Autor Tópico: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008  (Lida 15673 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #30 em: Agosto 05, 2008, 01:30:25 am »
Citação de: "veludo"
É pena que façam a astrofesta sempre nos mesmos locais, ou em Serpa ou em Constancia, terra natal do Sr. Máximo Ferreira, senão estou enganado, depois pelo meio Serra d´ Ossa e outros locais. Se é para divulgar e para os astronomos amadores conviverem talvez fizesse mais sentido fazer a astrofesta junto aos centros urbanos, as pessoas teriam mais facilidades em comparacer. Claro que a ideia do alentejo é o excelente céu, mas também não podemos ir por aí porque se há nuvens, lá se vai a astrofesta.

À muito tempo que eu venho a dizer que para ser fazer uma divulgação de qualquer tema, astronomia ou outro assunto, é necessário que seja feito em vários lugares diferentes! O Alentejo tem de facto noites muito propícias para a observação nocturna, mas não é só o Alentejo, existem vários lugares no país em que estes eventos podem ser organizados! Um bom exemplo disso é o encontro que foi organizado pelo pessoal aqui do fórum e do nosso saudoso Paulo Santos, na serra da Freita ! O problema é que há pessoas que realmente se interessam pela astronomia,mas também têm vida própria, e por muita vontade que se tenha, não se pode prescindir dos afazeres pessoais em prol de um hobbie! Eu falo por mim mesmo, tenho um emprego por turnos, que inclui feriados e fim-de-semana, por isso não é quando me apetece, infelizmente para mim! Agora, se, de ano para ano, fosse organizado , uma vez no Norte, no ano seguinte no Centro e no depois no Sul, e não por esta ordem ,se calhar os resultados até poderiam ser um pouquinho melhores! Será?? Enfim, não liguem ao que eu digo, estou a penas a desabafar!! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline veludo

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #31 em: Agosto 05, 2008, 09:19:01 am »
Emanuel, concordo inteiramente.
Se calhar em cada ano ser uma capital de distrito a organizar a Astrofesta não seria má ideia.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #31 em: Agosto 05, 2008, 09:19:01 am »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #32 em: Agosto 05, 2008, 09:58:12 am »
Concordo inteiramente convosco, no entanto é necessário é que nessas localidades existam
pessoas / entidades interessadas na organização destes eventos e que conheçam bem o
local, o que nem sempre se verifica  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #33 em: Agosto 05, 2008, 11:22:23 am »
Para o ano que vem, em 2009, vai ser em plena cidade de Lisboa.

Mas em relação a cada capital de distrito fazer a sua, atendendo a que há 18 distritos só em Portugal Continental, eu duvido que haja 18 autarcas em todo o continente com motivação para todos os anos fazer uma coisa destas.. Quanto muito acho que 3 astrofestas chegavam.. Astrofesta do Norte, do Centro e do Sul.. Mas de preferência em 3 semanas distintas.. O que começa a ser um problema, por causa da Lua, e isto vai demorar pelo menos 2 meses só para se terem 3 astrofestas não-coincidentes ao fim-de-semana. Outra alternativa era fazer a do Norte e a do Sul no mesmo fim-de-semana, e logo se fazer a do Centro noutro. Mas convém não esquecer, que o problema logístico da astrofesta, não é só de quem lá vai assistir, mas é também de quem a faz. Quem está a fazer uma palestra no Norte não pode ir fazê-la no Sul ao mesmo tempo. Acho que vamos chegar a um ponto em que descobrimos que não há massa crítica para levar a ideia a cabo. Falta gente para fazer tanta coisa.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #34 em: Agosto 05, 2008, 11:34:16 am »
Bom, e por falar em palestras, uma vez que ainda não se sabe mas nada do programa da Astrofesta 2008, eu vou (em princípio) dar uma palestra sobre uma fotografia que tirei da Umbria terrestre, durante o eclipse lunar de 20/21 de Fevereiro deste ano. "Palestra" até soa mal.. Eu diria antes que vou fazer uma apresentação oral sobre o que está por detrás daquela fotografia..
Acho também, que a dita vai ser algures depois das 20:00 no dia 9.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #35 em: Agosto 05, 2008, 02:17:47 pm »
Soem as cornetas que há mais informação sobre a Astrofesta!
Programa Provisório!
Citar
PROGRAMA (em elaboração)
Sexta-Feira (8.Agosto)
* toda a tarde: chegada e instalação de tendas
*22:00 - Um passeio pelo céu; histórias de estrelas e constelações
            (Máximo Ferreira – MCUL)  
             - Observações do céu com binóculos e telescópios

