Autor Tópico: Vantagens de pertencer á APAA?  (Lida 4128 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nacibi

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.montargilforum.com/ncforum/forumdisplay.php?f=115
Vantagens de pertencer á APAA?
« em: Fevereiro 27, 2008, 01:40:46 am »
Como diz o tópico, que vantagens traz pertencer a APAA?

  Obrigado a todos na minha escolha pelo telescópio. Comprei o SW de 8'' e estou muito satisfeito. Mesmo ALTAMENTE.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #1 em: Fevereiro 27, 2008, 03:50:22 pm »
AHAM...pertencer à APAA?? Sem comentários.... ou melhor digo que tive uma má experiência! As coisas podem funcionar melhor agora, mas por exemplo , receber o boletim mensal com efemérides e outros assuntos relacionados com a astronomia 4/5 meses depois do mês correspondente...não é lá muito agradável....entre outras coisas!! Sem querer ser tendencioso, ainda não encontrei melhor , em Portugal , que este fórum, e para isso dou os meus parabéns ao João Clérigo que o iniciou!! E tenho dito.... :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #1 em: Fevereiro 27, 2008, 03:50:22 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #2 em: Fevereiro 27, 2008, 04:53:17 pm »
Não sei muitos detalhes, mas atrasos podem acontecer sempre..  Pelo que sei, a APAA edita ainda uma revista quadri-mestral que envia a todos os associados. Mas desconheço outros pormenores.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #3 em: Fevereiro 27, 2008, 08:23:10 pm »
Mas a que propósito veio o Tópico?
Só faz parte da APAA quem quer e além do mais, mesmo os não sócios podem fazer o download da Revista na Página da APAA em formato pdf, acho que isto demostra logo a categoria da Associação, o que é raro noutras.
O Forum não é para julgar Associações, vejam o caso da ANOA que já se falou aqui no Forum, e mesmo assim foi só para lamentar o que se está a passar, não se passou dai.

Falemos de Astronomia.

Cumprimentos,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Nacibi

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.montargilforum.com/ncforum/forumdisplay.php?f=115
Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #4 em: Fevereiro 28, 2008, 12:08:45 am »
Peço desculpa pelo tópico.

  Eu fui até a página da APAA e não encontrei nada a falar de beneficios sobre pertencer a mesma, daí eu perguntar aqui.

  Desde já digo que não se voltará a repetir.

  Obrigado a todos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Lyra

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #5 em: Fevereiro 28, 2008, 02:46:17 pm »
Citação de: "Nacibi"
Peço desculpa pelo tópico.

  Eu fui até a página da APAA e não encontrei nada a falar de beneficios sobre pertencer a mesma, daí eu perguntar aqui.

  Desde já digo que não se voltará a repetir.

  Obrigado a todos.

http://www.astrosurf.com/apaa/regulint.htm
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #6 em: Fevereiro 28, 2008, 05:14:07 pm »
Citação de: "Nacibi"
Desde já digo que não se voltará a repetir.
Eu pessoalmente não vejo mal em falar do assunto da forma como falaste, e não creio que foi com essa intenção que o Valdemar falou nisso... Se a conversa der para o torto por alguma razão, entra o moderador de serviço a moderar ;), mas até lá podem colocar-se questões à vontade! Mas não acho saudável haver assim assuntos que são de discussão proibida no forum..  Pelo menos fora aquelas coisas óbvias de dizer palavras como piiiiiii ou piiiiiii e linguagem dessa, e outras coisas contempladas nas regras do forum :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #7 em: Fevereiro 28, 2008, 05:41:50 pm »
Citação de: "Fil"
Citação de: "Nacibi"
Desde já digo que não se voltará a repetir.
Eu pessoalmente não vejo mal em falar do assunto da forma como falaste, e não creio que foi com essa intenção que o Valdemar falou nisso... Se a conversa der para o torto por alguma razão, entra o moderador de serviço a moderar ;), mas até lá podem colocar-se questões à vontade! Mas não acho saudável haver assim assuntos que são de discussão proibida no forum..  Pelo menos fora aquelas coisas óbvias de dizer palavras como piiiiiii ou piiiiiii e linguagem dessa, e outras coisas contempladas nas regras do forum :-D

Completamente de acordo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #8 em: Fevereiro 28, 2008, 09:26:05 pm »
Olá Nacibi, Emanuel e Moderadores.
Peço desculpa pela forma como entrei em resposta aos posts antes do meu.
Talvez a pergunta do Nacibi não tivesse sido apresentada da melhor maneira, mas é uma pergunta e um Tópico válido. Perguntar qualquer coisa sobre Astronomia não vai contra as Regras, nem me cabia a mim, simples utente do Forum estar a fazer cumprir as mesmas caso se estivesse a fugir a elas, para isso existem os Moderadores, que intervieram muito bem na boa condução do Tópico.
Também não me cabia a mim defender a APAA, pois nem sequer conheço nenhum dos elementos dos Corpos Sociais, nem estou a receber nada por a defender, simplesmente interpretei a intervenção do Emanuel, e se calhar erradamente, como um "deita abaixo" e sai logo na defensiva. Claro que o Emanuel tem toda a razão em expressar a sua opinião ou experiência por que passou com a APAA.
As minhas mais sinceras desculpas aos intervenientes se causei algum mau estar, não era essa a minha intenção, o que mais desejo é que este Forum continue com a mesma qualidade que tem apresentado até hoje, e basta ver os testemunhos dos novos membros que cada dia se inscrevem no mesmo para reconhecer esses adjectivos.

