -Como poderei resolver o problema?

 Obrigado.

 Cumprimentos
 Pedro Santos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração de Coma.
« Responder #1 em: Janeiro 23, 2008, 01:19:12 pm »
Pode não ser só coma. Não sei muito sobre as várias formas de distorção ópticas, mas acho que deves estar a sofrer de aberração esférica. As estrelas são redondas ou em cone?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Aberração de Coma.
« Responder #1 em: Janeiro 23, 2008, 01:19:12 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração de Coma.
« Responder #2 em: Janeiro 23, 2008, 01:48:17 pm »
Se as estrelas tiverem o mesmo aspecto (simétrico em relação ao centro da imagem), meio de cometa nos 4 cantos da imagem, não deve ser descolimação. Quanto muito será uma distância "não óptima" entre o corrector e o plano focal. Nesse caso é consultar a especificação do corrector de coma da Baader. A baader há-de ter também especificação para o "círculo de imagem" que será o diâmetro que a Baader espera que o corrector funcione "bem".. 22mm de diagonal do chip é uma distância bem grande. É muito provável que um Newtoniano F/5 só com corrector de coma não consiga corrigir as estrelas perfeitamente aí junto ao canto. Mas há outras pessoas por aqui com Newtonianos e correctores de coma, que podem dar outros palpites mais acertados..

Se Por acaso num canto o borrão tiver uma dada orientação em relação ao centro da imagem e noutro canto for diferente, isso já pode ter a ver com descolimação.
Na dúvida, disponibiliza aí umas imagens dos 4 cantos para a gente ver se consegue opinar..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline PEDRO SANTOS

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 76
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração de Coma.
« Responder #3 em: Janeiro 23, 2008, 08:44:22 pm »
Tal como disse, num canto o borrão tem uma dada orientação em relação ao centro da imagem e noutro canto já a orientação do borrão das estrelas é diferente, por isso eu acho que terá a haver com a descolimação de algum elemento no telescópio.
O mais curioso é que à uns meses atrás conseguia tirar imagens com a mesma configuração instrumental mas sem qualquer tipo de coma. As estrelas eram pontuais em toda a extensão do campo da imagem.
Ultimamente já colimei várias vezes o telescópio e não há maneira de resolver este problema  :(| .
"Será que há luz ao fundo do túnel..." :sunny:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração de Coma.
« Responder #4 em: Janeiro 23, 2008, 09:52:28 pm »
Pode ser flexão de algum elemento pós-focador e que faz com que o plano do CCD não esteja 100% perpendicular ao eixo óptico. Põe as imagens dos 4 cantos e descobrimos o que é
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração de Coma.
« Responder #5 em: Janeiro 23, 2008, 09:54:50 pm »
Olá.  Deixa-me acrescentar mais algumas possibilidades ao baralho.

Em observação visual, com uma ocular de baixa amplificação, aparecem os mesmos problemas?
Exprimenta focar e desfocar para ambos os lados da focagem, uma estrela em várias posições no campo.
Os tais "borrões" mudam de orientação a 90º quando passas de um lado da focagem para outro? Se sim, pode ser astigmatismo. Não tens os parafusos de colimação muito apertados? Isso às vezes pode provocar stress nos espelhos, deformando-os ligeiramente e provocando astigmatismo. Se o primário estiver seguro por 3 pequenas peças em borracha no rebordo, estas não devem tocar na superfície do espelho. Devem guardar uma distância da espessura de um cartão multibanco.

Se não fôr este o caso, esprimenta tentar focar as estrelas do bordo do campo. Quando fazes isso, as estrelas do centro desfocam ligeiramente? Se fôr o caso, pode ser curvatura de campo.

Nunca usei esse corrector de coma, mas sei que é ajustável e para corrigir a coma, tens de o ajustar de forma correcta.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Aberração de Coma.
« Responder #6 em: Janeiro 23, 2008, 10:23:50 pm »
Citação de: "joao marum"
Nunca usei esse corrector de coma, mas sei que é ajustável e para corrigir a coma, tens de o ajustar de forma correcta.

Se o corrector é ajustavel pode estar mal ajustado introduzindo aberraçoes em vez de as corrigir...penso que por ser f/5 nunca teras estrelas pontuais nas bordas, mas melhora com o corrector claro.

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Aberração de Coma.
« Responder #7 em: Janeiro 23, 2008, 11:02:32 pm »
Caro amigo Pedro Santos,

Eu também uso um corrector de coma da Baader com o meu reflector F/4 e funciona bem. Claro que não é perfeito, mas a melhoria é de cerca de 90% em relação ás fotos tiradas sem este, portanto, é de aproveitar. Quando há problemas nas minhas fotos, estes quase sempre são causados por duas coisas:

a) Aperto incorrecto da camara no focador por causa da depressão neste - para evitar que este caia quando mal apertado - e que fica mesmo numa zona em que o parafuso de aperto do focador não aperta convenientemente ou faz com que a camara não fique perpendicular ao focador.
b) Rotação de campo por alinhamento polar impreciso.