Sábado (9.Agosto)
*16:00 - Observações do Sol com telescópios equipados com filtros
               especiais.
*18:30 – Abertura oficial da ASTROFESTA 2008
*19:00 – 2009-Ano Internacional da Astronomia
            (João Fernandes – OAUC/Presidente da Comissão
                             Organizadora do Programa Nacional do AIA)
*19:40 – O Observatório de Gualtar
            (João Paulo Vieira – ORION)
*20:15 – Buracos negros
            (Paulo Crawford – OAL/FCUL)  
*21:00 – A Lua e as marés
            (Natália Botelho)
 
             - Início das observações do céu nocturno

*21:40 – título a definir
            (Orador a definir)  
*22:20 - Um passeio pelo céu; histórias de estrelas e constelações
            (Máximo Ferreira – MCUL)  
*23:00 – O céu coberto de poesia
            (Ana Maria Dias – CCV de Constância)  
*23:40 – Um Universo à maneira
            (José Matos - FISUA)  

Domingo (10.Agosto)
*00:30 – título a anunciar
            (Orador a anunciar)

*00:00 às 06:00 - Observações do céu com binóculos e telescópios
*10:00 - Passeio pedestre na região de Vila Nova de S. Bento
*13:00 – Encerramento da ASTROFESTA 2008
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #36 em: Agosto 05, 2008, 03:20:16 pm »
Citação de: "Fil"
Soem as cornetas que há mais informação sobre a Astrofesta!

Honk! Honk!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline veludo

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #37 em: Agosto 05, 2008, 03:46:22 pm »
O que eu queria dizer em relação às capitais de distrito era de que em cada ano caberia a uma capital a organização da Astrofesta. Levaria 18 anos a correr o país todo :)) Naturalmente que concordo que só uma meia duzia de câmaras se interessariam pelo projecto; ou seja a Astrofesta vai continuar a ser realizada ou em Serpa ou em Constância, e pelo meio outro local para desenjoar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #38 em: Agosto 05, 2008, 04:34:46 pm »
A Astrofesta 2005 em Melgaço foi mto boa.

E ha instalaçoes electricas para montar pc's, etc? Campismo com cndiçoes?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #39 em: Agosto 05, 2008, 04:38:06 pm »
Eu vou só ver a palestra do Fil e do João Vieira e depois vou para o local mais escuro que arranjar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #40 em: Agosto 05, 2008, 04:51:44 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Eu vou só ver a palestra do Fil e do João Vieira e depois vou para o local mais escuro que arranjar


Olá Miguel,

não está mal pensado, e não querendo fugir ao espirito de grupo que acaba por nos envolver neste tipo de situações, penso que é uma boa opção para poder usufruir de tão bom céu num sitio o mais escuro possivel.

Lembro me que fui há uns anos atrás á Astrofesta em Esposende, e a mesma realizou-se numa escola secundária local bem no centro da cidade ou vila. Realmente dormimos num pavilhão desportivo onde até tinhamos condições. Contudo, o céu era para esquecer :-) !

Portanto, apesar de contraditório, não sei até que ponto a ideia da Astrofesta em cada distrito ou conselho será uma boa ideia do ponto de vista de observação.

Abraço,

Marco Santos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #41 em: Agosto 05, 2008, 08:10:09 pm »
Engraçado, não vejo o Mr. Fil no programa... e já agora, aquelas "intervenções" após as 21h de Sábado... como é? Ou observas o ceú ou ouves os oradores? Ou observas o ceú e ouves-o porque eles "andem por aí" misturados com o pessoal e os telescópios a espalhar a sua "doutrina"?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #42 em: Agosto 05, 2008, 09:02:33 pm »
Há ali um "orador a definir", que eu estou com esperança que seja eu :) Isto é um programa provisório.. Além disso foi uma resposta que foi obtida da loja de ciência directamente, sem ser vinda do prof. Máximo Ferreira. É possível que esteja ainda desactualizada..
Fiquei também a saber que o Máximo Ferreira já deve estar in loco, e sem acesso a mail. Amanhã tento saber mais sobre a minha condição de orador..

