Autor Tópico: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008  (Lida 13358 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline bruno

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 85
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #30 em: Fevereiro 20, 2008, 11:49:44 pm »
A esta hora não está a ficar nada famoso... Ainda por cima a maresia de Espinho não está a ajudar!
O equipamento está montado agora vou fazer o cházinho para quando me levantar às 02:30 ter um céu limpinho... Conto ver a apenas o eclipse (amanhã é dia de aulas)!
Céus limpinhos!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #31 em: Fevereiro 20, 2008, 11:50:35 pm »
Este Eclipse parece que vai ser mesmo total: A LUA ECLIPSOU-SE NAS NUVENS! :-D  :-D  :-D

Bom, aqui fica o meu registo do eclipse desta noite, podendo vocês ver que foi devido à aparição do meu fantasma que a Lua ficou com medo e resolveu esconder-se atrás das nuvens.
Setups montados para astrofoto e visual e... népias!


Vamos aguardar mais um pouco.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #31 em: Fevereiro 20, 2008, 11:50:35 pm »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #32 em: Fevereiro 21, 2008, 12:12:25 am »
Boa foto Xumi! Gostei!  :-D

Aqui as nuvens vieram e eu vou dormir... paciência...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #33 em: Fevereiro 21, 2008, 01:33:30 am »
Bem... a cobertura aqui continua total :( este ano o eclipse já era...  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline glemos

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 67
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.goncalolemos.com
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #34 em: Fevereiro 21, 2008, 12:43:42 pm »
Eram perto das 3 da matina e conseguia-se ver, de vez em quando que a Lua estava ratada. Decidi esperar um pouco mais.
Foi então que ás 3:30 o eclipse foi total! Nem sequer se conseguia ver onde estava a Lua, de tão negras que eram as nuvens!
Ás 6:30 o céu começou a ficar limpo mas por essa altura já nem na penumbra estava.

A essa hora pareceu-me ouvir uma gargalhada!
Fui ver.... Era o Murphy!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Céus estrelados
____________________________
Gonçalo Lemos
www.goncalolemos.blogspot.com

Offline Luis França

  • Mensagens: 13
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://tertuliadotempo.blogspot.com
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #35 em: Fevereiro 21, 2008, 03:19:02 pm »
Ainda passei por Sintra à 1 da manhã mas as nuvens eram bem espessas e estava a cacimbar. Fui direitinho para as Azenhas do Mar onde, das 2:30 às 3:35 houve uma boa aberta entre as nuvens que deu para observar a totalidade da ocultação. Às 3:40 entraram nuvens tão densas que deixei de ver a Lua. Mas fiz os registos: Fuji Finepix S9500, ISO 100, f:7 e 1/4s a 5'' de exposição. Espero que valham alguma coisa.





« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #36 em: Fevereiro 21, 2008, 05:08:07 pm »
Citação de: "Luis França"
Espero que valham alguma coisa.

E então não haveriam de valer porque? Sempre tiveste muito mais sorte que a maioria de nós que só viu o rabo às nuvens  :-D
Porreiras as fotografias... so acho, na MHO que devias de por a tua inscrição mais pequena e num dos cantos da imagem... é que assim desfaz o encanto à imagem  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline glemos

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 67
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.goncalolemos.com
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #37 em: Fevereiro 21, 2008, 06:49:13 pm »
Temos mais um Tuga e de Leiria que enviou um boneco pró Spaceweather.com
http://spaceweather.com/eclipses/galler ... _page2.htm
Procurar por Luís Carreira. Se calhar anda por aqui com outro nome.

Parece que o sortudo apanhou uma aberta de 10 segundos!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Céus estrelados
____________________________
Gonçalo Lemos
www.goncalolemos.blogspot.com

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #38 em: Fevereiro 21, 2008, 08:23:08 pm »
Citação de: "glemos"
Temos mais um Tuga e de Leiria que enviou um boneco pró Spaceweather.com
http://spaceweather.com/eclipses/galler ... _page2.htm
Procurar por Luís Carreira. Se calhar anda por aqui com outro nome.

Parece que o sortudo apanhou uma aberta de 10 segundos!

Bom registo do Luís França . Sou de opinião do João quanto às legendas.
Aqui por Coimbra foi um bom convite para ir para a cama.
Vamos ver para o próximo.