A primeira costuma revela-se como metade da foto focada e que vai desfocando e alongando as estrelas progressivamente em direcção ao lado oposto desta, e a segunda por estrelas mais alongadas de um lado lado que do outro - Isto no meu caso! Pode sempre variar um pouco.  :D

Se no seu caso as estrelas parecem pequenos cometas ou similar, sinal de coma, então é porque o corrector não deve estar à distância certa do sensor da máquina digital. Esta distância deve ser integralmente respeitada. Mais 2 ou menos 2mm, é suficiente para a correcção não ser eficaz e talvez até acentuá-la. A distância recomendada pelo fabricante é de 55mm. O corrector devia funcionar bem no seu telescópio, já que foi desenhado para razões focais de 4 a 6 (F/4 a F/6).

Aqui lhe deixo uns extractos da zona central e dos 4 cantos de uma foto não processada do cometa 17P/Holmes. Tem alguns defeitos, mas penso que sejam mais causados por outros factores (espelho primário actualmente a sofrer de um caso astigmatismo severo  :( ) do que pelo corrector. A coma é muito pouco notória.

« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline PEDRO SANTOS

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 76
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração de Coma.
« Responder #8 em: Janeiro 24, 2008, 01:07:12 pm »
Caros amigos.
  Muito obrigado pelos vossos conselhos e logo que me seja possível vou tentar rectificar no telescópio e no corrector
  todos os pontos que vocês assinalaram.Assim que tiver resultados,envio uma imagem dos quatro cantos da mesma.
 
  Cumprimentos.

  Pedro Santos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração de Coma.
« Responder #9 em: Janeiro 24, 2008, 01:20:40 pm »
Uiiiiiiiiiiiiii astigmatismo  :(
Estará a ser pressionado lateralmente mais de um lado do que do outro?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Aberração de Coma.
« Responder #10 em: Janeiro 24, 2008, 03:25:26 pm »
Pois... err... digamos que é uma situação temporária, enquanto não construo uma célula de suporte do primário nova. É que a de origem, uma vez mexida, nunca mais foi a mesma... alem disso, não gosto da ideia de ter um espelho de 10" somente preso por 3 apoios no rebordo deste, deixando o centro "pendurado"...

More to come...  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline PEDRO SANTOS

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 76
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração de Coma.
« Responder #11 em: Janeiro 24, 2008, 09:23:23 pm »
Caros amigos
Tal como prometido aqui vai os quatro cantos e o centro de uma imagem tirada hoje.
E apesar de ter verificado todos os aspectos mencionados por vocês, concluí que o corrector se encontra à distáncia devida, o espelho primário não apresenta sinal de tensões, a colimação através da Cheshire parece-me correcta, mas a aberração de coma tende a persistir como podem verificar na imagem.
Cumprimentos
Pedro Santos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração de Coma.
« Responder #12 em: Janeiro 24, 2008, 10:05:18 pm »
O telescópio parece-me bem porreiro, ligeiramente descolimado porque no canto sup. esquerdo não aparece semelhante aos outros 3.. As estrelas ficam com um aspecto alongado na direcção radial à imagem. Isso acho que é curvatura de campo, e não é coma..  Mas no geral, parece-me muito boa imagem.
Já vi que tens uma aranha de 3 patas no secundário, e que se calhar o focador entra para dentro do percurso óptico :) olhando aí para os 6 traços da figura de difracção, com mais aquele estranho quase horizontal.. :) Esse quase horizontal, não sei de onde virá, pode ser o focador, ou algum parafuso no tubo ou assim..

Abraço,
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Aberração de Coma.
« Responder #13 em: Janeiro 24, 2008, 10:12:20 pm »
Meu caro amigo Pedro,

Essa é a coma toda que o preocupa? Claro que quando compramos equipamento mais específico deste tipo queremos que fique perfeito... O efeito não está muito pronunciado, mas ainda se nota qualquer coisa. A única recomendação que lhe posso dar (se bem que pra mim a imagem parece totalmente satisfatória), é tentar variar ligeiramente (mais ou menos milimetro) a distância do corrector ao chip da máquina, tarefa que em principio não vai ser fácil. MAS como diz o mr. Fil, pode ser que seja curvatura de campo, coisa que esse corrector não vai puder corrigir. Infelizmente nao sei distinguir de entre as duas aberrações numa fotografia...  :(
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: Aberração de Coma.
« Responder #14 em: Janeiro 24, 2008, 11:14:42 pm »
Citação de: "Fil"
O telescópio parece-me bem porreiro, ligeiramente descolimado porque no canto sup. esquerdo não aparece semelhante aos outros 3.. As estrelas ficam com um aspecto alongado na direcção radial à imagem. Isso acho que é curvatura de campo, e não é coma..  Mas no geral, parece-me muito boa imagem.
Já vi que tens uma aranha de 3 patas no secundário, e que se calhar o focador entra para dentro do percurso óptico :) olhando aí para os 6 traços da figura de difracção, com mais aquele estranho quase horizontal.. :) Esse quase horizontal, não sei de onde virá, pode ser o focador, ou algum parafuso no tubo ou assim..

Abraço,

...não sei onde vês tanta coisa, sinceramente estou a anos luz do vosso nível... puxa vida.
Vou pensar duas vezes quando disser a alguém que sou Astrónomo Amador... HI.

Não haja dúvidas que com estes intervenientes o Fórum nunca deixará de existir e crescerá cada vez mais...
Com o entusiasmo do tema, o Fil até se esqueceu de pedir ao Pedro Santos que faça a sua apresentação ao pessoal no local devido...

Parabéns aos intervenientes no tópico.

Cumprimentos,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Re: Aberração de Coma.
« Responder #14 em: Janeiro 24, 2008, 11:14:42 pm »