Mas por acaso também achei "curiosa" a abordagem de manter dois assuntos em paralelo: observações do céu e apresentações..  Hmm, não sei o que pense, não conheço as condições do local.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #43 em: Agosto 05, 2008, 09:29:09 pm »
Olá,

não quero desmotivar ninguém nem criar confusões mas ao ver o programa deste ano fico com a ideia que é muito fraco, pouca emoção, pouca alegria, etc... Senão vejamos: não existe divulgação, praticamente não existem informações oficiais, o que se sabe é por carolice! Estamos a 2/3 dias e existem tantas dúvidas sobre tudo.

Esta ia ser a minha 4ª Astrofesta consecutiva. Eu moro a 500km do local e e se podesse não ia!

Parece que se realiza a Astrofesta por obrigação ou para provar algo a alguém... Compreendo que existam dificuldades de organização como disponibilidade dos organizadores, locais, etc, mas parece-me que a questão é outra, bem mais complexa e grave.

Se calhar até vai ser um sucesso pois as expectativas são tão baixas que algo que corra bem será um "feito astronómico"!

Fico a aguardar relatos e espero, com sinceridade, que corra tudo bem!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #44 em: Agosto 07, 2008, 12:08:27 pm »
Bem caros amigos do céu, só hoje é que vi este post, e para dizer a verdade até gostaria de ir para gozar do céu alentejano, mas o meu amigo Fil, diz que já não dá boleia  :lol: , e mais, acabei de chegar da costa Vicentina, onde estive dois dias, a gozar de um céu deslumbrante, acho que nunca tinha visto tanta estrela com o meu telescópio R200SS, infelizmente no segundo dia fui à praia e apanhei uma insolação, o resultou numa indesposição que não me permitiu disfrutar da segunda noite, de qualquer forma montei o telescópio para que os meus amigos e respectivas crianças pudessem disfrutar. Fiquei frustadíssimo como podem imaginar, primeiro porque a Lua só lá estava ao fim da tarde podendo disfrutar de uma longa noite de observações,
e depois porque tinha estado a preparar-me para fazer as minhas primeiras astrofotografias e logo tinha de ficar indesposto  :(|  :(|  :(| .

Fil fartei-me de me lembrar de ti porque tive de colimar o telescópio, e fiquei a magicar que um dia poderíamos organizar uma semanita de férias bem programada com mais alguns artistas do céu e alugarmos uma casita só para disfrutar daquela maravilha, primeiro porque não há palestras, não que eu tenha nada contra as palestras, mas essas posso frequentar durante o resto do ano e nesta altura eu quero é disfrutar dele e aprender alguma coisa entre amigos. A vantagem daquele local é que temos praia e campo, permitindo assim a quem deseje levar a família que garantidamente não se irá arrepender.
Por exemplo a casa que eu e os meus amigos alugamos este ano é num monte mais afastado da costa e das estradas, tem 3 quartos e casa está muito bem equipada, só não há é rede, ou seja internet nem com cangurus, e telemóveis tem de se procurar o local melhor conforme a rede.

A segunda coisa que me causa alguma espécie é o fim de semana escolhido para a astrofesta, o ideal teria sido o passado de 1 a 3, pois estávamos na Lua Nova, agora a Lua permanece no céu muito mais tempo, talvez por isso tenham incluído palestras até mais tarde.
Só não vou poder ir porque acabei por deixar o meu telescópio lá em baixo, porque vou voltar no dia 15, já tou arrependido! não muito mas enfim...

Miguel Lopes estive a ver o calendário da Lua e temos Lua Nova a 30 de Agosto, bora aí organizar uma expedição a Serra da Freita, temos todos os motivos e mais alguns para o fazer, como dissete e bem resulta sempre bem, à que ter em conta o boletim metereológico.

Boa viagem a todos e espero que disfrutem.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #44 em: Agosto 07, 2008, 12:08:27 pm »