Votos de boas observações.

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #9 em: Fevereiro 29, 2008, 10:20:26 am »
Citação de: "Valdemar"
As minhas mais sinceras desculpas aos intervenientes se causei algum mau estar, não era essa a minha intenção, o que mais desejo é que este Forum continue com a mesma qualidade que tem apresentado até hoje, e basta ver os testemunhos dos novos membros que cada dia se inscrevem no mesmo para reconhecer esses adjectivos.

Por mim, não há qualquer problema, porque sou sempre daquelas pessoas que "a conversar é que a gente se entende". Também acho que não precisa de pedir desculpa, todos os pontos de vista são válidos. Há é sempre uns que aceitam, outros que não. Mas para isso é que aqui estamos todos, para discutir, conversar, partilhar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #10 em: Fevereiro 29, 2008, 12:00:56 pm »
Caros amigos
Vou tentar esclarecer e responder às diversas questões anteriormente colocadas.

1. As particularidades da APAA, o seu funcionamento, as suas actividades associativas, a sua revista e os mais de CINQUENTA artigos (informativos e formativos) para consulta são gratuitamente acessíveis no site da APAA, em http://www.astrosurf.com/apaa.
A APAA existe há 32 anos.

2. Não é objectivo da revista (da APAA) fornecer efemérides. Por isso, a questão da data não se coloca. Nem sequer há uma rubrica de efemérides na nossa revista, a "Astronomia de Amadores", pois isso não é nosso objectivo. Efemérides podem obter-se no site do Observatório Astronómico de Lisboa, em http://www.oal.ul.pt.

3. Muitas vezes as pessoas esquecem-se de que a APAA e as outras organizações congéneres são associações de amadores. Isto é, estas associações não têm funcionários a trabalhar lá em horário completo, com a missão da fazerem 8 h/dia (não há verbas para pagar tal serviço). Estas associações vivem da boa vontade e esforço dos sócios. A dinâmica de uma associação é a soma das dinâmicas dos seus sócios. O recém-chegado muitas vezes espera o impossível: "andar de barco sem remar também". Não faz sentido uma pessoa inscrever-se numa associação de astronomia amadora, pagar a quota e depois ficar passivamente (sentado, digamos) à espera de "ser servido" com um vasto leque de actividades, programas, inciativas, como se fossem os que lá estão a terem de tudo fazer. Isso seria esperar dos outros a obrigação de fazerem tudo para ele. Na verdade, cada sócio pode e deve contribuir com a sua acção e iniciativa pessoal para a dinâmica global da associação. É da soma de todos esses contributos que se faz a dinâmica de uma associação de astronomia amadora.

4. Aproveito para lembrar a todos os interessados, sócios e não sócios da APAA, que a nossa Associação fará o seu sétimo encontro , o EAA-7 (7.ºEncontro de Astónomos Amadores) no próximo dia 19 de Abril, um Sábado, das 9:30 às 19:00, nas instalações do Colégio MIlitar, em Lisboa.
A entrada é grátis para todos,mas convém que se inscrevam (para se poder dimensionar as infraestruturas para o número previsto de pessoas). Podem ligar para o telefone 21 386 37 02 para se inscreverem (e digam se é com almoço ou não; almoço cerca de 10,00 Euros/pessoa).
Para quem não souber, o Colégio Militar situa-se no Largo da Luz, perto do Colombo e do estádio do Benfica. As entradas no EAA-7 são grátis, ou seja, grátis para os sócios e grátis TAMBÉM para os não sócios. O almoço é pago, claro, para quem quiser almoçar lá.

Espero ter esclarecido completamente as diversas questões colocadas.
Abraço
Guilherme de Almeida


INFORMAÇÃO: Sobre este encontro e o seu PROGRAMA podem ler o seguinte:

7.º Encontro de Astrónomos Amadores, em Lisboa, em 19 de Abril de 2008

Já está marcado o 7.º EAA, que será em Lisboa (nas instalações do Colégio Militar (abreviadamente designado CM). Aqui vão as informações necessárias para todos.

Página WEB informativa: http://astrosurf.com/re/7eaa.html. Esta página irá sendo actualizada com mais informação, à medida que o tempo for avançando.

OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES
A APAA (Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores) organiza o 7.º Encontro de Astrónomos Amadores, que decorrerá nas instalações(anfiteatro) do Colégio Militar, no Largo da Luz, em Lisboa. O evento terá lugar no dia 19 de Abril de 2008 ( Sábado ), a partir das 09:30.
Tragam os vossos amigos (e outros entusiastas de astronomia) sem receio: a lotação do Anfiteatro é de cerca de 370 lugares...

TEMA — Astronomia de Amadores em Portugal.

OBJECTIVOS — Reunir os astrónomos amadores portugueses e promover o intercâmbio de ideias e a troca de experiências acumuladas.

CARACTERIZAÇÃO:
1. O 7.º Encontro de Astrónomos Amadores (EAA-7) será constituído por comunicações
sobre astronomia de amadores seguidas de debate e por "Workshops".
As observações astronómicas nocturnas não fazem parte deste evento. Mas  poderá haver observações do Sol, incluídas nas demostraçoes de equipamentos e filtros que lá se vãorealizar.

2. Serão igualmente realizadas sessões de demonstração de material utilizado pelos astrónomos amadores (e.g. instrumentos de observação, equipamento, software, etc).

3. Há condições adequadas para que, paralelamente às palestras, decorram observações solares, demonstrações de equipamento, etc.

4. Existem amplos espaços exteriores ao anfiteatro (dentro das Instalações do Colégio Militar), adequados para estas actividades.

5. Durante o encontro estarão representadas no local firmas revendedoras de material de observação (telescópios e acessórios).
(...)

TEMAS DAS PALESTRAS
Análise e Síntese de imagens astronómicas — por Filipe Alves
Espectroscopia Astronómica Amadora: a Prática — por José Ribeiro
Observatorio Robótico — por José Canela
Colimação — por Guilherme de Almeida
Imagens CCD de alta resolução — por Paulo Casquinha
Detecção automática de Meteoros: O Metrec — por Rui Gonçalves
Paramount ME — por Pedro Ré
AAGWare — por António Peres Gomes

Almoço:
Existe a possibilidade de almoçar no refeitório do Colégio Militar ,mediante inscrição prévia (pagamento efectuado no local). A inscrição prévia é essencial para se poder prever o número de pessoas a almoçar. O preço estimado para o almoço (por pessoa) é de cerca de 10,00 euros.

Menu do almoço:
Sopa: caldo verde
Prato: bifinhos c/ cogumelos, com batatas fritas e arroz
Bebidas: vinho e sumo (ou água)
Sobremesa: fruta; bolo em fatia
Café, Digestivo

Inscrição Prévia:
Agradece-se a INSCRIÇÃO PRÉVIA para que se possa contratar o serviço de
"catering".
Envie um e-mail (info@apaa.online.pt) com o assunto "EAA almoço"
ou apenas "EAA presença" se não tenciona almoçar. Indique o n.º de pessoas associado à sua inscrição [Exemplo: "João Silva (3 pessoas)],incluindo-se a si próprio nesse número

Estacionamento:
É possível estacionar dentro do recinto do Colégio Militar (cerca de 300 vagas). Ninguém precisa de estacionar na rua. Na maioria dos casos o estacionamento fica muito perto (<60 m) da entrada do próprio anfiteatro. No caso dos revendedores de equipamento, ou dos participantes/palestrantes que precisem de levar e descarregar material grande e pesado, existe a possibilidade temporária de estacionar muito perto (<15 m) da entrada do próprio Anfiteatro.
Não se esqueçam: 19 de Abril de 2008, pelas 9:30 (a 1.ª palestra costuma começar perto das 10:00)

Abraço
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #11 em: Fevereiro 29, 2008, 11:34:38 pm »
Bem, eu peço desculpa por ter afiambrado  :-D  na APAA ! O que se passou comigo não é exemplo e eu sei que é uma associação amadora em que as pessoas fazem o que podem, e já não é pouco!! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #12 em: Março 01, 2008, 08:30:05 pm »
Citação de: "Emanuel"
Bem, eu peço desculpa por ter afiambrado  :-D  na APAA ! O que se passou comigo não é exemplo e eu sei que é uma associação amadora em que as pessoas fazem o que podem, e já não é pouco!! 8)

Caro Emanuel
Muito bem. Então não se esqueça de comparecer no dia 19 de Abril, no 7.º Encontro da APAA. Verá que compensa mesmo e é grátis, também grátis para os não sócios.

Além do programa de palestras já referido, haverá demonstrações e exposição de equipamento e estarão lá as 4 empresas de material com exposição de telescópios e acessórios, dando oportunidade de ver de perto, manusear e até experimentar e comparar telescópios e acessórios. Uma oportunidade rara.

Abraço
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Re: Vantagens de pertencer á APAA?
« Responder #12 em: Março 01, 2008, 08:30:05 pm »