Quanto ao Luís Carreira http://www.astrosurf.com/carreira/, eu sou um fã incondicional dos relatos dele http://www.astrosurf.com/carreira/index_obs.html. Não o conheço pessoalmente mas à cerca de um ano que eu me perco nos relatos de observação que ele faz. Muito elucidativos e instrutivos. .

Cumprimentos,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline phobosurf

  • Mensagens: 17
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #39 em: Fevereiro 21, 2008, 10:48:50 pm »
Aqui estão as minha primeiras imagens de sempre de um eclipse. foram tiradas em lisboa apesar das nuvens estarem sempre a aparecer. as manchas mais avermelhadas nas fotos são as pequenas  nuvens que iam aparecendo. A partir das 3.20 já não se via nenhum eclipse aqui em lisboa era impossivel =(



« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #40 em: Fevereiro 22, 2008, 12:18:25 pm »
Que fotos fixes!!.. Eu não vou mostrar nada propriamente assim.. A única foto que tirei em filme do eclipse está a revelar neste preciso momento! :)

Ora bem, antes de explicar mais, deixem-me dizer isto.. Eu não sou grande fã de eclipses, ao ponto de ir de propósito ao Algarve para tirar uma foto a um...  Mas sou fã de ideias malucas e de ir ao Algarve de propósito para as levar a cabo :-D
Ora foi isso mesmo que fiz! Na 4ª feira fui ao algarve, e voltei na 5ª feira. Aviso já que fazer isto, cansa! 300km + 10 horas de eclipse e preparativos + 300km para só 6 horas de sono aqui no meio.. É algo cansativo!.. Cuidado com a estrada depois de coisas destas, em especial se apanharem chuva torrencialmente forte entre Azinheira de Barros e Grândola :P

Bom, na realidade não tirei só uma foto do eclipse.. Tirei 1,8GB de fotos de 20 em 20 segundos do eclipse todo, entre as 1:30 e as 5:00 :P Foram 570 fotografias digitais com a Atik-16HR (preto e branco) através de uma objectiva fotográfica simpaticamente emprestada pelo amigo Astrolupa (Muito Obrigado!)

Não posso ainda mostrar fotos, porque só vou ter tempo de olhar para elas no fim-de-semana :( Peço desculpa.. Mas vou já adiantando o que tentei fazer durante este eclipse:

O pessoal tem a mania (e por muito boas razões) de tirar fotografias a tudo, menos daquilo que realmente é o eclipse! Vêem-se na net fotos da Lua (durante as várias fazes do eclipse, mas é uma foto à Lua), ou então vêem-se fotos à paisagem durante o eclipse (a paisagem está parada e vê-se o percurso da Lua, que apanha com a sombra entretanto..) ou então do céu com as estrelas paradas, e a Lua a passar por debaixo da sombra da Terra..  Mas nunca vi, uma foto dA sombra, mesmo A Umbria!..
Epá, estou aqui a queixar-me, mas as razões para isto são bem válidas! A sombra, em fundo de céu não se vê!!.. Não é possível ver uma sombra no espaço! A única excepção a isto é se por ventura alguma coisa passar através dela.. Algo como a Lua!..  Ora porque razão é aquilo que eu tentei fazer (e que ainda não sei o resultado) é diferente do resto? É que a sombra da terra, é suposto ser redonda! A gente vê nos mapas da NASA a sombra redonda desenhada e a Lua a passar através dela.. Seria de esperar, que uma fotografia com 3:30 de exposição, mostrasse uma Lua alongada, ocultada em parte do percurso por uma coisa com uma forma circular..  
Mas ninguém faz isto por duas razões:
:arrow: estão a dedicar material astronómico valioso para outras observações dedicado exclusivamente ao eclipse inteiro (É necessário 1 montagem equatorial, e tudo o que estiver em cima dela não pode ser re-orientado para outro lado).
:arrow: A sombra mexe-se em relação ao céu!

