Autor Tópico: Sonda "Ulysses" termina 17 anos de missão  (Lida 1266 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Sonda "Ulysses" termina 17 anos de missão
« em: Fevereiro 25, 2008, 04:23:10 pm »
Sonda "Ulysses" termina 17 anos de missão sem poder regressar à Terra

Washington, 23 Fev (Lusa) - A sonda "Ulysses", uma missão conjunta da NASA e da Agência Espacial Europeia, está condenada a vagar pelo espaço numa odisseia mais longa que a do lendário personagem da mitologia grega.

Segundo informou esta semana o Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL), a primeira cápsula propulsionada por radioactividade já não resiste ao embate da atmosfera cósmica após 17 anos de funcionamento contínuo.

"A venerável nave espacial", que durante esse tempo estudou o sol e a sua influência no espaço circundante, cessará as suas operações nos próximos meses, acrescentou a JPL em comunicado.

Mas, apesar do seu melancólico anúncio, a agência espacial congratulou-se porque, tal como os exploradores "Spirit" e "Opportunity", a nave "Ulysses" cumpriu com êxito a sua tarefa e manteve-se activa quatro vezes mais do que o tempo previsto para a sua missão.

A "Ulysses" foi posta em órbita a partir da nave espacial "Discovery", em Outubro de 1990, com a missão de explorar a atmosfera circundante.

"Nunca me atrevi a pensar que iríamos receber tanta informação preciosa de maneira contínua durante mais de 17 anos. O que a Ulysses fez é muito difícil de exceder em matéria de recolha e envio de informação", indicou Ed Massey, director do projecto da JPL."

Segundo o organismo da NASA, os dados e as descobertas científicas da missão foram muitos e sem precedentes. A informação que forneceu "mudou para sempre a forma de os cientistas supervisionarem o Sol e os seus efeitos", informou a JPL.

Entre as descobertas da "Ulysses" inclui-se as primeiras medições directas das partículas de poeira inter-estelar e os átomos de hélio no sistema solar, bem como os detalhes do campo magnético do Sol.

"Os dados e a produção científica desta missão merecem o nome do lendário explorador da mitologia grega", assinalou Arik Posner, cientista do programa da "Ulysses" na NASA.

Após uma aproximação a Jupiter em 1992, a nave "Ulysses" entrou numa órbita de seis anos em volta do Sol e, à medida que se agora se afasta da estrela do nosso sistema solar, a sua temperatura baixa progressivamente por razões técnicas.

Este abaixamento da temperatura bloqueará as condutas de combustível e tornará impossível manobrar a nave.

Em Janeiro, uma tentativa para restabelecer a comunicação com a "Ulysses" falhou porque, segundo os engenheiros, não foi possível enviar energia para alimentar os instrumentos científicos.

A nave já não consegue enviar grandes quantidades de informação científica e enfrenta a congelação progressiva dos seus condutores de combustível.

Ainda assim, a equipa científica da NASA continuará a utilizar um transmissor alternativo enquanto for possível, durante as próximas semanas. "

A "Ulysses é um cavalo de batalha. Vamos explorá-lo até à sua última gota de utilidade", declarou Ed Massey.

In RTP
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Sonda "Ulysses" termina 17 anos de missão
« em: Fevereiro 25, 2008, 04:23:10 pm »