Esta última razão é a principal que desmotiva muita gente.. Porque não há forma fácil (sem comprar uma Paramount ME) de seguir a Umbria terrestre! E foi aqui que eu tive a ideia da forma como seguir a sombra.. Eu depois volto a explicar isto, mas muito resumidamente a ideia é arranjar um acetato, colocar por cima do ecrã do portátil, desenhar com caneta no acetato o percurso da sombra, rodar 180º (tem-se o percurso de uma estrela) e guiar a montagem de modo que a estrela faça esse percurso no horário previsto, e à velocidade prevista!
Quando mostrar as fotos, mostro também o procedimento que usei.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #41 em: Fevereiro 22, 2008, 12:21:34 pm »
Estou deveras curioso com esse resultado Mr.Fil.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #42 em: Fevereiro 22, 2008, 02:14:18 pm »
não páras de me surpreender...  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline glemos

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 67
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.goncalolemos.com
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #43 em: Fevereiro 22, 2008, 02:26:03 pm »
Caro Fil
Devo confessar que já me tinha lembrado dessa situação. Confesso também que devido á enorme preparação e trabalho, acabei por não me dedicar mais a fundo. Mas devo também confessar que louvo a sua ideia e o seu trabalho. Sou um adepto da imaginação e criatividade. Vejo que também é!
E fico contente quando alguém tem ideias deste tipo! Fico mesmo!

Aguardo as fotos com expectativa.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Céus estrelados
____________________________
Gonçalo Lemos
www.goncalolemos.blogspot.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #44 em: Fevereiro 22, 2008, 02:50:08 pm »
Acabei de ver o resultado da fotografia de 3:30, e fiquei contente!  :-D  :-D  :-D Yuppiiii!! A Umbria ficou redondinha!

Obrigado a todos pelo incentivo! Mas não se esqueçam que estão a falar antes de eu mostrar as fotos!.. :s :oops:

Mas pronto, a foto podia estar melhor, se eu tivesse com a cabeça fria (e não estivesse cansado), e soubesse que humidade condensada no filtro que meti no telescópio não tinha influência de maior na foto.. Foi pena, porque a foto foi das 1:30 às 4:45 ou 5:00..  À 1:30 a Lua estava antes de entrar na Umbria, mas às 4:45 / 5:00 não tinha ainda saido totalmente da umbria.. Isto foi pena porque não tão bem (simétrica) como eu queria :-(  Mas pronto, para primeira tentativa resultou bem!..  É garantido que tento de novo em 16 de Agosto deste ano :) mas aí vai ficar pior, porque é "cedo" na noite (20:10 UT), e a Lua está muito baixa acabada de nascer :(

Só logo à noite é que consigo digitalizar a foto, portanto só amanhã posso mostrar a foto.. Até lá, só para não vos deixar demasiado em suspense, se calhar ainda faço um processamento rápido das 570 fotos, para mostrar :)

Em relação ao que eu fiz em filme, se alguém quiser repetir, atenção que é preciso cortar muita luz! O meu telescópio com redutor fica F/6. A tampa tem uma abertura de metade da abertura do telescópio, e então usei-a (ficou F/12), A seguir utilizei dois filtros polarizadores, para poder regular a quantidade de luz que eles deixam passar ao rodar um relativamente ao outro. Cada filtro deixa passar metade da luz, e isto ainda passa a metade se os filtros estiverem rodados 90º. No total penso que o meu telescópio ficou equivalente a uma objectiva de fotografia F/48, mais ou menos.. Transformei o meu telescópio num 50mm F/48, embora com 612mm de dist. focal :)

Bom, deixo aqui uma foto do acetato :geek:

Marquei no acetato as alturas em que a Lua estaria nos vários contactos (contactos com a penumbra: P1, P4; contactos com a Umbria: U1, U2, U3, U4; máximo do eclipse: tracejado entre U2 e U3). As marcações das horas foram feitas com 15 minutos de intervalo, as marcações de 5 minutos foram feitas a olho dividindo o espaço em 3, assim com o traço a verde.. (Digo-vos que resulta bem, à noite, ver uma estrela gorda (neste caso foi Saturno :oops: depois explico..) a fazer o percurso).
Podem ver que entre as 4:45 e as 5:00 da manhã, a Lua ainda não tinha saido totalmente da Umbria :-( não tinha chegado ao U4  :(|  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« Responder #44 em: Fevereiro 22, 2008, 02:50:08 pm »